Bem-vindos a 2021,

Em 2020 todos fomos desafiados a aprender de maneira diferente. A suspensão das aulas presenciais fez o uso das tecnologias parte fundamental do processo de aprendizagem, enquanto as famílias se tornaram a ponte entre as propostas da escola e a construção de conhecimento dos alunos.

Esse tempo, tão diferente para cada aluno, possibilitou novas descobertas, habilidades e formas de aprender, mostrando também o impacto positivo do trabalho dos professores em conjunto com as famílias.

Diante da continuidade do período de pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, através da “Educação na Rede”, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental/Integral.
Convidamos os pais e toda a comunidade escolar para contribuir com o espaço ao fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que a participação das famílias é fundamental para que nossos alunos façam novas descobertas, aprendam e fortaleçam relações.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

E.M.E.F Prof Lilian Cristiane M. de Araújo












Vamos conhecer e ou matar a saudade da nossa escola. Convido a vocês assistirem o vídeo abaixo:






SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS.
PARA FACILITAR A VISUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. 
BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO DO ANO EM QUE SEU FILHO(A) ESTUDA.






























SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS
TODAS AS ATIVIDADES IMPRESSAS DESTA QUINZENA, ESTÃO DISPONÍVEIS NA ESCOLA 

















   







SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS 
A PARTIR DA SEMANA DO DIA 15/06 AS ATIVIDADES DE ARTES SERÃO DISPONIBILIZADAS ATRAVÉS DO LINK ABAIXO. 









SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS 
A PARTIR DA SEMANA DO DIA 15/06 AS ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA SERÃO DISPONIBILIZADAS ATRAVÉS DO LINK ABAIXO





ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO






ATIVIDADES DA SEMANA DE 20 A 22 DE MAIO








ATIVIDADES DA SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO








ATIVIDADES DA SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO








                                                           












 AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS EM CORES DIFERENTES FACILITANDO A VISUALIZAÇÃO, CONFORME ABAIXO:



       ROSA – JARDIM II
  AZUL – 1ª ANO
 VERDE – 2º ANO
 AMARELO – 3º ANO
 LARANJA – 4º ANO
 ROXO – 5º ANO




SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
JARDIM II


HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
NOME:________________________________
LER O ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
LER OS NUMERAIS
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10


ATIVIDADE 1

·                       CANTAR A  MÚSICA DOS INDIOZINHOS

UM,DOIS,TRÊS , INDIOZINHOS
QUATRO,CINCO,SEIS INDIOZINHOS
SETE, OITO , NOVE , INDIOZINHOS
DEZ , NUM PEQUENO BOTE...

·                       FAZER SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DE 1 A 10  EM FOLHA A PARTE OU CADERNO.


ATIVIDADE 2

·                       CANTAR A  MÚSICA   O TREM :

PIUÍ,PIUÍ,PIUÍ,
COLOCA A MÃO NO MEU OMBRO,
PIUÍ,PIUÍ,PIUÍ,
NÃO DEIXA O TREM DESCARRILHAR,

EU SOU A MAQUINISTA E
VOCÊS SÃO OS VAGÕES
E OS PASSAGEIROS
SÃO OS NOSSOS CORAÇÕES.


·                       VAMOS CONFECCIONAR OS VAGÕES DO TREM COM CAIXINHAS DE PAPEL RECICLÁVEIS (PODE SER DE GELATINA, SABONETE, PASTA DE DENTES);
·                       PODEM SER PINTADAS
·                       RECEITA DE TINTA CASEIRA:
-PÓ DE GELATINA
-ÁGUA
COLOQUE UMA QUANTIDADE PEQUENA DE ÁGUA E VÁ ACRESCENTANDO PÓ DE GELATINA ATÉ OBTER UMA CONSISTÊNCIA DE TINTA E PRONTO PODE USAR!



ATIVIDADE 3

·                       CANTAR A MÚSICA DAS VOGAIS;

LETRA DA MÚSICA” AS VOGAIS”

A,A,A, FAZ DONA ARANHA,
ELA SOBE E DESCE ,
MAS NÃO CAI.

E,E,E,FAZ O ESQUILO
ELE SOBE E DESCE
PELO CAMINHO.

I,I,I, FAZ O INDIO
ELE SOBE E DESCE
PELO RIOZINHO.

O,O,O,FAZ OVELHA
ELA É PELUDA
E BRANQUINHA.

U,U,U,FAZ O URSO
É PELUDO
E BEM FOFINHO.

·                       ESCREVER NO CADERNO AS VOGAIS E DESENHAR OS PERSONAGENS DA MÚSICA.


ATIVIDADE 4

BRINCANDO COM O NOME/ O QUE QUERO SER QUANDO CRESCER

·                        COM AJUDA DO RESPONSÁVEL ESCREVER A PRIMEIRA LETRA DO NOME DO ALUNO COM LETRA DE FORMA NO TAMANHO DE UMA FOLHA DE CADERNO;
·                        EM SEGUIDA UTILIZAR ALGUM MATERIAL QUE VOCÊS TENHAM EM CASA COMO FÓSFORO, LÃ, BARBANTE, CANUDOS, GRAVETOS DE ARVORES E COLAR SOBRE A LETRA CONTORNANDO-A.

·                        RECEITA DE COLA CASEIRA:

*1 XÍCARA DE ÁGUA
*MEIA XÍCARA DE TRIGO
*MISTURAR E LEVAR AO FOGO PARA DAR CONSISTÊNCIA UTILIZAR APÓS ESFRIAR.


·                        DESENHAR A PROFISSÃO QUE DESEJA SER QUANDO CRESCER.

LEMBRAMOS QUE DIA 1º DE MAIO É COMEMORADO O DIA DO TRABALHO E MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES QUE ESTAMOS PASSANDO EM NOSSO PAÍS, NÃO PODEMOS DEIXAR DE SONHAR!!!







SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
1ºANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
HOJE É ______________________________________
PROFESSORA:_________________________________
NOME COMPLETO:_______________________________


PORTUGUÊS

CANTE COM SEU FILHO(A):
FUI AO MERCADO


FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR UM ESPELHO
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU JOELHO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR MAMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR UM GIZ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU NARIZ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

                                       *O Corpo, de Michele Longour, Editora Salamandra.

    1)  COPIE NO CADERNO AS PALAVRAS DA CANTIGA QUE POSSUI A LETRA H.

    2)  COPIE NO CADERNO AS PALAVRAS QUE ESTÃO NAS NUVENS E CIRCULE A LETRA H.
                                     

Fonte: Componente Curricular: TRINCONI, Ana, BERTINI, Terinha, MARCHEZI. Língua Portuguesa. Editora Ática.              

LEIA A PARLENDA COM SEU FILHO(A)

JACARÉ                             
JACARÉ FOI AO MERCADO
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR

A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
JACARÉ CHOROU, CHOROU
O DINHEIRO QUE GASTOU.


    1)  COPIE NO CADERNO A PALAVRA QUE APARECE NO TEXTO COM A LETRA J.
    2)  DEPOIS ESCREVA A QUANTIDADE DE LETRAS QUE POSSUI A PALAVRA QUE VOCÊ ENCONTROU.
ESCREVA AS PALAVRAS NO CADERNO E CIRCULE A LETRA J




 



















MATEMÁTICA

1-ESCREVA O NOME DE CADA UM DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS (CILINDRO, CUBO, CONE, ESFERA PARALELEPÍPEDO)

        
      



             
    1-  QUAIS FIGURAS ACIMA ROLAM?

    2-  ESCREVA QUAIS OBJETOS VOCÊ ENCONTRA NA SUA CASA COM AS SEGUINTES FORMAS GEOMÉTRICAS?

A) PARALELEPÍPEDO:

B) CUBO:

C) ESFERA:


REALIZE A ATIVIDADE EM SEU CADERNO COM CAPRICHO.
ATIVIDADE 1
DESENHE EM SEU CADERNO 2 QUADRADOS, CONTE QUANTAS FIGURAS TEM DENTRO DE CADA QUADRADO PARA DESENHAR.





RESPONDA EM SEU CADERNO.
A - QUAL NOME DA FIGURA GEOMÉTRICA DENTRO DOS QUADRADOS?
B – QUANTAS FIGURAS TEM NO QUADRADO A?
C - QUANTAS FIGURAS TEM NO QUADRADO B?
D - QUAL CONJUNTO TEM MAIS FIGURAS?

ATIVIDADE 2
OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA:




1 -QUAL ESTRELA É MAIOR?

2 -QUAL ESTRELA É MENOR?











CIÊNCIAS

OS CINCO SENTIDOS
ESCREVA NO CADERNO OS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO QUE ESTÃO NA TABELA E NA FRENTE DELES SUA FUNÇÃO QUE ESTÁ DESCRITA NAS IMAGENS






BOCA
MÃO
OUVIDO
NARIZ
OLHO


     








Fonte Imagem: https://www.infoescola.com/biologia/sistema sensorial/.Autora:  Michelle Alves da SilvaMestre em Ciências Biológicas (Universidade de Aveiro-SP, 2013)  Graduada em Biologia (Universidade Santa Cecília-SP, 2003)











HISTÓRIA E GEOGRAFIA


FAÇA UM DESENHO EM SEU CADERNO MOSTRANDO O CAMINHO DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA, NÃO SE ESQUEÇA DOS PONTOS DE REFERÊNCIAS COMO: PADARIA, IGREJA, CAMPO DE FUTEBOL, LOJAS, ÁRVORES, PLACAS DE TRÂNSITO, AS COISAS QUE VOCÊ OBSERVA NAS RUAS.
FAÇA NO CADERNO UM ACRÓSTICO COM A PALAVRA MORADIA.


M

O

R

A

D

I

A













SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
2º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
NOME COMPLETO:_______________________________


PORTUGUÊS

OLÁ QUERIDO ALUNO!

HOJE VAMOS APRENDER QUE OS NOMES PODEM SER MASCULINOS OU FEMININOS. VEJA O EXEMPLO ABAIXO:


MASCULINO
FEMININO

O    GATO

O     MENINO

O    LEÃO

A    GATA

A    MENINA

A     LEOA


  CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA SOBRE O QUE VOCÊ CONSEGUIU OBSERVAR.

  OBSERVE QUE ANTES DOS NOMES QUE SÃO MASCULINOS COLOCAMOS A LETRA “O”.
            
            O    MENINO



  AGORA OBSERVE QUE ANTES DOS NOMES QUE SÃO FEMININOS COLOCAMOS A LETRA “A”.


                                          A    MENINA 


·                       SEGUINDO OS EXEMPLOS ACIMA EM SEU CADERNO FAÇA UMA TABELA SEPARANDO AS PALAVRAS ABAIXO EM MASCULINO OU FEMININO.

   O  BOI                         O   VELHO                    O  HOMEM

   A  VELHA                     A  IRMà                        A  MÃE
 
   A  PROFESSORA        A  MACACA                  O  IRMÃO

   O CAVALO                   O  AMIGO                     A  VACA
  
   A  CHUVA                     O  MACACO                 O  PAI

   O PROFESSOR           A  MULHER                  A  AMIGA


     MASCULINO                                             FEMININO

























·       LEIA O POEMA “A CASA” DE VINÍCIUS DE MORAES A SEGUIR:
ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA

NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO

NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE

NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI

MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO.



       AGORA EM SEU CADERNO FAÇA UMA LISTA ESCREVENDO O QUE NÃO TINHA NA CASA.


NA CASA NÃO TINHA:







·       MUITO BEM! AGORA EM SEU CADERNO FAÇA UMA FRASE COM CADA PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NA LISTA ACIMA.

·       DEPOIS QUE REALIZAR TODAS AS FRASES AINDA EM SEU CADERNO FAÇA UM DESENHO BEM LEGAL PARA REPRESENTAR O POEMA.


VAMOS BRINCAR COM AS RIMAS? PRIMEIRO VAMOS RELEMBRAR O QUE SÃO RIMAS.
A RIMA ACONTECE QUANDO DUAS OU MAIS PALAVRAS TERMINAM COM O MESMO SOM. POR EXEMPLO:

AMOR RIMA COM CALOR

OBSERVE QUE AS DUAS PALAVRAS TERMINAM COM O MESMO SOM  “OR”,   POR ISSO ESSAS DUAS PALAVRAS RIMAM.
OUTRAS PALAVRAS QUE RIMAM COM AMOR:

FLOR
VALOR
BABADOR
BEIJA-FLOR

    PARA SE DIVERTIR E APRENDER MAIS ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE : VAMOS RIMAR? APRENDA A RIMAR DE FORMA DIVERTIDA E MUSICAL.


·       AGORA É A SUA VEZ! COPIE AS FRASES A SEGUIR E PREENCHA COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO QUE RIMAM COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO SUBLINHADAS.

EU VI UM JACARÉ
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER O MEU___________?

EU VI, EU VI, EU VI UM COELHO
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER O MEU ___________?

EU VI, EU VI, EU VI UM LEÃO
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER A MINHA ___________?

EU VI, EU VI, EU VI UMA FORMIGA
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER A MINHA ___________?

EU VI, EU VI, EU VI UM PERNILONGO
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER O MEU ___________?

EU VI UMA ABELHA
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER A MINHA ___________?


OMBRO          JOELHO            PÉ             MÃO
ORELHA        BARRIGA



MATEMÁTICA

    ·       SITUAÇÃO PROBLEMA: ESCREVA NO CADERNO OS PROBLEMAS E RESOLVA-OS (VOCÊ PODE USAR CONTINHAS, DESENHOS OU CÁCULO MENTAL)

a)  MIGUEL TEM 24 LÁPIS, MAS ELE ESQUECEU 5 NA ESCOLA. COM QUANTOS LÁPIS O MIGUEL FICOU?

b)  ELISA FEZ 37 BRIGADEIROS MAS SEU IRMÃO COMEU 12. QUANTOS BRIGADEIROS SOBRARAM?

c)  NICOLAS TEM 28 LIÇÕES PARA FAZER. ELE JÁ FEZ  15. QUANTAS LIÇÕES FALTAM PARA O NICOLAS ACABAR AS LIÇÕES?

d)  4 CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO DE CARRINHOS. SE CADA UM TEM 1 DEZENAS DE CARRINHOS, QUANTOS CARRINHOS HÁ AO TODO NA BRINCADEIRA?


  ·       NO CADERNO, DESCUBRA O NÚMERO CONFORME O EXEMPLO:

3 DEZENAS E 5 UNIDADES :  35

    a)  5 DEZENAS E 3 UNIDADES: ______________
    b)  7 DEZENAS E 4 UNIDADES: ______________
    c)  2 DEZENAS E 9 UNIDADES: ______________
    d)  6 DEZENAS E 0 UNIDADES: ______________
    e)  5 DEZENAS E 5 UNIDADES: ______________
    f)    1 DEZENAS E 8 UNIDADES: ______________


CIÊNCIAS

OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. SERES NÃO VIVOS SÃO AQUELES QUE NÃO POSSUEM VIDA.
OBSERVE O SEU QUINTAL OU UM ESPAÇO PRÓXIMO A SUA CASA E FAÇA UMA LISTA NO CADERNO DE SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS EXISTENTES NESTE LOCAL.
SERES VIVOS:________________________________________
SERES NÃO VIVOS:___________________________________



HISTÓRIA

ESCREVA EM SEU CADERNO UMA SITUAÇÃO DO DIA A DIA QUE PODE SER REALIZADA EM MINUTOS, OUTRA SITUAÇÃO QUE ACONTECE EM HORAS E OUTRA QUE ACONTECE EM ANOS.





GEOGRAFIA

AS PESSOAS SE DESLOCAM TODOS OS DIAS.
QUANDO A DISTÂNCIA É CURTA, AS PESSOAS GERALMENTE SE DESLOCAM A PÉ, NOS TRAJETOS MAIS LONGOS, ELAS PODEM UTILIZAR VÁRIOS MEIOS DE TRANSPORTE.
OS MEIOS DE TRANSPORTE LEVAM PESSOAS E MERCADORIAS DE UM LUGAR AO OUTRO.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais Geografia (pg. 56) Editora responsável Lina Youssef Jomaa1 edição são Paulo 2017

FAÇA UMA LISTA NO CADERNO DOS MEIOS DE TRANSPORTE QUE CIRCULAM PELO LUGAR QUE VOCÊ VIVE:







27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
3º ANO



E.M.E.F. PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
NOME COMPLETO:_______________________________


PORTUGUÊS

Leia o texto, copie e responda as questões no caderno:
A pomba e a formiga
    Forçada pela sede, uma formiga desceu até um riacho; arrastada pela corrente ela se viu a ponto de morrer afogada. 
    Uma pomba que se encontrava em um galho de uma árvore viu a urgência: pegou um raminho da árvore, aproximou-se da correnteza e alcançou a formiga que subiu no ramo e se salvou.
    A formiga, muito agradecida, assegurou à sua nova amiga que se acontecesse alguma situação ela devolveria o favor, ainda que sendo tão pequena. A pomba não conseguia imaginar como a formiga poderia ser útil a ela. 
    Pouco tempo depois, um caçador de pássaros avistou a pomba e mirando-a com um rifle a ponto de matá-la, aguardava o momento certo. Vendo o perigo em que se encontrava a pomba, a formiga rapidamente entrou na bota do caçador e picou o seu tornozelo, fazendo-o soltar a sua arma. 
    O rápido instante foi aproveitado pela pomba para levantar voo, e assim a formiga pôde devolver o favor à sua amiga.

Moral da história: Sempre alguém pode ajudar ao outro, mesmo que haja uma diferença enorme de tamanho. Não se pode menosprezar a ajuda, por pequena que possa parecer.

Teresa Guerra

Questões

1) Qual o título do texto?

2) Quem são as personagens da história?

3) O que a formiga foi fazer no riacho?

4) O que aconteceu com a formiga quando ela chegou ao riacho?

 5) Quem salvou a formiga?

6) Como se sentiu a formiga depois que foi salva?

7) Que promessa à formiga fez a pomba?

8) Por que a pomba não conseguia imaginar como a formiga poderia ser útil a ela?

9) A formiga cumpriu sua promessa? Como?

10) Que tipo de texto é este?
 ,

Copie e faça as atividades em seu caderno.
Ortografia M/N
01.Leia as palavras do quadro e circule as letras que vêm depois da letra M.
Campo      tempo       bomba       Humberto       tampa       bumbo
 
02. Observe as palavras do banco de palavras acima e formule uma regra para o uso da letra M nessas palavras.
____________________________________________________

03.   Usar M ou N?
·         Corrija as palavras acrescentando M ou N.
a.    setebro: ________________­ f. bado: __________________                
b.    xapu:__________________  g. lipo:___________________
c.    baco:__________________  h. mudo:__________________
d.    epada. ________________   i. teporal:_________________
e.    mereda: _______________   j. cabalhota:_______________

04. Advinhas
·         Leia com atenção as dicas com atenção e descubra a palavra que se refere cada alternativa.
Atenção: Toda a resposta tem M antes de P e B ou N no final da sílaba. Ex: bombom, campo, banco.
a.  Cicatriz na barriga por onde passou o cordão que liga a mãe ao bebê? __________________________
b.  Fogo que se alastra causando grande prejuízo? _____________
c.   Que não é par? _________________________
d.  Mamífero grande e com tromba? __________
e.  Passa na água e não se molha? ___________________
f.    Caderno de anotações, compromissos e telefones? ____________

     5. Reescreva as frases passando para a letra cursiva (letra de mão).
        a. Os bombons são recheados. ____________________________
        b. As crianças gostam de brincar, __________________________
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha; MARCHEZ, Vera; Ápis Língua Portuguesa, 3.º  ano: ensino fundamental, anos iniciais p. 64 e 65. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017.
   Leia o texto explicativo, copie e responda as questões no caderno:
                    
Classificação das palavras pelo número de sílabas
Monossílaba
Dissílaba
Trissílaba
Polissílaba

 





As palavras têm número de sílabas diferentes, de acordo com o número de sílabas, recebem uma classificação:
Monossílabas- palavras com apenas uma sílaba, por exemplo:
Dissílabas – palavras com duas sílabas, por exemplo: SO/ PRO
Trissílabas- palavras com três sílabas, exemplo: CA /DER/ NO
Polissílabas- palavras com mais de 4 sílabas, exemplo: A/ PAR/ TA/ MEN/ TO
                                        Atividades
   1-  Em seu caderno, copie as palavras abaixo e separe-as e classifique-as de acordo com o número de sílabas:
Exemplo: vaso = va / so   -   DISSÍLABA
    A)  Televisão -
    B)  Dançar-
    C)  Joelho-
    D)  Cama-
    E)  Juízo -
    F)   Banco-
    G)  SOL-
    H)  EU-
    I)    Brinquedo-
    J)   Amigos-
    K)  Tapete-
    L)   Bicicleta-
    M)Armário-
   N)  Geladeira-                                                   



MATEMÁTICA

Leia os textos, copie e responda as questões no caderno:
O metro é uma unidade de medida de comprimento. Com ele podemos medir o comprimento dos objetos, largura, espessura e altura das pessoas também.
Veja abaixo alguns objetos usados para medir:
  




< http://www.portaldoprofessor.com/comprimento.htm>

 1-Observe os instrumentos de medir a cima, leia as frases abaixo e complete o espaço em branco.

    A)  A costureira usa a ____________para medir o tecido.
    B) O pedreiro mede a parede com a___________.
    C) A ___________tem 30 centímetros.

Quilôgrama (Kg), ou simplesmente quilo, é uma unidade padronizada de medida que usamos para indicar medidas de massa, peso. A balança é o instrumento mais usado para descobrir uma medida de massa.
Quando vamos ao mercado é possível encontrar vários produtos que pesam 1 kg.

2- Pense e escreva em seu caderno, 6 produtos que compramos por kg.
Referência  bibliográfica: livro Ápis matemática 3º ano,(página 180) –
Organizadora Editora Ática – Editor responsável: Guilherme Luiz 3ª edição-São Paulo, 2017
 Portal do professor, unidade de medidas. Disponível em:
< http://www.portaldoprofessor.com/comprimento.htm>/ acessado em 23/4/2020

Leia o texto explicativo:
NÚMEROS PARES E NÚMEROS ÍMPARES
QUANDO FORMAMOS GRUPOS DE 2 E NO FINAL NÃO SOBRA NENHUM ELEMENTO, TRATA-SE DE UM NÚMERO PAR. JÁ QUANDO FORMAMOS GRUPOS DE 2 E SOBRA 1 ESSE GRUPO DE ELEMENTOS É ÍMPAR.
Exemplo: 6- ** ** ** formou 3 grupos de 2; então o número 6 é par
                5- ** ** * formou 2 grupos de 2 e sobrou 1; então o número 5 é impar
1)  Faça os numerais de 100 a 200 em seu caderno:
2)  Escreva somente os algarismos pares:
3)  Pinte de amarelo os algarismos ímpares:


Leia o texto explicativo:
ANTECESSOR E SUCESSOR
O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É O QUE VEM IMEDIATAMENTE ANTES DELE, E O SUCESSOR É O NUMERAL QUE VEM APÓS.
Faça no caderno:
COMPLETE COM O SUCESSOR E O ANTECESSOR DE CADA ALGARISMO:
____101____

____
121
____
____
189
____
____
100
____
____119____

____
169
____
____
191
____
____
111
____
____110____

____
102
____
____
198
____
____
163
____
____179____

____
138
____
____
109
____
____
199
____



CIÊNCIAS

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS
         Classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos de acordo com suas características.
         Como já vimos anteriormente, os animais, por exemplo, podem ser classificados em herbívoros, onívoros e carnívoros. Nesse caso a característica escolhida para agrupar os animais é o tipo de alimentação.
         Outra característica que permite classificar os animais em dois grandes grupos é a presença ou ausência de coluna vertebral.
·       Animais vertebrados tem uma coluna vertebral. É o caso dos cachorros, gatos, peixes, tubarões, jacarés, sapos e muitos outros.
·       Animais Invertebrados não tem uma coluna vertebral. É o caso das abelhas, borboletas, centopeias, lulas, caracóis, estrelas-do-mar, entre ouros.
   Atividade
Observe as imagens e as fichas a seguir
·       Classifique os animais abaixo de acordo com sua alimentação (carnívoro, herbívoro ou onívoro) e se é vertebrado ou invertebrado. Responda em seu caderno.             



Cupim: vive dentro do solo ou da madeira; alimenta-se de madeira e não tem coluna vertebral. Mede cerca de 1 centímetro de comprimento.




Tamanduá-bandeira: possui o coro coberto de pelos; alimenta-se de formigas e de cupins. Pode atingir 2 Metros de comprimento.


ANIMAIS INVERTEBRADOS
          Existem muitos animais invertebrados diferentes. A maioria deles é pequena. Eles vivem em praticamente todos os lugares da terra, em ambientes aquáticos e terrestres.
          As formas do corpo dos animais invertebrados também variam bastante.
           A tabela abaixo apresenta exemplos de invertebrados e o grupo a qual pertencem.
Grupos
Exemplos
Poríferos
Esponjas
Cnidários
Anêmonas, hidras e águas-vivas
Platelmintos
Tênias, esquistossomo e planárias
Nematódeos
Lombriga e oxiúros
Moluscos
Polvos, lulas, ostras, lesmas e caracóis
Anelídeos
 Minhoca e sanguessuga
Artrópodes
Aranha, escorpião, mosca, lagosta, camarão e carrapato
Equinodermos
Ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e bolachas-da-praia
Curiosidades
    ·       Os invertebrados correspondem aproximadamente, 95% das espécies de animais existentes na Terra.
    ·       A lula-gigante é considerado o maior invertebrado e pode atingir aproximadamente 18 metros de comprimento.
    ·       Uma formiga carrega em média 50 vezes o seu peso.
    ·       Uma pulga pode saltar cerca de 50 centímetros de altura.
    ·       A minhoca mais comprida que já foi encontrada media 55 metros.
YAMAMOTO, Ana Carolina de Almeida. Buriti mais Ciências, p.22 a 26.  3.º  ano: ensino fundamental, anos iniciais. p.22 a 26    1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
  Atividade
Animais invertebrados podem habitar uma grande variedade de lugares, serem herbívoros ou carnívoros, entre outras características.

Escolha um animal invertebrado e faça uma pesquisa sobre ele.
Copie a ficha abaixo no caderno e faça o que se pede.

Ficha Técnica do Animal


Faça o desenho do invertebrado que você pesquisou.












Nome do Animal

Onde vive

Comprimento

Alimentação

Locomoção

Características do Corpo




HISTÓRIA

O Espaço público
O espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de todos. Como praças, igrejas, hospitais e parques.

O espaço público é um local de encontro e relações entre as pessoas, sendo muito importante para a vida social.
                                                  
                                                                                        
                                                                                                                                       







                                                      



O Espaço Privado   






São espaços pertencentes a pessoas, empresas, instituições. Por exemplo, supermercados, lojas em geral, casas, bancos, lanchonetes e tantas outras.

                                    Atividades

Observe a imagem abaixo e escreva em seu caderno, exemplos de espaços público e espaços privado: 


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bibliografia
Portalhortolandia.com.br, acessado em 24/4/2010
Flickr.com, acessado em 24/4/2020
padariamoderna.com.br, acessado em 24/4/2020
livro buriti mais história 3º ano,(página 11) – Organizadora Editora Moderna – Editora responsável: Lucimara Regina de Souza Vasconcelos. – 1ª,ed. – São Paulo.


GEOGRAFIA

COPIE AS ATIVIDADES E RESPONDA NO CADERNO.
O TRABALHO NO CAMPO.
A AGRICULTURA E A PECUÁRIA SÃO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO RURAL.
 AGRICULTURA É A ATIVIDADE DE CULTIVAR A TERRA, PREPARAR O SOLO, E NO TEMPO CERTO, COLHER O QUE FOI PRODDUZIDO.
PECUÁRIA É A ATIVIDADE DE CRIAÇÃO E REPRODUÇÃO DE ANIMAIS.
RESPONDA:
1) CITE DOIS PRODUTOS PRODUZIDOS NO CAMPO QUE CONSUMIMOS EM NOSSAS CASA:
2) CITE UM ALIMENTO PRODUZIDO NA AGRICULTURA QUE PODE SER CONSUMIDO IN NATURA (DO JEITO QUE VEM DA NATUREZA) E TAMBÉM PODE SER INDUSTRIALIZADO (QUE PASSA POR PROCESSAMENTO NA INDÚSTRIA):
3) NO SEU DIA A DIA, QUE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL SÃO UTILIZADOS?
Fonte: Buriti Mais Geografia 3º ano, páginas46 à 49.Organizadora: Editora Moderna. Editora responsável:Lina Yossef Jomaa. 1º edição, São Paulo 2017





SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
4ºANO


E.M.E.F.  PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.


PORTUGUÊS

Leia o texto a seguir: Carta
        A carta é um texto longo, que serve de comunicação entre as pessoas.
    ·       Carta social/pessoal: escrevemos para amigos ou parentes.
    ·       Carta comercial: é enviada para uma empresa ou pessoa com o qual se tem relações de negócios.
Ao escrevermos uma carta, devemos seguir alguns passos importantes:
    ·       Local e data;
    ·       Saudação;
    ·       Assunto;
    ·       Despedida;
    ·       Assinatura.
Vamos ler uma carta?

Florianópolis, 18 de dezembro de 2015.

Querida Cecília,

Como vai você? Espero que esteja tudo bem com você.
Estou escrevendo essa carta porque aqui não há computadores e nem internet para mandar e-mail. Demorei para me acostumar, mas agora, depois de seis meses, posso dizer que estou gostando de morar longe da cidade. O sítio do vovô é enorme. E os vizinhos são amáveis e vivem com muito pouco. Mesmo assim são felizes e não reclamam da vida.
Levanto bem cedinho e vou ajudar na limpeza do jardim, do galinheiro e do estábulo. Passo o dia todo ajudando o vovô. Sempre há coisas pra fazer.
Durante a noite estou tão cansado que durmo a noite inteira. Não tenho tempo pra pensar bobagens.
Passar uns tempos aqui está fazendo bem pra minha cabeça. Começo até a pensar na possibilidade de não voltar mais.
A vida no campo é ótima. Você precisa conferir.
Espero por você aqui.
Abraços de seu irmão,
 Rogério

Copie e responda as questões no caderno de acordo com a carta lida:
01. Marque a alternativa correta:
     Que tipo de texto é este:
(A) Notícia         (B) Lenda          (C) Carta     (D) Fábula

02. Quem enviou e quem recebeu este texto?

03. De que lugar foi enviado este texto?

04. Que idade você imagina que tem quem escreveu o texto? Justifique.

05. Por que Rogério se comunicou com sua irmã desta forma?

06. Como Rogério descreve o lugar em que está?

07. Agora é a sua vez, escreva uma carta para sua professora e entregue à ela quando retornar as aulas. Não se esqueça de nenhuma parte da carta (Local e data; saudação; assunto; despedida; assinatura) e capriche!


MATEMÁTICA

1)  Na turma do 4º ano foi feita uma pesquisa sobre preferência dos programas de televisão. 8 alunos preferem desenhos, 4 esportes, 2 noticiários e 10 preferem filmes. Leia os dados, em seguida faça a tabela abaixo no caderno preenchendo com a quantidade de votos, depois construa um gráfico de colunas para exemplificar melhor.
PREFERÊNCIA DOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO DO 4ºANO
PROGRAMA DE TELEVISÃO
QUANTIDADE DE VOTO
Desenho             

Esporte

Noticiário

Filmes


Agora copie as questões no caderno e responda:
·       Qual programa de televisão preferido pela turma?
·       Qual programa foi menos votado?
·       Quantos alunos participaram da pesquisa?

2)  Faça em seu caderno:
Construa o calendário de maio de 2020.
Responda as perguntas:

a)  O aniversário da cidade será 19 de maio. Que dia da semana cairá?

b)  Que dia cairá segunda quarta-feira do mês?

c)  Primeiro de maio é feriado nacional em comemoração ao dia do trabalhador. Que dia da semana cairá?

d)  Que dia cairá a última sexta-feira do mês?

e)  Vamos recordar:
·       Uma semana tem quantos dias?
·       O mês tem quantas semanas aproximadamente?
·       Um dia tem quantas horas?


CIÊNCIAS

Os Microrganismos e a saúde
Os microrganismos podem ser benéficos, neutros ou causar doenças. Os microrganismos nocivos à saúde podem entrar em nosso corpo de diversas formas. Conhecer essas formas de transmissão é uma maneira de se prevenir contra as doenças causadas por microrganismos.

Picadas de insetos
Muitas doenças causadas por microrganismos são transmitidas pela picada de insetos. É o caso da dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, que são causadas por vírus. A malária é a doença de Chagas, causadas por protozoários, também são transmitidas por insetos.

Contato com gotículas de saliva
Alguns microrganismos são liberados para o ambiente nas gotículas de saliva lançadas quando as pessoas doentes tossem ou espirram. Quando essas gotículas atingem o nariz, os olhos ou a boca de outra pessoa, ela pode adoecer. Essa é uma forma de transmissão de doenças como gripe, resfriado, Covid 19, sarampo e catapora, que são causadas por vírus.
Outras formas de contágio também são o contato com objetos e utensílios de cozinha de pessoas contaminadas.
Referência bibliográfica: Livro Buriti mais Ciências 1 ano (página 36) - Organizadora: Editora Moderna - Editora responsável:  Ana Carolina de Almeida Yamamoto - 1 edição- São Paulo, 2017

Atividade:
Faça o quadro a seguir em seu caderno e complete com as informações que estão faltando:
Doença
Microrganismo causador
Transmissão
Dengue


Vírus

________________
Malária


_______________
Picada de insetos
Covid 19

Vírus



_________________
Micose


______________
Contato com a pele
Doença de Chagas

Protozoário

_________________
Cólera


_________________
Ingestão de água contaminada



HISTÓRIA

Mudanças no modo de vida dos seres humanos
Além do cultivo de vegetais, houve também a domesticação de animais, com isso aumentou a quantidade de carne, couro e pele. A lã das ovelhas passou a ser utilizada na confecção de vestimentas (roupas).
O desenvolvimento de instrumentos e recursos naturais tornou possível a construção de abrigos mais seguros, feito de pedra, madeira e barros cobertos com folhagens. Com isso as habitações tornaram a vida mais seguras, contra a adversidade da natureza, como neve, chuvas e alguns animais predadores.
A fixação dos grupos e a maior quantidade de alimentos provocaram o crescimento da população, aumentando o número de nascimento e a população passou a viver mais tempo.
Com o aumento de pessoas foi necessário aumentar a quantidade de alimentos. Assim, o controle da produção precisou ser mais eficaz, com isso foi necessário aprimorar, cada vez mais, as técnicas agrícolas para evitar períodos de escassez e fome.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais: história 4º ano: manual do professor/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Lucimara Regina de Souza Vasconcelos. – 1. Ed.- São Paulo: Moderna, 2017. (Pag. 32).


Atividades

1.  Com o cultivo de vegetais e a domesticação dos animais o que aumentou? E por quê?

2.  Com as habitações as pessoas ficaram mais seguras. Por quê? Em sua cidade existem pessoas que não tem habitação? Como você acha que eles se sentem?

3.  Nesse momento de crise, (CORONAVIRUS) muitas pessoas estão passando necessidades. Em sua opinião o que deve ser feito?


Organização social
A mudança da vida nômade para a sedentária demorou milhares de anos para ocorrer.
A fixação dos grupos humanos e a convivência constante trouxeram a necessidade de criar formas de organização social. Nessa transição foram formados os primeiros grupos familiares, ou clãs, milhares de tempos depois criaram as aldeias, vilas e cidades.
Os clãs partilhavam ferramentas de trabalho, terras e os cultos a diferentes divindades. Essas sociedades passaram a se organizar em torno de um líder, geralmente o homem mais velho do grupo, por julgarem mais experiente.
Há arqueólogos que afirmam que alguns grupos eram liderados por mulheres, devido a descobertas de esculturas de mulher, como divindade, (deusa) à fertilidade e o poder atribuídos às mulheres era por causa da gestação.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais: história 4º ano: manual do professor/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Lucimara Regina de Souza Vasconcelos. – 1. Ed.- São Paulo: Moderna, 2017. (Pag. 34).
Atividades

1.  Como você entende que era ser um nômade?

2.  Ainda hoje somos liderados por políticos. Cite alguns deles?

3.  Você conhece ou já ouviu falar de alguma líder feminina? Cite pelo menos uma?



GEOGRAFIA

Escreva no caderno:
O Município é parte do estado:
Cada estado brasileiro também se divide em partes chamadas municípios.
Isso significa que o lugar onde vivemos faz parte de um município.
Em todo município existe uma Prefeitura e uma Câmara dos Vereadores ou Câmara municipal. O prefeito governa o município. Ele trabalha na prefeitura e é auxiliado por vários secretários municipais.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais Geografia (pg. 23) Editora responsável Lina Youssef Jomaa1 edição são Paulo 2017

Pesquise:
Quais são as funções dos vereadores, do governador do estado, dos deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República. Anote suas descobertas no caderno.





27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
5º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.


PORTUGUÊS

ORTOGRAFIA :  M - P / B

LEMBRE-SE: Antes de  PB use M.

1.  Escreva o texto no caderno e complete com M ou N, de acordo com a regra:

Presente!

As pessoas são prese­­___tes!
Algumas chegaram com e__ balagens bonitas,
Anu__ciando um eve___to qualquer.
Outras, em e___balagens comuns,
Sem nada especial.
Existem ai___da aquelas que chegam
Com a e___balagem machucada,
Às quais não damos o menor valor...
Existem aquelas que chegam registradas.
Prese___tes valiosos,
Pois não se perdem no caminho...

Mas a e__balagem não é o prese__te,
E sim o seu co__teúdo.
É com ele que apre___demos e crescemos.
Você, eu e ta__tas pessoas
E__patamos qua__do entendemos
Que somos prese__te umas para as outras.

É se___pre no afrouxar de nós
Que nos dese___brulhamos pouco a pouco.
E aos poucos vamos percebe__do e revela___do
O ime___so prese___te co___tido:
Nós mesmo.  
                                                       Autor desconhecido.


 2. Quais palavras do texto atenderam à regra: "Antes de P e B use M ".

3. Que palavras do texto aparecem com N e não com M? Por quê?

4. Faça uma lista com dez palavras usando P / B ante do M. Não utilizando as palavras do texto.


PRODUÇÃO DE TEXTO

Leia a frase abaixo e reflita sobre o assunto, se possível converse com seus familiares sobre isso:  
Por que quando estamos em isolamento social nos alimentamos com mais frequência? De que maneira isso pode afetar nossa saúde?
Agora produza em seu caderno um texto com este tema.
Não esqueça de usar a pontuação corretamente.

Leia o texto com atenção, copie e resolva as atividades no caderno:

NOMES PRÓPRIOS E NOMES COMUNS.

As letras maiúsculas são usadas para escrever nomes próprios (Nomes de pessoas, Lugares, Cidades, Rios, Firmas etc).
Exemplo: Desirée, Avenida Brasil, São Paulo, Rio Tietê, etc)

As letras minúsculas são usadas para escrever nomes comuns (objetos, animais etc)
Exemplo: caderno, leão, garfo, mesa etc.

Faça uma tabela como a exemplificada a baixo e separe os elementos do quadro a seguir na coluna adequada:




 Ryan - papel - rua-  Cecília - meia - gato - sapato - Felipe - caneta - Fernanda - Luana - casa - queijo - Riachuelo - Belo Horizonte - Bahia - ônibus - Brasil - relógio - Itália - Estados Unidos - carro - estojo - Rio São Francisco - Itaú – celular
 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
NOMES PRÓPRIOS
NOMES COMUNS
Ryan
papel



























MATEMÁTICA
1) Arme e resolva as contas em seu caderno:
a) 9765 + 3986 =
b) 8543 + 4570 =
c) 4367 + 2115 =
d) 9631 + 5565 =
e) 9631 – 4753 =
f) 8421 – 5565 =
g) 7532 – 3986 =
h) 6521 – 2963 =
i) 4329 × 9 =
j) 8732 × 8 =
k) 5321 × 7 =
l) 9633 × 9 =
m) 9792 ÷ 2 =
n) 8652 ÷ 3 =
o) 7644 ÷ 4 =
p) 9639 ÷ 9 =

2) Copie os problemas no caderno e depois resolva cada um deles. Não esqueça de colocar a conta e a resposta.

a) Márcia nasceu no ano de 1975 e Luciano é 6 anos mais velho que ela. Em que ano Luciano nasceu?

b) Maristela vendeu 1875 bombons e ainda ficou com 2245 bombons. Quantos bombons tinha Maristela antes de vender os 1875?

c) Em um jardim há 2136 margaridas, 1089 rosas e 2436 dálias. Quantas flores há nesse jardim?

d) O tanque de água do sítio tem capacidade para 40.000 litros. André gastou 574 litros. Quantos litros ainda ficaram no tanque?

e) Zezé foi ao mercado e gastou R$ 235,00. Deu R$ 300,00 para pagar suas compras. Quanto Zezé recebeu de troco?


CIÊNCIAS

Leia o texto com atenção, copie e resolva as atividades no caderno:
Prevenção de distúrbios alimentares
         Existem vários tipos de distúrbios nutricionais ou alimentares. Na anorexia, por exemplo, a pessoa não consegue se alimentar; já a pessoa com bulimia se alimenta, mas sente culpada e provoca vômitos ou diarreia.
        Outros distúrbios que se tornaram comuns são o sobrepeso e a obesidade. Eles podem ser causados, entre outros fatores, por ingestão de alimentos em excesso, consumo de alimentos ultraprocessados e falta de atividade física.
        Cultivar alguns hábitos como os que seguem abaixo pode ajudar a prevenir os transtornos alimentares:
1.  Comer sempre nos mesmos horários, não pular refeições e dar preferência a lanches saudáveis entre elas.
2.  Reduzir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
3.  Cultivar amigos, conversar com pais e professores, buscar opiniões e conselhos quando estiver angustiado ou em situações difíceis e estressantes.
4.  Aceitar e valorizar as diferenças! Cada um de nós tem um corpo diferente e todos têm sua beleza, temos de respeitá-lo e cuidar dele para mantê-lo saudável.

Referência bibliográfica: livro Buriti Mais Ciências 5º ano,(páginas 106 e 107) – Organizadora Editora Moderna; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto – 1. Ed. – São Paulo, 2017


Responda:

1.  Quais são os distúrbios nutricionais ou alimentares citados no texto?
2.  De acordo com o texto, quais as possíveis causas da obesidade e do sobrepeso?
Escreva palavras e frases que representem os valores e características que acha importantes em você. Quando voltar as aulas realizaremos a socialização.

HISTÓRIA

Leia o texto e faça a atividade no caderno:

Cultura material e imaterial

Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região.
 A cultura material é associada aos elementos concretos de uma sociedade, representando a cultura e história de sua população. Os bens de natureza material podem ser móveis ou imóveis.
Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, que fazem parte de uma cultura, e dizem respeito às práticas e domínios da vida social de determinado grupo. A cultura imaterial é passada de geração a geração.


Atividade:
Faça uma tabela como a exemplificada a baixo e separe os elementos do quadro a seguir na coluna adequada:

Obras de arte      músicas        igrejas       museu       festas      utensílios

Teatro    danças      culinária      rituais      objetos artísticos        escolas


CULTURA MATERIAL
CULTURA IMATERIAL























_________________________________________________

GEOGRAFIA

Pesquisas realizadas afirmam que a desigualdade social ocorre em todo o nosso país e manifesta-se de maneira mais ou menos intensa em cada região, cada unidade federativa, ou, em cada município. Sendo assim, produza um texto no caderno expondo sua opinião:
Todas as pessoas do nosso país possuem boas condições de vida, como: acesso a escola, a saúde, a moradia adequada, a saneamento básico, boa alimentação e atividades de lazer?




ATIVIDADES DE ARTE
27/04/2020 a 01/05/2020



Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
                                                            
ARTE
Unidade Escolar:
Professora:
Especialidade: Artes
Faixa Etária: 1º ao 5º ano
Data: 27/04/2020 a 01/05 /2020

Atividade: Pesquisar lendas indígenas.
A cultura indígena é muito rica, vamos conhecer um pouco dela?
Primeiro assista o vídeo sobre as lendas indígenas:


Pesquise sobre essa lenda que você acabou de conhecer no vídeo acima  pesquise sua origem e curiosidades -  agora através dela faça  um desenho. Explore as cores, as formas, preste a atenção nas casas deles, nas pinturas e na natureza.  


ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
27/04/2020 a 01/05/2020


e fotos

LÍNGUA INGLESA – 1° ANO

SEMANA DE 27/04/2020 À 01/05/2020

Passo 1 – no dia 22 de abril comemora-se o earth day (dia da terra) ao redor do mundo. esse é um dia especial para pensarmos a respeito das nossas atitudes para com o nosso planet (planeta), e o que podemos fazer para torná-lo um lugar ainda melhor para vivermos.

Passo 2 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado e com a ajuda de um adulto, digite essas palavras em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 1º ANO______

TEMA DA AULA: EARTH DAY (DIA DA TERRA)
VOCABULARY:  earth - terrA                nature – nATUREZA                 planet – PLANETA

PASSO 3 –EM SEGUIDA, escreva bem grande numa folha a palavra earth (terrA) e utilizando elementos da nature(nATUREZA) que você tenha em casa - como terra, pedrinhas, pétalas de flores, folhas secas, gravetos, grama, etc - enfeite a palavra colando todos esses elementos sobre ela. Veja na foto abaixo como poderá ficar.


Passo 4 - Sugestão: Em um site de reprodução de vídeos, procure o vídeo “I Love My Planet - The Earth Song for children” – do canal HiDino Kids Songs (eu amo meu planeta – A música da terra para crianças – do canal hidino música para crianças) que fala sobre o earth day (dia da terra). O vídeo está em inglês, tente identificar as palavras que estudamos na aula de hoje e outras que você já tenha ouvido anteriormente.

Indicação de vídeo (música):  I Love My Planet - The Earth Song for children – do canal HiDino Kids Songs (eu amo meu planeta – A música da terra para crianças – do canal hidino música para crianças).

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.!























































LÍNGUA INGLESA – 2° ANO

SEMANA DE 27/04/2020 À 01/05/2020


Passo 1 – Nesta Atividade trabalharemos o Earth day (Dia da terra). O Earth day É um dia em que nós aprendemos diversas maneiras de proteger o nosso meio ambiente. Cuidar do nosso planeta terra É realmente importante! O Earth day É celebrado todo ano no dia 22 de abril.

Passo 2 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 2º ANO______

TEMA DA AULA: Earth Day (Dia da terra)

VOCABULAry: VOCABULÁRIO
 EARTh (Terra)  Day (Dia)   Help (AJUDAR)  Save (Salvar)  Planet (Planeta)
 COM A AJUDA DE UM ADULTO, EM UM SITE DE PESQUISE, DIGITE AS PALAVRAS, OUÇA A PRONÚNCIA DE CADA UMA E REPITA EM SEGUIDA.

PASSO 3 – PEÇA ajuda à alguém da família e procure no quintal ou jardim alguns elementos da natureza tais como: galhos, folhas, gramas, flores, pétalas, pedrinhas e use a sua criatividade para fazer um desenho bem bonito usando todos esses elementos que você encontrou. Nesta atividade você pode utilizar lápis de cor, giz de cera para fazer O desenho e usar os elementos para decorá-lo.

- Indicação de vídeo: REducE, Reuse, recycle Song for kids.
- Indicação de MÚSICA: Earth Day Song for childrens

não esqueça de guardar a sua atividade. No retorno das aulas ela deverá ser entregue ao professor de língua inglesa da sua escola.












































Atividade para todos os alunos da nossa escola:  semana de 13 a 17/04


* Leia o livro "O coelhinho que não era da páscoa" da Ruth Rocha que está disponível no link abaixo. Depois registre em seu caderno através de desenho ou escrita outras profissões que Vivinho poderia escolher.


* Leia o livro "A História da Ostra e da Borboleta: O coronavírus e eu" da Ana M. Gomez que está disponível no link abaixo. Depois registre em seu caderno através de desenho ou escrita como você está se sentindo nesse período de isolamento social.



* Leia o livro "Cadê todo mundo" da Professora Jane Prado que está disponível no link abaixo. Depois faça: um desenho (JDII e 1ºs anos), escreva um bilhete (2ºs anos e 3ºs anos) e carta (4ºs anos e 5ºs anos) à seu(a) professor(a) para entregar quando as aulas voltarem.


* Leia o poema “Caixa Mágica de Surpresa” de Elias José. Depois registre em seu caderno através de desenho ou escrita dos livros que você já leu e gostou.


Caixa Mágica de Surpresa
Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.

Um livro
parece mudo,
Mas nele a gente
descobre tudo.

Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.

Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.

Um livro é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.

É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.


* Leia o livro "Jandê o Curumim Tremembé" de José Marcos de Castro Martins que está disponível no link abaixo. Depois pesquise palavras que usamos em nosso dia-a-dia que tem origem indígena e registre em seu caderno através de desenho ou escrita.





SEMANA 20 A 24 DE ABRIL
JARDIM II


HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
NOME:________________________________
LER O ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
LER OS NUMERAIS
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10


ATIVIDADE 1
- CANTAR A MÚSICA    “BORBOLETINHA”

BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU.

- DESENHAR A BORBOLETA EM FOLHA DE CADERNO QUE TIVER EM CASA E UTILIZAR FOLHAS DAS ARVORES, FLORES SECAS PARA COLAR JUNTO COM A BORBOLETINHA, DE DIFERENTES TEXTURAS E TAMANHOS SIMULANDO SEU LUGAR NA NATUREZA. SE NÃO CONSEGUIR ESSES ITENS PODE DESENHAR.


ATIVIDADE 2
- CONTE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO PARA O ALUNO;
- PEDIR PARA O ALUNO DESENHAR O FINAL DA HISTÓRIA, PODENDO  FAZER UM FINAL DIFERENTE E MUDAR A COR DO CAPUZ DA CHAPEUZINHO.


ATIVIDADE 3
-  CANTAR A MÚSICA :   O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ
PORQUE NÃO QUER!!!
MAS QUE CHULÉ TÁ SAINDO
DO SEU PÉ!!!

- FALAR SOBRE HIGIENE COM O ALUNO;
- PEDIR PARA DESENHAR 4 HÁBITOS DE HIGIENE PARA EVITAR O CORONA VÍRUS.






SEMANA 20 A 24 DE ABRIL
1º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
HOJE É ______________________________________
PROFESSORA:_________________________________
NOME COMPLETO:_______________________________



PORTUGUÊS

1-  COPIE NO CADERNO A ESTROFE ABAIXO:

O G ESTÁ NO GATO,
NA GAIVOTA E NA GIRAFA,
NO GELO E NA GEMADA,
NA GAIOLA E NA GARRAFA.

2-  ESCREVA AS PALAVRAS INICIADAS COM AS SÍLABAS INDICADAS ABAIXO:

GA
GE

GI



_________________        ____________________     __________________       _____________
  
____________________                 _________________              _________________

3-  FORME 10 PALAVRAS COM AS SÍLABAS ABAIXO:


GA
LO
A
O
TI
LA
TO
GE
GI
TA
MA
RA
FA
NA
GO
BA
GU
CO
ME
VE




MATEMÁTICA

COMPARAÇÃO DE NÚMEROS COM A RETA NUMÉRICA.
REALIZAR A ATIVIDADE COM CAPRICHO EM SEU CADERNO.
OBSERVE E DESENHE EM SEU CADERNO A RETA NUMÉRICA ABAIXO.













0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11

RESPONDA EM SEU CADERNO:
ATIVIDADE 1
    1-  DE ACORDO COM A RETA NUMÉRICA, QUAL NÚMERO VEM DEPOIS DO 5?

    2-  CIRCULE NA RETA NUMÉRICA QUE VOCÊ DESENHOU O NÚMERO 8.

    3-  PINTE DE AZUL O NÚMERO QUE ESTÁ À ESQUERDA DO 10?

    4-  PINTE DE VERDE O NÚMERO QUE ESTÁ À DIREITA DO 2.

ATIVIDADE 2
LOCALIZE OS NÚMEROS NA RETA NUMÉRICA, E COMPLETE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO COM MAIOR OU MENOR.

     1-  7 É ______________________DO QUE 2.

     2-  8 É ______________________DO QUE 10.


     3-  1 É ______________________DO QUE 5.

    4-  3 É______________________DO QUE 4.



HISTÓRIA

ATIVIDADE RELACIONADA AO LIVRO DIDÁTICO: BURITI MAIS HISTÓRIA.
REALIZAR ATIVIDADE NO CADERNO.
LEITURA: TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA.


     EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE REPRESENTAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. UMA DELAS É O DESENHO DE UMA ÁRVORE, EM QUE NO TRONCO FICAM AS PESSOAS MAIS VELHAS E NOS GALHOS FICAM OS MAIS NOVOS.
   ÁRVORE GENEALÓGICA É O NOME DADO Á REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA POR MEIO DE DESENHO DE UMA ÁRVORE.
          Referência bibliográfica: Livro Buriti mais História 1 ano (página 47) - Organizadora: Editora Moderna - Editora responsável:  Regina, Lucimara  de Souza Vasconcelos - 1 edição- São Paulo, 2017.


VEJA O DESENHO DA ÁRVORE GENEALÓGICA QUE ANA FEZ DE SUA FAMÍLIA.



FONTE DA FOTO: LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS HISTÓRIA 1ºANO.
 
ATIVIDADE.
MONTE EM SEU CADERNO A ÁRVORE GENEALÓGICA DE SUA FAMÍLIA.
DESENHE UMA ÁRVORE, ESCREVA OS NOMES DOS SEU FAMILIARES, AVÓS PATERNOS, AVÓS MATERNOS, MÃE, PAI, IRMÃOS E O SEU NOME. DEPOIS PINTE A ÁRVORE BEM BONITA.


GEOGRAFIA

ATIVIDADE REFERENTE AO LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS GEOGRAFIA.
LEITURA:

  A CASA É O LUGAR EM QUE CONVIVEMOS COM NOSSA FAMÍLIA E NOSSOS AMIGOS. NELA, NÓS BRINCAMOS, FAZEMOS AS REFEIÇÕES, DORMIMOS E DESCANSAMOS.
  A CASA É UM ABRIGO, POIS NOS PROTEGE DA CHUVA, DO FRIO E DO CALOR.
Referência bibliográfica: Livro Buriti mais Geografia 1° ano ( página 44) - Organizadora: Editora Moderna- Editora responsável: Roussef, Lina Jonas 1° edição- São Paulo, 2017.

ATIVIDADES.
1 - DESENHE EM SEU CADERNO COMO É A SUA MORADIA.

2 - APÓS DESENHAR ESCREVA OS NOMES DOS CÔMODOS.

3 -ESCREVA OS NOMES DE ALGUNS MATERIAIS QUE FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA MORADIA.

4 - UTILIZANDO UMA FOLHA, FAÇA UMA DOBRADURA FORMANDO UMA CASA E PINTE BEM BONITO. SIGA O EXEMPLO:
EXEMPLO DE COMO FAZER DOBRADURA DE CASA.







20 A 24/04
2º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
NOME COMPLETO:______________________________


PORTUGUÊS

OLÁ QUERIDO ALUNO!

         
CASAMENTO      FRIO             SAPO               CURURU

· COPIE EM SEU CADERNO A CANTIGA  ABAIXO  COMPLETANDO OS ESPAÇOS QUE  FALTAM UTILIZANDO AS PALAVRAS  DO  QUADRO   A SEGUIR:
TÍTULO: SAPO CURURU
SAPO ___________________
NA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO CANTA, Ô MANINHA
É PORQUE TEM ________________.

A MULHER DO________________
DEVE ESTAR LÁ DENTRO
FAZENDO RENDINHA, Ô MANINHA
PARA O _________________.

· AGORA EM SEU CADERNO CRIE UMA FRASE PARA CADA PALAVRA A SEGUIR:
SAPO - _______________________________________________
_______________________________________________
RIO - _______________________________________________
_______________________________________________
MULHER - _______________________________________________



MATEMÁTICA

1.          CALENDÁRIO DO MÊS DE ABRIL
PESQUISE O CALENDÁRIO DO MÊS DE ABRIL, REGISTRE-O NO CADERNO RESPONDA:

1)          QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE ABRIL?
2)          QUANTOS DOMINGOS TEM NO MÊS DE ABRIL?
3)          O DIA 25 DE ABRIL EM QUAL DIA DA SEMANA CAIRÁ?

2.          AGRUPAMENTO DE 10 EM 10
COMO JÁ VIMOS, UMA DEZENA É FORMADA POR 10 UNIDADES E É REPRESENTADO DA SEGUINTE FORMA:




O DESAFIO É:

·                   PEGUE UMA PORÇÃO DE FEIJÃO E COLOQUE SOBRE UMA MESA.
·                   CONTE E SEPARE DE 10 EM 10. AS QUE SOBRAREM, DEIXE DO LADO.
·                   AGORA VAMOS REGISTRAR NO CADERNO: CADA CONJUNTO COM 10 SEMENTES DE FEIJÃO, DESENHE 1 BARRINHA (AQUELA QUE CORRESPONDE A UMA DEZENA). AS SOBRAS, DESENHE CUBINHOS.
·                   FEITO ISSO, DESCUBRA QUANTAS SEMENTES VOCÊ PEGOU APENAS CONTANDO O NÚMERO DE DEZENAS E DE UNIDADES.
OBSERVAÇÃO: REPITA ESTA ATIVIDADE 4 VEZES PEGANDO PORÇÕES DIFERENTES E REGISTRE NO CADERNO.


CIÊNCIAS

COM A AJUDA DE UM ADULTO, MEÇA SUA SOMBRA, ÀS 8 HORAS, AO MEIO DIA E ÀS 15 HORAS.
ANOTE AS INFORMAÇÕES COM O HORÁRIO E TAMANHO DA SUA SOMBRA NO CADERNO.


HISTÓRIA

DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO DA MANHÃ, UMA ATIVIDADE NO PERÍODO DA TARDE E OUTRA A NOITE.


GEOGRAFIA

FAÇA UMA LISTA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA USAM DIARIAMENTE.








20 A 24/04
3º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
NOME COMPLETO:_______________________________


PORTUGUÊS

TRABALHANDO COM NOTÍCIA DE JORNAL
LEIA A NOTÍCIA ABAIXO COM ATENÇÃO.
Golfinho leva turistas à praia em Caraguatatuba
        Um golfinho nariz-de-garrafa é uma das atrações do verão em Caraguatatuba. O golfinho, que recebeu o apelido de “Tião”, mede 2,60M e tem 200KG. Ele tem levado dezenas de turistas às praias Martin de Sá e Prainha diariamente. Ele é macho, cinza e tem cerca de 15 anos. O assédio dos turistas fez o IBAMA criar um plantão nas duas praias para evitar que os banhistas perturbem o animal.
                               (Folha de São Paulo, Caderno Folhinha, 13/11/94)
Ø    RESPONDA NO CADERNO! 
1.          Sobre o que nos fala esse texto? _________________________
2. Dê as informações sobre o golfinho.
         a) Apelido: ______________________
         b) Peso: ________________________
         c) Comprimento: __________________
         d) Cor: _________________________
         e) Idade: ________________________
3. Que tipo de texto é esse? _____________________

Você sabe o que é golfinho?
·                   Os golfinhos são mamíferos encontrados em todos os oceanos do mundo e em alguns rios.




LEIA O TEXTO, COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
GÊNERO TEXTUAL: NARRAÇÃO/FÁBULA.
       UM TEXTO NARRATIVO É CARACTERIZADO POR CONTAR UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS.
EM UMA PRODUÇÃO NARRATIVA É NECESSÁRIO UMA INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA E O DESFECHO FINAL.
RESPONDA:         
1) FÁBULAS SÃO TIPOS DE TEXTO NARRATIVOS. ESCREVA O NOME DE ALGUMAS FÁBULAS CONHECIDAS POR VOCÊ:
2) ORGANIZE EM TABELAS O TÍTULO DA FÁBULA E OS PERSONAGENS:
TÍTULO DA FÁBULA
PERSONAGENS








3) ESCREVA A MORAL DAS FÁBULAS:
4) ESCOLHA UMA DELAS E FAÇA UMA BONITA ILUSTRAÇÃO:


MATEMÁTICA
COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
1-Ordene os números, escrevendo-os na ordem decrescente (do maior para o menor):
3700
560
1390
467
1230
231
974
3890
51

2-Agora, vamos fazer o contrário: Ordene os números na ordem crescente (do menor para o maior):
860
1190
508
200
100
19
2
911
59

3-Descubra e complete a sequência numérica, faça em seu caderno:
610
620
630







100
200
300







205
210
215







52
54
56







CIÊNCIAS
ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
Ø    Leia o texto com atenção. Copie as questões e responda em seu caderno
      Todos os animais precisam de uma alimentação adequada, pois é de onde retiram a energia necessária para manter o organismo funcionando corretamente. De acordo com seus hábitos alimentares os animais podem ser classificados em onívoros, carnívoros e herbívoros.
·                   Onívoros: comem plantas e outros animais. É o caso dos cachorros, dos gambás, das galinhas, e dos seres humanos.
·                   Carnívoros: comem apenas outros animais, como o leão, o louva-a-deus, a piranha, a joaninha e a lagartixa.
·                   Herbívoros: comem apenas plantas. É o caso das abelhas, das borboletas, dos cavalos, coelhos e dos peixes-boi.
       Atividade
1. De acordo com a classificação da alimentação dos animais, escreva nos espaços abaixo, nomes de três animais herbívoros, três onívoros e três carnívoros.
a)          Herbívoros: ____________, _____________, _____________.
b)          Onívoros: ______________, _____________, _____________.
c)          Carnívoros: ____________, ______________,______________.                           
2. Complete as frases abaixo de acordo com que fiquem corretas:
a) A energia dos animais vem da _________________________.
b) Os animais _________________________só comem vegetais.
c) Os animais que só comem outros animais são conhecidos como             __________________________.
d) Os animais que se alimentam de vegetais e carne são conhecidos como __________________________.
3.Você acha que o ser humano é herbívoro, onívoro ou carnívoro?
Explique.    
§     Faça uma pesquisa dos animais a seguir. Faça o que se pede em seu caderno.
§     Complete as fichas dos animais abaixo com informações sobre suas características.



 Foto: Ilustrativa/Reprodução/Jaguar.org
Comprimento sem a cauda 160 centímetros
       Onça-pintada
·                   Em que ambiente vive?
___________________________

·                   Como se locomove?
___________________________

·                   Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?
___________________________ 

ti
va/Re
Comprimento: 12 centímetros.
       Sapo cururu
·                   Em que ambiente vive?
___________________________
·                   Como se locomove?
___________________________

·                   Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?
__________________________ 




Envergadura: 2 metros.
    Raia
·                   Em que ambiente vive?
___________________________

·                   Como se locomove?
__________________________

·                   Que estruturas ajudam esse animal a se locomover?
______________________________________ 





HISTÓRIA
Atividade para ensinar a diferença de rua e bairro.
O que é rua?
A rua é uma via por onde circulam pessoas, veículos, motos e bicicletas. As ruas possuem histórias e nomes. Cada uma recebe um nome e cada casa e prédio recebe um número, para que seja possível a localização e a identificação.
A sua rua pertence a um bairro.
Mas o que seria o bairro então?
É simples, o bairro é um conjunto de ruas, de praças e de moradias. Cada casa possui um número, que serve para ajudar na nossa localização, por exemplo, para o envio de carta, ou qualquer correspondência. 
Há também o CEP, que é um número criado pela Empresa Brasileira de Correios para facilitar a separação e entrega de correspondência.
                                            Atividade
1-   Em seu caderno, com a ajuda de seus pais, desenho um envelope de carta e escreva o endereço, como a figura abaixo. A frente do envelope é o destinatário, que é para onde a carta será enviada. Atrás é o remetente, onde se escreve o endereço de quem está enviando a carta, no caso você. Querido aluno(a) você irá escrever os dois endereços.



Exemplo:





2– Faça como o Marcelo da imagem abaixo!!! Observe seu bairro, desenhe as principais características que ele tem; como igrejas, escolas, praças, casas, prédios e parques. Use a sua criatividade, registre o desenho no caderno e pinte. Bom trabalho!!

               
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57108

GEOGRAFIA
O ESPAÇO RURAL
(COPIE O TEXTO E AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA)
           NA PAISAGEM DO CAMPO OU ÁREA RURAL, HÁ POUCAS CONSTRUÇÕES, AS CASAS FICAM AFASTADAS UMAS DAS OUTRAS, CERCADAS POR PLANTAÇÕES, PASTOS OU MATAS. TAMBÉM HÁ POUCAS RUAS E A MAIORIA É DE TERRA. HÁ POUCAS LOJAS, FÁBRICAS E HOSPITAIS.
          POR ESSAS CARACTERÍSTICAS, DIZEMOS QUE O CAMPO É UM ESPAÇO COM POUCA CONCENTRAÇÃO DE CONSTRUÇÕES, DE PESSOAS, DE VEÍCULOS E PORTANTO, UM ESPAÇO DE ATIVIDADES LIGADAS A NATUREZA.
Referência bibliográfica: Buriti Mais Geografia 3° ano, pg 36, Organizadora: Editora Moderna. Editora  responsável: Lina Youssef Jomaa. 1° edição,  São  Paulo 2017
    1)  ESCREVA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO RURAL:
   2)  POR SE TRATAR DE UM ESPAÇO COM ATIVIDADES RELACIONADAS A NATUREZA, ESCREVA ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES :
    3)  REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO UMA ÁREA RURAL:




20 A 24/04
4º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.


PORTUGUÊS

Leia a reportagem e responda as questões a seguir:


1.Qual o assunto dessa reportagem?
2. Como o projeto começou?
3. Quem pode participar do projeto? Por quê?
4. O nome do projeto é “Pontos com Amor” a quais pontos esse nome faz referência?
5. Quais são os critérios para escolher os lugares de doação?
6. Como a voluntária Maria Rita começou a participar do projeto?
7. O que inspira e motiva Tainan a ser voluntário no projeto?
8. Que gênero textual é esse?
9. Como a reportagem está organizada?
10. Para que serve uma reportagem?
11. Onde encontramos reportagens?
12. Quando e onde essa reportagem foi publicada?
13. Qual a sua opinião sobre a reportagem lida?


MATEMÁTICA

COPIE AS SITUAÇÕES PROBLEMAS NO CADERNO E RESOLVA:
    1.      Papai comprou 3 quilos de feijão, 10 quilos de arroz, 1 Kg de sal, 1Kg de farinha de trigo. Quantos quilos de alimentos ele comprou?

2.  Em uma caixa havia 68 morangos. 23 estragaram. Quantos morangos sobraram na caixa?

3.  Em uma creche havia 91 pratos para servir as refeições. Numa semana quebraram 14 pratos. Quantos pratos sobraram? 

  4.  Um feirante comprou 2 dúzias de laranjas, 3 dúzias de bananas, 2 dezenas de abacaxis, 1 dezena de abacates e 14 melancias. Quantas frutas ele comprou?

5.  Gabriela tem 6 caixas com 42 bombons em cada uma. Quantos bombons há no total?

 6.  Gabriela quer dividir os bombons com 9 amigos. Quantos bombons cada amigo irá ganhar?

  7.  Em uma cidade do Nordeste a temperatura máxima de quarta-feira foi de 36 graus. E a de quinta da mesma semana foi de 29 graus. Qual a diferença entre as duas temperaturas?


Copie e resolva as operações no caderno e tire a prova real:
   a)  3114- 560=

   b)  5055- 694=

   c)  4584- 158=

   d)  5123- 989=

   e)  2524- 176=

   f)    103 x 8=

   g)  485 x 9=

   h)  169 x 3=

    i)    561 x 9=

   j)    847 x 5=

   k)  365 x 2=


CIÊNCIAS

Escreva no caderno
Os fungos e os protozoários
Os fungos
Fungos são seres vivos que podem ser formados de uma única célula, como as leveduras, ou por várias células, como os cogumelos e os bolores.
As vezes os fungos podem ser confundidos com plantas porque eles não se locomovem, e alguns até podem lembrar partes de plantas. Porém, ao contrário das plantas, eles não produzem seu próprio alimento.
Os fungos são importantes para o ser humano, alguns são utilizados na alimentação, como o champignon e o shimeji.
Alguns fungos são usados na produção de antibióticos, que são remédios que matam bactérias que causam doenças em outros seres vivos.
Referência bibliográfica: Livro Buriti mais Ciências 1 ano (página 26) - Organizadora: Editora Moderna - Editora responsável:  Ana Carolina de Almeida Yamamoto - 1 edição- São Paulo, 2017

 Atividade:
   1.  Pesquise imagens de fungos, recorte e cole no caderno ou desenhe:

Os Protozoários:
Os protozoários são seres microscópicos unicelulares. Na maioria dos casos, não produzem seu próprio alimento e alimentam se de seres vivos ou de restos deles.
Eles tem diferentes estruturas de locomoção, como cílios, flagelos e projeções do corpo.
Protozoários podem ser de vida livre e habitar o mar, a água doce ou o solo úmido. Alguns vivem dentro de outros seres vivos. Por exemplo, dentro do intestino de cupins e bois há protozoários que os ajudam na digestão de alguns tipos de alimento.
Referência bibliográfica: Livro Buriti mais Ciências 1 ano (página 26) - Organizadora: Editora Moderna - Editora responsável:  Ana Carolina de Almeida Yamamoto - 1 edição- São Paulo, 2017

Atividade:
1.  Pesquise os protozoários paramécio, tripanossomo e ameba, desenhe no caderno e escreva o conceito de cada um (onde vivem, tamanhos, cores, características e etc).
2.  Pesquise os benefícios e malefícios dos protozoários para seres humanos e para os animais. Escreva sua pesquisa no caderno e ilustre.


HISTÓRIA

Agricultura e a ocupação do espaço
Durante muitos anos, os grupos humanos se deslocavam em busca de alimentos, mas isso começou a mudar quando alguns grupos humanos aprenderam a plantar seu alimento e teve início a prática da agricultura.
Por meio da observação do ambiente, descobriram que as sementes que caiam no chão, após algum tempo, cresciam novamente e geravam novos alimentos. Eles perceberam que os alimentos que eram mais próximos aos rios eram mais ricos em frutos e na diversidade de vegetais. Além de vários animais procurarem os rios para beber água, facilitando o processo da caça.
Para dar conta de alimentar o grupo, foram criados alguns instrumentos como facas, machados, foices de pedra polida. Além disso, foi preciso armazenar a produção agrícola e as sementes. Com isso os seres humanos começaram aprimorar as técnicas de cozimento de barro, que deram origem as cerâmicas, onde armazenavam sólidos e líquidos, eles também produziam instrumentos para abrir valas no chão, (pequenos buracos) onde colocavam sementes. Esse domínio tecnológico levou à domesticação das plantas e alguns alimentos passaram a ser cultivados. As técnicas de cultivo aumentaram a produção  de alimentos, com isso os seres humanos não precisavam mais deixar a terra onde habitavam, se fixando e ocupando assim diversas regiões do planeta.
Muitas dessas técnicas antigas ainda hoje são utilizadas pelos agricultores, mesmo com as inovações tecnológicas, como a antiga técnica de arar a terra, importante para o cultivo dos nossos alimentos.
Referência bibliográfica: livro Buriti mais história 4ºano, (página 30) - Organizadora Editora Moderna – Editora responsável: Regina, Lucimara de Souza Vasconcelos- 1ª edição- São Paulo, 2017.

Responda no caderno:
   1.  Como os primeiros grupos humanos aprenderam a prática da agricultura?
    2.  Qual é a importância da agricultura para nossa vida?
   3.  Cite alguns produtos que você conhece que vem da prática agrícola?
    4.       Pesquise alguma prática agrícola realizada na sua região e comente sobre ela:


GEOGRAFIA

Escreva no caderno:
Estados e Capitais:
Atualmente o Brasil é dividido em 27 unidades federativas. Cada estado brasileiro é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.
O Distrito Federal onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também é uma unidade federativa. Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais Geografia (pag. 22) Editora responsável Lina Youssef Jomaa1 edição são Paulo 2017
No caderno faça uma tabela, escrevendo os estados de um lado e sua respectiva capital na frente.

estado
capital






20 A 24/04
5º ANO


E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.

PORTUGUÊS
Atividade 1
Pesquise uma receita se baseando em uma alimentação saudável e registre em seu caderno.
Atividade 2
Leia:
PONTUAÇÃO
EXCLAMAÇÃO " ! "
Usado para indicar espanto, admiração, surpresa.
EXEMPLO: - Chega !

VÍRGULA " ,"
Usado quando se dá uma pequena pausa, separando palavras e frases.
EXEMPLO: Era um garoto alto, magro, de 8 anos.

PONTO INTERROGAÇÃO  " ? "
Usado quando a frase inicia uma pergunta.
Exemplo: Você viu o meu lápis?

PONTO FINAL "."
Indica o final da frase.
Exemplo: Maria saiu.

TRAVESSÃO  "— "
Usado para indicar o inicio de uma fala de personagem.
Exemplo: O que é isso, mãe?

PONTO- E-VIRGULA " ; "
Indica uma pausa maior do que  a virgula.

Exemplo: A esposa saiu mais tarde de casa; ficou arrumando o quarto.
Exemplo: Os rios estão poluídos; e os peixes estão mortos.

DOIS-PONTOS ":"
Anuncia uma citação, uma enumeração ou um esclarecimento.
Exemplo: Descarte disse: " Penso, logo existo" 

Leia o jogral
Jogral da Pontuação
Sou um pinguinho legal,
Dou fim a um pensamento.
Meu nome é ponto final.
Estão me chamando... um momento.

Sou muito curioso.
Tudo, tudo, quero saber.
Por isso sempre apareço,
No fim de perguntas, querem ver?

Admiração, medo e espanto.
Alegria, dor e surpresa.
Sou o ponto de exclamação.
E na frase fico uma beleza !

Se alguém me perguntar:
Quem é você, seu Zezinho?
Eu sou os dois pontos:
Mostro que a fala está a caminho.

Sou um tracinho pequeno,
Usado sempre em diálogos.
Indicar a falar de alguém
É bom, e eu não me calo.
Graça Batuci
Copie as questões no caderno e responda-as:
1. Retire do texto uma frase interrogativa, exclamativa e afirmativa.
2.  Em qual estrofe do jogral fala sobre o uso dos dois pontos?
3. Em que situação usamos o travessão?

MATEMÁTICA

1) Copie os problemas no caderno e depois resolva cada um deles. Não esqueça de colocar a conta e a resposta.
a) Se um copo tem capacidade de 200 ml, quantos copos serão preciso para encher uma garrafa de 2 litros?

b) Em sua festa de aniversário Mariana pegou uma Coca-Cola de 3 litros e encheu vários copos de 200 ml. Quantos copos ela conseguiu encher?

c) Uma garrafinha de Yakut tem 80 ml, Ana quer encher sua garrafa para levar em um passeio. Sabendo que a garrafa de Ana tem 1 litro, quantas garrafinhas de Yakut Ana vai precisar para encher?

d) Priscila pesquisou uma receita de slime simples para uma pessoa:
150 ml de água boricada;
Cola branca;
1 colher de bicarbonato de sódio;
Corante alimentício.
Se ela for comprar um ingrediente para fazer slime para 15 pessoas quantos ela vai precisar de cada ingrediente?

e) Gustavo tem um vasilhame com medida de capacidade de 5 litros e outro com medida de capacidade de 3 litros. Ele tem caixinhas de suco de 200 ml, quantas caixinhas serão preciso para encher os dois vasilhames?


CIÊNCIAS

Leia o texto com atenção e resolva as atividades no caderno:
Cuidar da alimentação
         Para que uma alimentação seja completa e saudável, ela deve conter alimentos variados e todos os nutrientes de que necessitamos, nas quantidades adequadas a cada pessoa.
        A quantidade de energia que um alimento fornece, ou seja, seu valor energético, é medida em quilocalorias(kcal). Por exemplo, uma banana de 100 gramas tem cerca de 90 kcal; 100 gramas de chocolate ao leite, cerca de 535 kcal.
        A quantidade de calorias de que cada pessoa precisa para realizar as atividades diárias varia de acordo com sexo, idade, altura, atividade física e peso. Assim, a quantidade e o tipo de alimento que deve compor as refeições diariamente variam de pessoa para pessoa.
Há outros hábitos que devemos cultivar para cuidar de nossa alimentação:
·       Dê preferência a alimentos in natura ou minimamente processados: frutas, verduras, ovos, carne e legumes;
·       Óleos, gorduras de origem animal, sal e açúcar devem ser usados em pequenas quantidades;
·       Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerantes e sorvetes;
·       Comer em ambientes apropriados, limpos e tranquilos;
·       A água é indispensável;
·       Faça suas refeições em horários semelhantes, todos os dias, coma devagar, mastigando bem os alimentos.
                                                                                               
Referência bibliográfica: livro Buriti Mais Ciências 5º ano,(páginas 102 a 105) – Organizadora Editora Moderna; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto – 1. Ed. – São Paulo, 2017


Após ler as informações do texto, elabore um cardápio equilibrado (cardápio é uma lista de alimentos que compõem uma refeição) e registre no caderno, para as duas situações:

Situação 1: Felipe tem 16 anos, vai para a escola na parte da manhã e passa a tarde jogando internet. Atualmente, ele está com sobrepeso. Com base nessas informações, elabore um cardápio equilibrado para o almoço de Felipe.

Situação 2: Marcos tem 15 anos, vai para a escola na parte da manhã e a tarde treina nos times de vôlei e basquete da escola. Com base nessas informações, elabore um cardápio equilibrado para o almoço de Marcos.


HISTÓRIA

Faça uma pesquisa sobre a Gripe H1N1(origem, transmissão, sintomas, prevenção e outras informações que achar importantes). Não esqueça de escrever a pesquisa no caderno.


GEOGRAFIA

Leia o texto e responda as questões.
  Desigualdade social
        A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
        No Brasil esse problema afeta grande parte dos brasileiros, embora nos últimos anos, as estatísticas apontam para sua diminuição. Na avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), demonstram a diminuição da pobreza. O poder de compra e qualidade de vida vem aumentando nas camadas mais humildes do nosso território.
        Decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização, violência, analfabetismo e outros.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais Geografia (pg. 28) Editora responsável Lina Youssef Jomaa1 edição são Paulo 2017


 1-  De acordo com o texto onde são observadas as consequências de desigualdades Social no Brasil?
 2-  Pesquise, o que são países desenvolvidos e países subdesenvolvidos:

   3-  Na sua opinião, o que o governo pode fazer para diminuir a desigualdade social?

  4-  A desigualdade social pode ser percebida, por exemplo, quando observamos que algumas pessoas têm acesso a alimentação adequada, a moradia digna, boa educação, lazer e atendimento à saúde de qualidade, enquanto outras pessoas não têm. Sendo assim, podemos afirmar que esse problema social gera: (assinale a alternativa correta )
A- Boas condições de vida para todos.
B- Distribuição de renda e boas condições de vida para todos.
C- Saneamento básico, moradia digna e saúde de qualidade.
D- Condições de vida não favoráveis a todos.

   5-  O que cada cidadão (pessoa) pode fazer para melhorar sua qualidade de vida?

   6-  O que você entende por desigualdade social?




ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA


ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.


ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA = parts of the body (partes do corpo)
Indicação de vídeo: song: head, shoulders, knees and toes (MÚSICA: CABEÇA, OMBRO JOELHO E dedos dos PÉs)
Indicação de brincadeira: CaNTAR A MÚSICA E APONTAR AS PARTES DO CORPO CITADAS NA MÚSICA
SUGESTÃO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS E ADULTOS DA CASA, PODEM BRINCAR JUNTO COM AS CRIANÇAS.
Caso
Forma de registro por parte do aluno:
Passo 1 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado e com a ajuda de um adulto.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ______________________________________ DE 2020.
EMEF: __________________________________________________________________
NAME: ____________________________________________________ 1º ANO______


TEMA DA AULA: PARTS OF DE BODY = PARTES DO CORPO

VOCABULARY: HEAD(CABEÇA)     SHOULDERS(OMBROS)     KNEES(JOELHOS)      TOES(DEDOS DOS PÉS)

Passo 2 –RECORTe DE REVISTAS, LIVROS VELHOS, ETC., UM CORPO HUMANO E ORALMENTE REPiTa AS PArTES DO CORPO. caso não encontre em revistas, você pode desenhar o corpo humano CONTENDO TODOS OS ITENS QUE ESTÃO NO VOCABULÁRIO (HEAD:CABEÇA, SHOULDERS: OMBROS, KNEES: JOELHOS, TOES:DEDOS DOS PÉS).

PASSO 3 - ESCREVa AS PARTES DO CORPO AO LADO DE CADA PARTE DA FIGURA DESENHADA OU RETIRADA DE ALGUM A REVISTA OU LIVRO.

PASSO 3 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.

Sugestão:Em um site de reprodução de vídeos, procure A MÚSICA (EM INGLÊS): HEAD, SHOULDERS, KNEES AND TOES (CABEÇA, OMBRO, JOELHO E DEDOS DOS PÉS e binque junto com sua família apontando e repetindo cada parte do corpo citada no vídeo.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.!

ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020

TEMA DA AULA: SEASONS (ESTAÇÕES DO ANO)

INDICAÇÃO DE VÍDEO: SEASONS FOR KIDS(ESTAÇÕES DO ANO PARA CRIANÇAS)
INDICAÇÃO DE MÚSICA: SEASONS SONG (MÚSICA DAS ESTAÇÕES DO ANO)

DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO
NESTA ATIVIDADE TRABALHAREMOS SEASONS (ESTAÇÕES DO ANO)
PASSO 1: EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO SEGUINDO O MODELO A SEGUIR. (ESCREVA O DIA EM QUE ESTÁ REALIZANDO ESTA ATIVIDADE).

HORTOLÂNDIA, _______ DE _______________________________________ DE 2020.
EMEF: ___________________________________________________________________
NAME: _____________________________________________________ 2º ANO______

PASSO 2: ESCREVA O TEMA DA AULA: SEASONS (ESTAÇÕES DO ANO)

PASSO 3: DIGITE ESTAS PALAVRAS DO VOCABULÁRIO EM UM SITE DE PESQUISA, OUÇA A PRONÚNCIA DE CADA PALAVRA E REPITA EM SEGUIDA:
SUMMER: VERÃO           FALL: OUTONO            SPRING: PRIMAVERA          WINTER: INVERNO

PASSO 4: LOGO ABAIXO AO CABEÇALHO, FAÇA DESENHOS QUE REPRESENTEM CADA UMA DAS ESTAÇÕES DO ANO, EM SEGUIDA PINTE-OS. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NOME DAS ESTAÇÕES EM INGLÊS AO LADO DE CADA DESENHO.  SUMMER (VERÃO) É A ESTAÇÃO DO CALOR, ONDE O SOL BRILHO FORTE E INTENSO. FALL(OUTONO) É A ESTAÇÃO QUE AS FOLHAS DAS ÁRVORES FICAM EM TONS DE LARANJA E MARROM E CAEM. SPRING (PRIMAVERA) É A ESTAÇÃO QUE FLORES SE ABREM. WINTER(INVERNO) É A ESTAÇÃO DO FRIO, EM ALGUNS LUGARES CHEGA ATÉ NEVAR .

INDICAÇÃO DE JOGOS: EM UMA FOLHA DESENHE UM TRONCO DE ÁRVORE SOMENTE COM OS GALHOS. EM UMA OUTRA FOLHA DESENHE FOLHAS EM VÁRIOS TONS DE (VERDE), ORANGE(LARANJA) E BROWN(MARROM), DESENHE FLORES, FRUTAS, FLOCOS DE NEVE E UM SOL NA COR YELLOW(AMARELO), MONTE A SUA ÁRVORE DE ACORDO COM CADA ESTAÇÃO.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”



ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA: earth day = dia da terra
Indicação de vídeo: earth day for kids (Dia da terra para crianças)
Indicação de brincadeira: montar um mascote

Forma de registro por parte do aluno:
Passo 1 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 3º ANO______


TEMA DA AULA: earth day = dia da terra

VOCABULARY (VOCABULÁRIO): earth day (dia da terra), recycle (reciclar), Reduce (reduzir), reuse (reutilizar).
PASSO 2 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.
Passo 3 – assista ao vídeo sobre o dia da terra e faça uma breve pesquisa sobre o tema.
Passo 4 - Para finalizar, desenhe e pinte seu mascote do dia da terra embaixo do vocabulário estudado. (Se preferir pode procurar mascotes no site de busca, para ter uma ideia de como fazer o seu).
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA!
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
4° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA: EARTH DAY = DIA DA TERRA

INDICAÇÃO DE VÍDEO: RECYCLING PLASTIC, GLASS AND PAPER FOR KIDS =
(RECICLAGEM DE PLÁSTICO, VIDRO E PAPEL PARA CRIANÇAS).
PASSO 1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
O DIA DA TERRA OU DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA É COMEMORADO EM 22 DE ABRIL EM TODO O MUNDO. A DATA REPRESENTA A LUTA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, DE MODO A PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANETA, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
PASSO 2 – REGISTRE A ATIVIDADE EM UMA FOLHA SEPARADA OU CADERNO, FAÇA O CABEÇALHO (CONFORME O MODELO ABAIXO).

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 4º ANO______

TEMA DA AULA: EARTH DAY = DIA DA TERRA
PASSO 3: LOGO ABAIXO DO CABEÇALHO, COPIE O VOCABULÁRIO APRESENTADO.

VOCABULARY = VOCABULÁRIO
ENGLISH
PORTUGUESE
ANIMAL
ANIMAL
CONSERVE
CONSERVAR
EARTH
PLANETA TERRA
ECOLOGY
ECOLOGIA
ENVIRONMENT
MEIO AMBIENTE
GROWTH
CRESCER
PLANT
PLANTAR
RECYCLE
RECICLAR
REDUCE
REDUZIR
REUSE
REUTILIZAR
SOIL
SOLO
WATER
ÁGUA
PASSO 4  – PROCURE POR UM SITE DE TRADUÇÃO. BASTA QUE SEJA DIGITADA A PALAVRA “TRADUTOR” NA CAIXA DE PESQUISA.

PASSO 5 – ESCREVA CADA UMA DAS PALAVRA DO VOCABULÁRIO, EM INGLÊS,  NA CAIXA  ONDE SE DEVE DIGITAR A PALAVRA A SER TRADUZIDA. CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA, CLIQUE NO ÍCONE ícone volume, até, som, áudio E REPITA AQUILO QUE VOCÊ OUVE. AO FINAL DE CADA PESQUISA PERGUNTE SE SUA PRONÚNCIA ESTÁ IGUAL A DO TRADUTOR. SE FOR NECESSÁRIO REPITA QUANTAS VEZES QUISER. VOCÊ DEVE FAZER ISSO COM TODAS A LISTA DE PALAVRAS DO VOCABULÁRIO.

PASSO 6 – CONTINUE ESCREVENDO NO CADERNO OU NA FOLHA AS QUESTÕES E SUAS DEVIDAS RESPOSTAS.
OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODE USAR O VERSO DA FOLHA SE FOR NECESSÁRIO.

1)    - EM QUE DATA SE COMEMORA O EARTH DAY?
_________________________________________________________

2)    – PARA QUE SERVE A COMEMORAÇÃO O EARTH DAY?
_________________________________________________________

PASSO 7 – DESENHE A TABELA NO CADERNO OU FOLHA E EM SEGUIDA CLASSIFIQUE-AS NAS COLUNAS VERB (VERBO) OU NOUN (SUBSTANTIVO) .

VERB
NOUN






















 
SUGESTÃO: EM UM SITE DE REPRODUÇÃO DE VÍDEOS, PROCURE O VÍDEO “RECYCLING PLASTIC, GLASS AND PAPER FOR KIDS”. O VÍDEO ESTÁ EM INGLÊS, TENTE IDENTIFICAR AS PALAVRAS QUE ESTUDAMOS NA AULA DE HOJE E OUTRAS QUE VOCÊ JÁ TENHA OUVIDO ANTERIORMENTE.



NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”






ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL