Vamos conhecer e ou matar a saudade da nossa escola. Convido a vocês assistirem o vídeo abaixo:
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS.
PARA FACILITAR A VISUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO DO ANO EM QUE SEU FILHO(A) ESTUDA.
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS
TODAS AS ATIVIDADES IMPRESSAS DESTA QUINZENA, ESTÃO DISPONÍVEIS NA ESCOLA
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS
A PARTIR DA SEMANA DO DIA 15/06 AS ATIVIDADES DE ARTES SERÃO DISPONIBILIZADAS ATRAVÉS DO LINK ABAIXO.
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS
A PARTIR DA SEMANA DO DIA 15/06 AS ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA SERÃO DISPONIBILIZADAS ATRAVÉS DO LINK ABAIXO
ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20 A 22 DE MAIO
ATIVIDADES DA SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
ATIVIDADES DA SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS EM CORES DIFERENTES FACILITANDO A VISUALIZAÇÃO, CONFORME ABAIXO:
ROSA – JARDIM II
AZUL – 1ª ANO
VERDE – 2º ANO
AMARELO – 3º ANO
LARANJA – 4º ANO
ROXO – 5º ANO
SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
JARDIM II
|
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
NOME:________________________________
LER
O ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
LER
OS NUMERAIS
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
|
ATIVIDADE
1
·
CANTAR A MÚSICA DOS INDIOZINHOS
UM,DOIS,TRÊS , INDIOZINHOS
QUATRO,CINCO,SEIS INDIOZINHOS
SETE, OITO , NOVE , INDIOZINHOS
DEZ , NUM PEQUENO BOTE...
·
FAZER SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DE 1 A
10 EM FOLHA A PARTE OU CADERNO.
|
ATIVIDADE
2
·
CANTAR A MÚSICA
O TREM :
PIUÍ,PIUÍ,PIUÍ,
COLOCA A MÃO NO MEU OMBRO,
PIUÍ,PIUÍ,PIUÍ,
NÃO DEIXA O TREM DESCARRILHAR,
EU SOU A MAQUINISTA E
VOCÊS SÃO OS VAGÕES
E OS PASSAGEIROS
SÃO OS NOSSOS CORAÇÕES.
·
VAMOS CONFECCIONAR OS VAGÕES DO TREM
COM CAIXINHAS DE PAPEL RECICLÁVEIS (PODE SER DE GELATINA, SABONETE, PASTA DE
DENTES);
·
PODEM SER PINTADAS
·
RECEITA DE TINTA CASEIRA:
-PÓ DE GELATINA
-ÁGUA
COLOQUE UMA QUANTIDADE PEQUENA DE ÁGUA E VÁ
ACRESCENTANDO PÓ DE GELATINA ATÉ OBTER UMA CONSISTÊNCIA DE TINTA E PRONTO
PODE USAR!
|
ATIVIDADE
3
·
CANTAR A MÚSICA DAS VOGAIS;
LETRA DA MÚSICA” AS VOGAIS”
A,A,A,
FAZ DONA ARANHA,
ELA
SOBE E DESCE ,
MAS
NÃO CAI.
E,E,E,FAZ
O ESQUILO
ELE
SOBE E DESCE
PELO
CAMINHO.
I,I,I,
FAZ O INDIO
ELE
SOBE E DESCE
PELO
RIOZINHO.
O,O,O,FAZ
OVELHA
ELA
É PELUDA
E
BRANQUINHA.
U,U,U,FAZ
O URSO
É
PELUDO
E
BEM FOFINHO.
·
ESCREVER NO CADERNO AS VOGAIS E
DESENHAR OS PERSONAGENS DA MÚSICA.
|
ATIVIDADE 4
BRINCANDO COM O NOME/ O QUE QUERO SER
QUANDO CRESCER
·
COM AJUDA DO RESPONSÁVEL ESCREVER A
PRIMEIRA LETRA DO NOME DO ALUNO COM LETRA DE FORMA NO TAMANHO DE UMA FOLHA DE
CADERNO;
·
EM SEGUIDA UTILIZAR ALGUM MATERIAL QUE
VOCÊS TENHAM EM CASA COMO FÓSFORO, LÃ, BARBANTE, CANUDOS, GRAVETOS DE ARVORES
E COLAR SOBRE A LETRA CONTORNANDO-A.
·
RECEITA DE COLA CASEIRA:
*1 XÍCARA DE ÁGUA
*MEIA XÍCARA DE TRIGO
*MISTURAR E LEVAR AO FOGO
PARA DAR CONSISTÊNCIA UTILIZAR APÓS ESFRIAR.
·
DESENHAR A PROFISSÃO QUE DESEJA SER
QUANDO CRESCER.
LEMBRAMOS
QUE DIA 1º DE MAIO É COMEMORADO O DIA DO TRABALHO E MESMO DIANTE DAS
DIFICULDADES QUE ESTAMOS PASSANDO EM NOSSO PAÍS, NÃO PODEMOS DEIXAR DE
SONHAR!!!
|
SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
1ºANO
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
HOJE
É ______________________________________
PROFESSORA:_________________________________
NOME COMPLETO:_______________________________
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PORTUGUÊS
CANTE COM SEU FILHO(A):
FUI
AO MERCADO
FUI AO MERCADO
COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA
SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI,
SACUDI
MAS A FORMIGUINHA
NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO
COMPRAR UM ESPELHO
E A FORMIGUINHA
SUBIU NO MEU JOELHO
EU SACUDI, SACUDI,
SACUDI
MAS A FORMIGUINHA
NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO
COMPRAR MAMÃO
E A FORMIGUINHA
SUBIU NA MÃO
EU SACUDI, SACUDI,
SACUDI
MAS A FORMIGUINHA
NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO
COMPRAR UM GIZ
E A FORMIGUINHA
SUBIU NO MEU NARIZ
EU SACUDI, SACUDI,
SACUDI
MAS A FORMIGUINHA
NÃO PARAVA DE SUBIR
*O Corpo, de Michele Longour, Editora Salamandra.
1) COPIE NO CADERNO AS
PALAVRAS DA CANTIGA QUE POSSUI A LETRA H.
2) COPIE NO CADERNO AS
PALAVRAS QUE ESTÃO NAS NUVENS E CIRCULE A LETRA H.
Fonte: Componente Curricular: TRINCONI, Ana, BERTINI,
Terinha, MARCHEZI. Língua Portuguesa. Editora Ática.
LEIA
A PARLENDA COM SEU FILHO(A)
JACARÉ
JACARÉ FOI AO MERCADO
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
JACARÉ CHOROU, CHOROU
O DINHEIRO QUE GASTOU.
Fonte
imagem: https://imagensemoldes.com.br/imagem-de-animais-e-arca-de-noe-jacare-png-para-personalizados/
1) COPIE NO CADERNO A
PALAVRA QUE APARECE NO TEXTO COM A LETRA J.
2) DEPOIS ESCREVA A
QUANTIDADE DE LETRAS QUE POSSUI A PALAVRA QUE VOCÊ ENCONTROU.
ESCREVA
AS PALAVRAS NO CADERNO E CIRCULE A LETRA J
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MATEMÁTICA
1-ESCREVA
O NOME DE CADA UM DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS (CILINDRO, CUBO, CONE, ESFERA
PARALELEPÍPEDO)
1- QUAIS
FIGURAS ACIMA ROLAM?
2- ESCREVA
QUAIS OBJETOS VOCÊ ENCONTRA NA SUA CASA COM AS SEGUINTES FORMAS GEOMÉTRICAS?
A) PARALELEPÍPEDO:
B) CUBO:
C) ESFERA:
REALIZE
A ATIVIDADE EM SEU CADERNO COM CAPRICHO.
ATIVIDADE 1
DESENHE
EM SEU CADERNO 2 QUADRADOS, CONTE QUANTAS FIGURAS TEM DENTRO DE CADA QUADRADO
PARA DESENHAR.
RESPONDA
EM SEU CADERNO.
A -
QUAL NOME DA FIGURA GEOMÉTRICA DENTRO DOS QUADRADOS?
B –
QUANTAS FIGURAS TEM NO QUADRADO A?
C -
QUANTAS FIGURAS TEM NO QUADRADO B?
D
-
QUAL CONJUNTO TEM MAIS FIGURAS?
ATIVIDADE 2
OBSERVE
AS IMAGENS E RESPONDA:
1
-QUAL ESTRELA É MAIOR?
2
-QUAL ESTRELA É MENOR?
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CIÊNCIAS
OS CINCO SENTIDOS
ESCREVA
NO CADERNO OS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO QUE ESTÃO NA TABELA E NA FRENTE DELES
SUA FUNÇÃO QUE ESTÁ DESCRITA NAS IMAGENS
Fonte Imagem: https://www.infoescola.com/biologia/sistema sensorial/.Autora: Michelle Alves da SilvaMestre em Ciências Biológicas (Universidade de Aveiro-SP, 2013) Graduada em Biologia (Universidade Santa Cecília-SP, 2003) |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FAÇA
UM DESENHO EM SEU CADERNO MOSTRANDO O CAMINHO DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA, NÃO
SE ESQUEÇA DOS PONTOS DE REFERÊNCIAS COMO: PADARIA, IGREJA, CAMPO DE FUTEBOL,
LOJAS, ÁRVORES, PLACAS DE TRÂNSITO, AS COISAS QUE VOCÊ OBSERVA NAS RUAS.
FAÇA NO CADERNO UM ACRÓSTICO COM A PALAVRA
MORADIA.
|
SEMANA 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
2º ANO
|
||||||||||||
E.M.E.F
PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
NOME
COMPLETO:_______________________________
|
||||||||||||
PORTUGUÊS
OLÁ QUERIDO ALUNO!
HOJE
VAMOS APRENDER QUE OS NOMES PODEM SER MASCULINOS OU FEMININOS. VEJA O EXEMPLO
ABAIXO:
CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA SOBRE O QUE VOCÊ
CONSEGUIU OBSERVAR.
OBSERVE QUE ANTES DOS NOMES QUE SÃO MASCULINOS COLOCAMOS A LETRA “O”.
O
MENINO
A MENINA
·
SEGUINDO
OS EXEMPLOS ACIMA EM SEU CADERNO FAÇA UMA TABELA SEPARANDO AS PALAVRAS ABAIXO
EM MASCULINO OU FEMININO.
· LEIA O POEMA “A CASA” DE VINÍCIUS DE MORAES A SEGUIR:
ERA
UMA CASA
MUITO
ENGRAÇADA
NÃO
TINHA TETO
NÃO
TINHA NADA
NINGUÉM
PODIA
ENTRAR
NELA NÃO
PORQUE
NA CASA
NÃO
TINHA CHÃO
NINGUÉM
PODIA
DORMIR
NA REDE
PORQUE
NA CASA
NÃO
TINHA PAREDE
NINGUÉM
PODIA
FAZER
PIPI
PORQUE
PENICO
NÃO
TINHA ALI
MAS
ERA FEITA
COM
MUITO ESMERO
NA
RUA DOS BOBOS
NÚMERO
ZERO.
AGORA EM SEU CADERNO FAÇA UMA LISTA
ESCREVENDO O QUE NÃO TINHA NA
CASA.
· MUITO BEM! AGORA EM SEU CADERNO FAÇA
UMA FRASE COM CADA PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NA LISTA ACIMA.
· DEPOIS QUE REALIZAR TODAS AS FRASES
AINDA EM SEU CADERNO FAÇA UM DESENHO BEM LEGAL PARA REPRESENTAR O POEMA.
VAMOS
BRINCAR COM AS RIMAS? PRIMEIRO VAMOS RELEMBRAR O QUE SÃO RIMAS.
A RIMA ACONTECE QUANDO DUAS OU MAIS
PALAVRAS TERMINAM COM O MESMO SOM. POR EXEMPLO:
AMOR
RIMA COM CALOR
OBSERVE
QUE AS DUAS PALAVRAS TERMINAM COM O MESMO SOM
“OR”, POR ISSO ESSAS DUAS
PALAVRAS RIMAM.
OUTRAS PALAVRAS QUE RIMAM COM AMOR:
FLOR
VALOR
BABADOR
BEIJA-FLOR
PARA SE DIVERTIR E APRENDER MAIS ASSISTA
AO VÍDEO NO YOUTUBE : VAMOS RIMAR? APRENDA A RIMAR DE FORMA DIVERTIDA E
MUSICAL.
· AGORA
É A SUA VEZ! COPIE AS FRASES A SEGUIR E PREENCHA COM AS PALAVRAS DO QUADRO
ABAIXO QUE RIMAM COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO SUBLINHADAS.
EU VI
UM JACARÉ
SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER O MEU___________? EU VI, EU VI, EU VI UM COELHO SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER O MEU ___________? EU VI, EU VI, EU VI UM LEÃO SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER A MINHA ___________? EU VI, EU VI, EU VI UMA FORMIGA SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER A MINHA ___________? EU VI, EU VI, EU VI UM PERNILONGO SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER O MEU ___________? EU VI UMA ABELHA SERÁ QUE ELE QUERIA MORDER A MINHA ___________?
|
||||||||||||
MATEMÁTICA
· SITUAÇÃO PROBLEMA: ESCREVA NO CADERNO
OS PROBLEMAS E RESOLVA-OS (VOCÊ PODE USAR CONTINHAS, DESENHOS OU CÁCULO
MENTAL)
a) MIGUEL
TEM 24 LÁPIS, MAS ELE ESQUECEU 5 NA ESCOLA. COM QUANTOS LÁPIS O MIGUEL FICOU?
b) ELISA
FEZ 37 BRIGADEIROS MAS SEU IRMÃO COMEU 12. QUANTOS BRIGADEIROS SOBRARAM?
c) NICOLAS
TEM 28 LIÇÕES PARA FAZER. ELE JÁ FEZ
15. QUANTAS LIÇÕES FALTAM PARA O NICOLAS ACABAR AS LIÇÕES?
d) 4 CRIANÇAS
ESTÃO BRINCANDO DE CARRINHOS. SE CADA UM TEM 1 DEZENAS DE CARRINHOS, QUANTOS
CARRINHOS HÁ AO TODO NA BRINCADEIRA?
· NO CADERNO, DESCUBRA O NÚMERO CONFORME
O EXEMPLO:
3 DEZENAS E 5 UNIDADES : 35
a)
5 DEZENAS E 3 UNIDADES: ______________
b)
7 DEZENAS E 4 UNIDADES: ______________
c)
2 DEZENAS E 9 UNIDADES: ______________
d)
6 DEZENAS E 0 UNIDADES: ______________
e)
5 DEZENAS E 5 UNIDADES: ______________
f)
1 DEZENAS E 8 UNIDADES: ______________
|
||||||||||||
CIÊNCIAS
OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM,
CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. SERES NÃO VIVOS SÃO AQUELES
QUE NÃO POSSUEM VIDA.
OBSERVE
O SEU QUINTAL OU UM ESPAÇO PRÓXIMO A SUA CASA E FAÇA UMA LISTA NO CADERNO DE
SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS EXISTENTES NESTE LOCAL.
SERES
VIVOS:________________________________________
SERES NÃO
VIVOS:___________________________________
|
||||||||||||
HISTÓRIA
ESCREVA EM SEU CADERNO
UMA SITUAÇÃO DO DIA A DIA QUE PODE SER REALIZADA EM MINUTOS, OUTRA SITUAÇÃO
QUE ACONTECE EM HORAS E OUTRA QUE ACONTECE EM ANOS.
|
||||||||||||
GEOGRAFIA
AS PESSOAS SE DESLOCAM TODOS OS
DIAS.
QUANDO A DISTÂNCIA É CURTA, AS
PESSOAS GERALMENTE SE DESLOCAM A PÉ, NOS TRAJETOS MAIS LONGOS, ELAS PODEM
UTILIZAR VÁRIOS MEIOS DE TRANSPORTE.
OS MEIOS DE TRANSPORTE LEVAM PESSOAS
E MERCADORIAS DE UM LUGAR AO OUTRO.
Referência bibliográfica:
Livro buriti mais Geografia (pg. 56) Editora responsável Lina Youssef Jomaa1
edição são Paulo 2017
|
27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
3º ANO
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E.M.E.F. PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
NOME
COMPLETO:_______________________________
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PORTUGUÊS
Leia o texto, copie
e responda as questões no caderno:
A pomba
e a formiga
Forçada pela sede, uma formiga
desceu até um riacho; arrastada pela corrente ela se viu a ponto de morrer
afogada.
Uma pomba que se encontrava em um
galho de uma árvore viu a urgência: pegou um raminho da árvore, aproximou-se
da correnteza e alcançou a formiga que subiu no ramo e se salvou.
A formiga, muito agradecida,
assegurou à sua nova amiga que se acontecesse alguma situação ela devolveria
o favor, ainda que sendo tão pequena. A pomba não conseguia imaginar como a
formiga poderia ser útil a ela.
Pouco tempo depois, um caçador de
pássaros avistou a pomba e mirando-a com um rifle a ponto de matá-la,
aguardava o momento certo. Vendo o perigo em que se encontrava a pomba, a
formiga rapidamente entrou na bota do caçador e picou o seu tornozelo,
fazendo-o soltar a sua arma.
O rápido instante foi aproveitado
pela pomba para levantar voo, e assim a formiga pôde devolver o favor à sua
amiga.
Moral da história: Sempre alguém pode ajudar
ao outro, mesmo que haja uma diferença enorme de tamanho. Não se pode
menosprezar a ajuda, por pequena que possa parecer.
Teresa Guerra
Questões
1) Qual o título do texto?
2) Quem são as personagens da história?
3) O que a formiga foi fazer no riacho?
4) O que aconteceu com a formiga quando ela
chegou ao riacho?
5) Quem salvou a formiga?
6) Como se sentiu a formiga depois que foi salva?
7) Que promessa à formiga fez a pomba?
8) Por que a pomba não conseguia imaginar como a
formiga poderia ser útil a ela?
9) A formiga cumpriu sua promessa? Como?
10) Que tipo de texto é este?
,
Copie e faça as atividades
em seu caderno.
Ortografia M/N
01.Leia
as palavras do quadro e circule as letras que vêm depois da letra M.
02. Observe as
palavras do banco de palavras acima e formule uma regra para o uso da letra M nessas palavras.
____________________________________________________
03. Usar
M ou N?
·
Corrija as palavras acrescentando M ou N.
a. setebro:
________________ f. bado: __________________
b. xapu:__________________ g. lipo:___________________
c. baco:__________________ h. mudo:__________________
d. epada.
________________ i.
teporal:_________________
e. mereda:
_______________ j.
cabalhota:_______________
04. Advinhas
·
Leia com atenção as dicas com atenção
e descubra a palavra que se refere cada alternativa.
Atenção: Toda a
resposta tem M antes de P e B ou N
no final da sílaba. Ex: bombom,
campo, banco.
a. Cicatriz
na barriga por onde passou o cordão que liga a mãe ao bebê?
__________________________
b. Fogo
que se alastra causando grande prejuízo? _____________
c.
Que não é par?
_________________________
d. Mamífero
grande e com tromba? __________
e. Passa
na água e não se molha? ___________________
f.
Caderno de anotações, compromissos e
telefones? ____________
5. Reescreva as frases passando para a
letra cursiva (letra de mão).
a. Os bombons são recheados. ____________________________
b. As crianças gostam de brincar, __________________________
TRINCONI,
Ana; BERTIN, Terezinha; MARCHEZ, Vera; Ápis Língua Portuguesa, 3.º ano:
ensino fundamental, anos iniciais p. 64 e 65. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017.
Leia
o texto explicativo, copie e responda as questões no caderno:
As
palavras têm número de sílabas diferentes, de acordo com o número de sílabas,
recebem uma classificação:
Monossílabas- palavras com
apenas uma sílaba, por exemplo: PÓ
Dissílabas
– palavras
com duas sílabas, por exemplo: SO/ PRO
Trissílabas-
palavras
com três sílabas, exemplo: CA /DER/ NO
Polissílabas-
palavras
com mais de 4 sílabas, exemplo: A/ PAR/ TA/ MEN/ TO
Atividades
1- Em seu caderno,
copie as palavras abaixo e separe-as e classifique-as de acordo com o número
de sílabas:
Exemplo:
vaso = va / so - DISSÍLABA
A) Televisão -
B) Dançar-
C) Joelho-
D) Cama-
E) Juízo -
F) Banco-
G) SOL-
H) EU-
I)
Brinquedo-
J) Amigos-
K) Tapete-
L) Bicicleta-
M)Armário-
N) Geladeira-
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MATEMÁTICA
Leia os textos,
copie e responda as questões no caderno:
O
metro é uma unidade de medida de comprimento. Com ele podemos medir o
comprimento dos objetos, largura, espessura e altura das pessoas também.
Veja
abaixo alguns objetos usados para medir:
< http://www.portaldoprofessor.com/comprimento.htm>
1-Observe os instrumentos de medir a cima,
leia as frases abaixo e complete o espaço em branco.
A) A costureira usa a ____________para medir o
tecido.
B) O pedreiro mede a
parede com a___________.
C) A ___________tem 30
centímetros.
Quilôgrama
(Kg), ou simplesmente quilo, é uma unidade padronizada de medida que usamos
para indicar medidas de massa, peso. A balança é o instrumento mais usado
para descobrir uma medida de massa.
Quando
vamos ao mercado é possível encontrar vários produtos que pesam 1 kg.
2-
Pense e escreva em seu caderno, 6 produtos que compramos por kg.
Referência
bibliográfica: livro Ápis matemática 3º ano,(página 180) –
Organizadora Editora Ática – Editor
responsável: Guilherme Luiz 3ª edição-São Paulo, 2017
Portal do professor, unidade de medidas.
Disponível em:
< http://www.portaldoprofessor.com/comprimento.htm>/
acessado em 23/4/2020
Leia
o texto explicativo:
NÚMEROS
PARES E NÚMEROS ÍMPARES
QUANDO FORMAMOS GRUPOS DE 2 E NO FINAL NÃO
SOBRA NENHUM ELEMENTO, TRATA-SE DE UM NÚMERO PAR. JÁ QUANDO FORMAMOS GRUPOS
DE 2 E SOBRA 1 ESSE GRUPO DE ELEMENTOS É ÍMPAR.
Exemplo: 6- ** ** ** formou 3 grupos de 2;
então o número 6 é par
5-
** ** * formou 2 grupos de 2 e sobrou 1; então o número 5 é impar
1) Faça
os numerais de 100 a 200 em seu caderno:
2)
Escreva somente os algarismos pares:
3)
Pinte de amarelo os algarismos
ímpares:
Leia
o texto explicativo:
ANTECESSOR
E SUCESSOR
O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É O QUE VEM
IMEDIATAMENTE ANTES DELE, E O SUCESSOR
É O NUMERAL QUE VEM APÓS.
Faça no caderno:
COMPLETE
COM O SUCESSOR E O ANTECESSOR DE CADA ALGARISMO:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CIÊNCIAS
LEIA
O TEXTO COM ATENÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DOS
ANIMAIS
Classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos de acordo
com suas características.
Como já vimos anteriormente, os
animais, por exemplo, podem ser classificados em herbívoros, onívoros e
carnívoros. Nesse caso a característica escolhida para agrupar os animais é o
tipo de alimentação.
Outra característica que permite classificar os animais em dois
grandes grupos é a presença ou ausência de coluna vertebral.
· Animais vertebrados tem uma coluna vertebral.
É o caso dos cachorros, gatos, peixes, tubarões, jacarés, sapos e muitos
outros.
· Animais Invertebrados não tem uma coluna
vertebral. É o caso das abelhas, borboletas, centopeias, lulas, caracóis,
estrelas-do-mar, entre ouros.
Atividade
Observe
as imagens e as fichas a seguir
· Classifique
os animais abaixo de acordo com sua alimentação (carnívoro, herbívoro ou
onívoro) e se é vertebrado ou invertebrado. Responda em seu caderno.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Existem muitos animais
invertebrados diferentes. A maioria deles é pequena. Eles vivem em
praticamente todos os lugares da terra, em ambientes aquáticos e terrestres.
As formas do corpo dos animais invertebrados também variam bastante.
A tabela abaixo apresenta exemplos de invertebrados e o grupo a qual
pertencem.
Curiosidades
· Os
invertebrados correspondem aproximadamente, 95% das espécies de animais
existentes na Terra.
· A
lula-gigante é considerado o maior invertebrado e pode atingir
aproximadamente 18 metros de comprimento.
· Uma
formiga carrega em média 50 vezes o seu peso.
· Uma pulga pode saltar cerca de 50 centímetros de altura.
· A minhoca mais
comprida que já foi encontrada media 55 metros.
YAMAMOTO, Ana Carolina de Almeida. Buriti mais
Ciências, p.22 a 26. 3.º ano: ensino fundamental, anos iniciais. p.22 a 26 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
Atividade
Animais
invertebrados podem habitar uma grande variedade de
lugares, serem herbívoros ou carnívoros, entre outras características.
Escolha um animal invertebrado e faça uma pesquisa
sobre ele.
Copie
a ficha abaixo no caderno e faça o que se pede.
Ficha Técnica do Animal
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HISTÓRIA
O Espaço público
O
espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de
todos. Como praças, igrejas, hospitais e parques.
O espaço público é um local de encontro e relações entre as pessoas, sendo muito importante para a vida social.
O Espaço Privado
São
espaços pertencentes a pessoas, empresas, instituições. Por exemplo, supermercados,
lojas em geral, casas, bancos, lanchonetes e tantas outras.
Atividades
Observe
a imagem abaixo e escreva em seu caderno, exemplos de espaços público e
espaços privado:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bibliografia
Portalhortolandia.com.br, acessado em 24/4/2010
padariamoderna.com.br,
acessado em 24/4/2020
livro buriti mais história 3º ano,(página 11) –
Organizadora Editora Moderna – Editora responsável: Lucimara Regina de Souza
Vasconcelos. – 1ª,ed. – São Paulo.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GEOGRAFIA
COPIE
AS ATIVIDADES E RESPONDA NO CADERNO.
O
TRABALHO NO CAMPO.
A AGRICULTURA E A PECUÁRIA SÃO ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO RURAL.
AGRICULTURA É A ATIVIDADE DE CULTIVAR A
TERRA, PREPARAR O SOLO, E NO TEMPO CERTO, COLHER O QUE FOI PRODDUZIDO.
PECUÁRIA É A ATIVIDADE DE CRIAÇÃO E
REPRODUÇÃO DE ANIMAIS.
RESPONDA:
1) CITE DOIS PRODUTOS PRODUZIDOS NO CAMPO
QUE CONSUMIMOS EM NOSSAS CASA:
2) CITE UM ALIMENTO PRODUZIDO NA
AGRICULTURA QUE PODE SER CONSUMIDO IN NATURA (DO JEITO QUE VEM DA NATUREZA) E
TAMBÉM PODE SER INDUSTRIALIZADO (QUE PASSA POR PROCESSAMENTO NA INDÚSTRIA):
3) NO SEU DIA A DIA, QUE PRODUTOS DE ORIGEM
ANIMAL SÃO UTILIZADOS?
Fonte: Buriti Mais Geografia 3º ano,
páginas46 à 49.Organizadora: Editora Moderna. Editora responsável:Lina Yossef
Jomaa. 1º edição, São Paulo 2017
|
SEMANA
27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
4ºANO
|
|||||||||||||||||||||
E.M.E.F. PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
|
|||||||||||||||||||||
PORTUGUÊS
Leia o texto a seguir: Carta
A carta é um texto longo, que serve de
comunicação entre as pessoas.
· Carta
social/pessoal: escrevemos para amigos ou parentes.
· Carta
comercial: é enviada para uma empresa ou pessoa com o qual se tem relações de
negócios.
Ao escrevermos uma carta, devemos
seguir alguns passos importantes:
· Local
e data;
· Saudação;
· Assunto;
· Despedida;
· Assinatura.
Vamos
ler uma carta?
Florianópolis, 18 de dezembro de
2015.
Querida
Cecília,
Como
vai você? Espero que esteja tudo bem com você.
Estou
escrevendo essa carta porque aqui não há computadores e nem internet para
mandar e-mail. Demorei para me acostumar, mas agora, depois de seis meses,
posso dizer que estou gostando de morar longe da cidade. O sítio do vovô é
enorme. E os vizinhos são amáveis e vivem com muito pouco. Mesmo assim são
felizes e não reclamam da vida.
Levanto
bem cedinho e vou ajudar na limpeza do jardim, do galinheiro e do estábulo.
Passo o dia todo ajudando o vovô. Sempre há coisas pra fazer.
Durante
a noite estou tão cansado que durmo a noite inteira. Não tenho tempo pra
pensar bobagens.
Passar
uns tempos aqui está fazendo bem pra minha cabeça. Começo até a pensar na
possibilidade de não voltar mais.
A
vida no campo é ótima. Você precisa conferir.
Espero
por você aqui.
Abraços de seu irmão,
Rogério
Copie e responda as questões no caderno de acordo
com a carta lida:
01. Marque a alternativa correta:
Que tipo de texto é
este:
(A)
Notícia (B)
Lenda (C)
Carta (D) Fábula
02. Quem enviou e quem recebeu este
texto?
03. De que lugar foi enviado este texto?
04. Que idade você imagina que tem quem
escreveu o texto? Justifique.
05. Por que Rogério se comunicou com sua
irmã desta forma?
06. Como Rogério descreve o lugar em que
está?
07. Agora é a sua vez, escreva uma carta para sua
professora e entregue à ela quando retornar as aulas. Não se esqueça de
nenhuma parte da carta (Local e data; saudação; assunto; despedida; assinatura) e capriche!
|
|||||||||||||||||||||
MATEMÁTICA
1) Na
turma do 4º ano foi feita uma pesquisa sobre preferência dos programas de
televisão. 8 alunos preferem desenhos, 4 esportes, 2 noticiários e 10
preferem filmes. Leia os dados, em seguida faça a tabela abaixo no caderno
preenchendo com a quantidade de votos, depois construa um gráfico de colunas
para exemplificar melhor.
PREFERÊNCIA
DOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO DO 4ºANO
Agora
copie as questões no caderno e responda:
· Qual
programa de televisão preferido pela turma?
· Qual
programa foi menos votado?
· Quantos
alunos participaram da pesquisa?
2)
Faça em seu caderno:
Construa o calendário de maio de 2020.
Responda as perguntas:
a)
O aniversário da cidade será 19 de maio. Que dia da
semana cairá?
b)
Que dia cairá segunda quarta-feira do mês?
c)
Primeiro de maio é feriado nacional em comemoração ao
dia do trabalhador. Que dia da semana cairá?
d)
Que dia cairá a última sexta-feira do mês?
e)
Vamos recordar:
· Uma
semana tem quantos dias?
· O
mês tem quantas semanas aproximadamente?
· Um
dia tem quantas horas?
|
|||||||||||||||||||||
CIÊNCIAS
Os Microrganismos e
a saúde
Os
microrganismos podem ser benéficos, neutros ou causar doenças. Os
microrganismos nocivos à saúde podem entrar em nosso corpo de diversas
formas. Conhecer essas formas de transmissão é uma maneira de se prevenir
contra as doenças causadas por microrganismos.
Picadas
de insetos
Muitas
doenças causadas por microrganismos são transmitidas pela picada de insetos.
É o caso da dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, que são causadas por
vírus. A malária é a doença de Chagas, causadas por protozoários, também são
transmitidas por insetos.
Contato
com gotículas de saliva
Alguns
microrganismos são liberados para o ambiente nas gotículas de saliva lançadas
quando as pessoas doentes tossem ou espirram. Quando essas gotículas atingem
o nariz, os olhos ou a boca de outra pessoa, ela pode adoecer. Essa é uma
forma de transmissão de doenças como gripe, resfriado, Covid 19, sarampo e
catapora, que são causadas por vírus.
Outras
formas de contágio também são o contato com objetos e utensílios de cozinha
de pessoas contaminadas.
Referência
bibliográfica: Livro Buriti mais Ciências 1 ano (página 36) - Organizadora:
Editora Moderna - Editora responsável:
Ana Carolina de Almeida Yamamoto - 1 edição- São Paulo, 2017
Atividade:
Faça o quadro a seguir em seu caderno e complete com as informações
que estão faltando:
|
|||||||||||||||||||||
HISTÓRIA
Mudanças no modo de
vida dos seres humanos
Além
do cultivo de vegetais, houve também a domesticação de animais, com isso
aumentou a quantidade de carne, couro e pele. A lã das ovelhas passou a ser
utilizada na confecção de vestimentas (roupas).
O
desenvolvimento de instrumentos e recursos naturais tornou possível a
construção de abrigos mais seguros, feito de pedra, madeira e barros cobertos
com folhagens. Com isso as habitações tornaram a vida mais seguras, contra a
adversidade da natureza, como neve, chuvas e alguns animais predadores.
A
fixação dos grupos e a maior quantidade de alimentos provocaram o crescimento
da população, aumentando o número de nascimento e a população passou a viver
mais tempo.
Com
o aumento de pessoas foi necessário aumentar a quantidade de alimentos.
Assim, o controle da produção precisou ser mais eficaz, com isso foi
necessário aprimorar, cada vez mais, as técnicas agrícolas para evitar
períodos de escassez e fome.
Referência
bibliográfica: Livro buriti mais: história 4º ano: manual do professor/
organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e
produzida pela Editora Moderna; editora responsável Lucimara Regina de Souza
Vasconcelos. – 1. Ed.- São Paulo: Moderna, 2017. (Pag. 32).
1. Com
o cultivo de vegetais e a domesticação dos animais o que aumentou? E por quê?
2. Com
as habitações as pessoas ficaram mais seguras. Por quê? Em sua cidade existem
pessoas que não tem habitação? Como você acha que eles se sentem?
3. Nesse
momento de crise, (CORONAVIRUS) muitas pessoas estão passando necessidades.
Em sua opinião o que deve ser feito?
Organização social
A
mudança da vida nômade para a sedentária demorou milhares de anos para
ocorrer.
A
fixação dos grupos humanos e a convivência constante trouxeram a necessidade
de criar formas de organização social. Nessa transição foram formados os
primeiros grupos familiares, ou clãs, milhares de tempos depois criaram as
aldeias, vilas e cidades.
Os
clãs partilhavam ferramentas de trabalho, terras e os cultos a diferentes
divindades. Essas sociedades passaram a se organizar em torno de um líder,
geralmente o homem mais velho do grupo, por julgarem mais experiente.
Há arqueólogos que
afirmam que alguns grupos eram liderados por mulheres, devido a descobertas
de esculturas de mulher, como divindade, (deusa) à fertilidade e o poder
atribuídos às mulheres era por causa da gestação.
Referência
bibliográfica: Livro buriti mais: história 4º ano: manual do professor/
organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e
produzida pela Editora Moderna; editora responsável Lucimara Regina de Souza
Vasconcelos. – 1. Ed.- São Paulo: Moderna, 2017. (Pag. 34).
Atividades
1. Como
você entende que era ser um nômade?
2. Ainda
hoje somos liderados por políticos. Cite alguns deles?
3. Você
conhece ou já ouviu falar de alguma líder feminina? Cite pelo menos uma?
|
|||||||||||||||||||||
GEOGRAFIA
Escreva no caderno:
O Município é parte
do estado:
Cada
estado brasileiro também se divide em partes chamadas municípios.
Isso
significa que o lugar onde vivemos faz parte de um município.
Em
todo município existe uma Prefeitura e uma Câmara dos Vereadores ou Câmara
municipal. O prefeito governa o município. Ele trabalha na prefeitura e é
auxiliado por vários secretários municipais.
Referência
bibliográfica: Livro buriti mais Geografia (pg. 23) Editora responsável Lina
Youssef Jomaa1 edição são Paulo 2017
Pesquise:
Quais são as
funções dos vereadores, do governador do estado, dos deputados estaduais,
deputados federais, senadores e presidente da República. Anote suas
descobertas no caderno.
|
27 DE ABRIL A 01 DE MAIO
5º ANO
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE
ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
PORTUGUÊS
ORTOGRAFIA : M - P / B
LEMBRE-SE:
Antes de P
e B use
M.
1. Escreva
o texto no caderno e complete com M ou N, de acordo com a regra:
Presente!
As pessoas são prese___tes!
Algumas chegaram com e__ balagens bonitas,
Anu__ciando um eve___to qualquer.
Outras, em e___balagens comuns,
Sem nada especial.
Existem ai___da aquelas que chegam
Com a e___balagem machucada,
Às quais não damos o menor valor...
Existem aquelas que chegam registradas.
Prese___tes valiosos,
Pois não se perdem no caminho...
Mas a e__balagem não é o prese__te,
E sim o seu co__teúdo.
É com ele que apre___demos e crescemos.
Você, eu e ta__tas pessoas
E__patamos qua__do entendemos
Que somos prese__te umas para as outras.
É se___pre no afrouxar de nós
Que nos dese___brulhamos pouco a pouco.
E aos poucos vamos percebe__do e
revela___do
O ime___so prese___te co___tido:
Nós mesmo.
Autor desconhecido.
2.
Quais palavras do texto atenderam à regra: "Antes de P e B use M ".
3. Que palavras do texto aparecem com N e
não com M? Por quê?
4. Faça uma lista com dez palavras usando P / B ante do M. Não utilizando as palavras do texto.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia
a frase abaixo e reflita sobre o assunto, se possível converse com seus
familiares sobre isso:
Por que quando estamos em isolamento
social nos alimentamos com mais frequência? De que maneira isso pode afetar
nossa saúde?
Agora
produza em seu caderno um texto com este tema.
Não
esqueça de usar a pontuação corretamente.
Leia
o texto com atenção, copie e resolva as atividades no caderno:
NOMES PRÓPRIOS E
NOMES COMUNS.
As
letras maiúsculas são usadas para
escrever nomes próprios (Nomes de pessoas, Lugares, Cidades, Rios, Firmas
etc).
Exemplo: Desirée, Avenida Brasil, São Paulo, Rio Tietê, etc)
As
letras minúsculas são usadas para
escrever nomes comuns (objetos, animais etc)
Exemplo:
caderno, leão, garfo, mesa etc.
Faça
uma tabela como a exemplificada a baixo e separe os elementos do quadro a
seguir na coluna adequada:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
MATEMÁTICA
1)
Arme e resolva as contas em seu caderno:
a)
9765 + 3986 =
b)
8543 + 4570 =
c)
4367 + 2115 =
d)
9631 + 5565 =
e)
9631 – 4753 =
f)
8421 – 5565 =
g)
7532 – 3986 =
h)
6521 – 2963 =
i)
4329 × 9 =
j)
8732 × 8 =
k)
5321 × 7 =
l)
9633 × 9 =
m)
9792 ÷ 2 =
n)
8652 ÷ 3 =
o)
7644 ÷ 4 =
p)
9639 ÷ 9 =
2)
Copie os problemas no caderno e depois resolva cada um deles. Não esqueça de
colocar a conta e a resposta.
a) Márcia
nasceu no ano de 1975 e Luciano é 6 anos mais velho que ela. Em que ano
Luciano nasceu?
b)
Maristela vendeu 1875 bombons e ainda ficou com 2245 bombons. Quantos bombons
tinha Maristela antes de vender os 1875?
c)
Em um jardim há 2136 margaridas, 1089 rosas e 2436 dálias. Quantas flores há
nesse jardim?
d) O
tanque de água do sítio tem capacidade para 40.000 litros. André gastou 574
litros. Quantos litros ainda ficaram no tanque?
e)
Zezé foi ao mercado e gastou R$ 235,00. Deu R$ 300,00 para pagar suas
compras. Quanto Zezé recebeu de troco?
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
CIÊNCIAS
Leia o texto com atenção, copie
e resolva as atividades no caderno:
Prevenção de distúrbios
alimentares
Existem vários tipos de distúrbios
nutricionais ou alimentares. Na anorexia, por exemplo, a pessoa não consegue
se alimentar; já a pessoa com bulimia se alimenta, mas sente culpada e
provoca vômitos ou diarreia.
Outros
distúrbios que se tornaram comuns são o sobrepeso e a obesidade. Eles podem
ser causados, entre outros fatores, por ingestão de alimentos em excesso,
consumo de alimentos ultraprocessados e falta de atividade física.
Cultivar
alguns hábitos como os que seguem abaixo pode ajudar a prevenir os
transtornos alimentares:
1.
Comer sempre nos mesmos horários, não pular refeições e
dar preferência a lanches saudáveis entre elas.
2.
Reduzir o consumo de alimentos processados e
ultraprocessados.
3.
Cultivar amigos, conversar com pais e professores,
buscar opiniões e conselhos quando estiver angustiado ou em situações
difíceis e estressantes.
4. Aceitar e valorizar as diferenças! Cada um de nós tem
um corpo diferente e todos têm sua beleza, temos de respeitá-lo e cuidar dele
para mantê-lo saudável.
Referência
bibliográfica: livro Buriti Mais Ciências 5º ano,(páginas 106 e 107) –
Organizadora Editora Moderna; editora responsável Ana Carolina de Almeida
Yamamoto – 1. Ed. – São Paulo, 2017
Responda:
1.
Quais são os distúrbios nutricionais ou alimentares
citados no texto?
2.
De acordo com o texto, quais as possíveis causas da
obesidade e do sobrepeso?
Escreva palavras e frases que representem os valores e
características que acha importantes em você. Quando voltar as aulas
realizaremos a socialização.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
HISTÓRIA
Leia o texto e faça a atividade no caderno:
Cultura material e imaterial
Cultura material e
cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e
características de determinado grupo ou região.
A cultura
material é associada aos elementos concretos de uma sociedade, representando
a cultura e história de sua população. Os bens de natureza material podem ser
móveis ou imóveis.
Já a cultura
imaterial é relacionada a elementos abstratos, que
fazem parte de uma cultura, e dizem respeito às práticas e domínios da vida
social de determinado grupo. A cultura imaterial é passada de geração a
geração.
Atividade:
Faça
uma tabela como a exemplificada a baixo e separe os elementos do quadro a seguir
na coluna adequada:
_________________________________________________ GEOGRAFIA
Pesquisas
realizadas afirmam que a desigualdade social ocorre em todo o nosso país e
manifesta-se de maneira mais ou menos intensa em cada região, cada unidade
federativa, ou, em cada município. Sendo assim, produza um texto no caderno expondo
sua opinião:
Todas
as pessoas do nosso país possuem boas condições de vida, como: acesso a
escola, a saúde, a moradia adequada, a saneamento básico, boa alimentação e
atividades de lazer?
|
ATIVIDADES DE ARTE
27/04/2020 a 01/05/2020
27/04/2020 a 01/05/2020
Prefeitura
Municipal de Hortolândia
Secretaria
de Educação, Ciência e Tecnologia.
ARTE
Unidade Escolar:
Professora:
Especialidade:
Artes
Faixa Etária: 1º ao 5º ano
Data: 27/04/2020 a 01/05 /2020
Atividade: Pesquisar lendas indígenas.
A
cultura indígena é muito rica, vamos conhecer um pouco dela?
Primeiro
assista o vídeo sobre as lendas indígenas:
Pesquise sobre essa lenda que você
acabou de conhecer no vídeo acima pesquise
sua origem e curiosidades - agora
através dela faça um desenho. Explore as
cores, as formas, preste a atenção nas casas deles, nas pinturas e na natureza.
ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
27/04/2020 a 01/05/2020
e fotos
LÍNGUA INGLESA – 1°
ANO
SEMANA DE 27/04/2020 À 01/05/2020
|
Passo 1 – no dia
22 de abril comemora-se o earth day (dia da terra) ao redor do mundo.
esse é um dia especial para pensarmos a respeito das nossas atitudes para com
o nosso planet (planeta), e o que podemos fazer para torná-lo um lugar ainda
melhor para vivermos.
Passo 2 - Em uma
folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie
o vocabulário apresentado e com a ajuda de um adulto, digite essas palavras
em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________
DE 2020.
EMEF:
_____________________________________________________________________
NAME:
________________________________________________________ 1º ANO______
TEMA DA AULA: EARTH DAY (DIA DA TERRA)
VOCABULARY: earth - terrA nature – nATUREZA planet – PLANETA
PASSO 3 –EM SEGUIDA, escreva bem grande numa folha a
palavra earth (terrA) e utilizando elementos da nature(nATUREZA) que você tenha em casa - como terra, pedrinhas,
pétalas de flores, folhas secas, gravetos, grama, etc - enfeite a palavra
colando todos esses elementos sobre ela. Veja na foto abaixo como poderá
ficar.
Passo 4 - Sugestão:
Em um site de reprodução de vídeos, procure o vídeo “I Love My Planet - The
Earth Song for children” – do canal HiDino Kids Songs (eu amo meu planeta – A
música da terra para crianças – do canal hidino música para crianças) que
fala sobre o earth day (dia da terra). O vídeo está em inglês, tente
identificar as palavras que estudamos na aula de hoje e outras que você já
tenha ouvido anteriormente.
Indicação de vídeo (música): I Love My Planet - The Earth Song for
children – do canal HiDino Kids Songs (eu amo meu planeta – A música da terra
para crianças – do canal hidino música para crianças).
NÃO
ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE
SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.!
|
LÍNGUA INGLESA – 2° ANO
SEMANA
DE 27/04/2020 À 01/05/2020
|
Passo
1 – Nesta Atividade
trabalharemos
o Earth
day (Dia da terra). O Earth day É um dia em que
nós aprendemos
diversas
maneiras
de proteger
o nosso meio ambiente.
Cuidar do nosso planeta terra É realmente
importante!
O Earth day É celebrado
todo ano no dia 22 de abril.
Passo
2 - Em
uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo),
copie o vocabulário apresentado.
HORTOLÂNDIA, _______ DE
___________________________________________ DE 2020.
EMEF:
_____________________________________________________________________
NAME:
________________________________________________________ 2º ANO______
TEMA DA AULA: Earth Day (Dia da terra)
VOCABULAry: VOCABULÁRIO
EARTh (Terra) Day (Dia) Help (AJUDAR) Save (Salvar) Planet (Planeta)
COM A AJUDA DE UM
ADULTO, EM UM SITE DE PESQUISE, DIGITE AS PALAVRAS, OUÇA A PRONÚNCIA DE CADA
UMA E REPITA EM SEGUIDA.
PASSO 3 – PEÇA
ajuda à alguém da família e procure no quintal ou jardim alguns elementos da
natureza tais como: galhos, folhas, gramas, flores, pétalas, pedrinhas e use
a sua criatividade para fazer um desenho bem bonito usando todos esses
elementos que você encontrou. Nesta atividade você pode utilizar lápis de
cor, giz de cera para fazer O desenho e usar os elementos para decorá-lo.
-
Indicação de vídeo: REducE, Reuse, recycle Song for kids.
-
Indicação de MÚSICA: Earth Day Song for childrens
não
esqueça de guardar a sua atividade. No retorno das aulas ela deverá ser
entregue ao professor de língua inglesa da sua escola.
|
Atividade para todos os alunos da nossa escola: semana de 13
a 17/04
|
* Leia o livro "O
coelhinho que não era da páscoa"
da Ruth Rocha que está disponível no link abaixo. Depois registre em seu
caderno através de desenho ou escrita outras profissões que Vivinho poderia
escolher.
|
* Leia o livro "A
História da Ostra e da Borboleta: O coronavírus e eu" da Ana M. Gomez que está disponível no
link abaixo. Depois registre em seu caderno através de desenho ou escrita
como você está se sentindo nesse período de isolamento social.
|
* Leia o livro "Cadê
todo mundo" da Professora Jane
Prado que está disponível no link abaixo. Depois faça: um desenho (JDII e 1ºs anos), escreva um bilhete (2ºs
anos e 3ºs anos) e carta (4ºs anos e 5ºs anos)
à seu(a) professor(a) para entregar quando as aulas voltarem.
|
* Leia o poema
“Caixa Mágica de Surpresa” de Elias José. Depois
registre em seu caderno através de desenho ou escrita dos livros que você já
leu e gostou.
Caixa
Mágica de Surpresa
Um
livro
é
uma beleza,
é
caixa mágica
só
de surpresa.
Um
livro
parece
mudo,
Mas
nele a gente
descobre
tudo.
Um
livro
tem
asas
longas
e leves
que,
de repente,
levam
a gente
longe,
longe.
Um
livro
é
parque de diversões
cheio
de sonhos coloridos,
cheio
de doces sortidos,
cheio
de luzes e balões.
Um
livro é uma floresta
com
folhas e flores
e
bichos e cores.
É
mesmo uma festa,
um
baú de feiticeiro,
um
navio pirata do mar,
um
foguete perdido no ar,
É
amigo e companheiro.
|
*
Leia o livro "Jandê o Curumim Tremembé" de José Marcos de Castro Martins que está disponível no link
abaixo. Depois pesquise palavras que usamos em nosso dia-a-dia que tem origem
indígena e registre em seu caderno através de desenho ou escrita.
|
SEMANA
20 A 24 DE ABRIL
JARDIM
II
|
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
NOME:________________________________
LER O
ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
LER
OS NUMERAIS
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
|
ATIVIDADE 1
- CANTAR
A MÚSICA “BORBOLETINHA”
BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU.
-
DESENHAR A BORBOLETA EM FOLHA DE CADERNO QUE TIVER EM CASA E UTILIZAR FOLHAS
DAS ARVORES, FLORES SECAS PARA COLAR JUNTO COM A BORBOLETINHA, DE DIFERENTES
TEXTURAS E TAMANHOS SIMULANDO SEU LUGAR NA NATUREZA. SE NÃO CONSEGUIR ESSES
ITENS PODE DESENHAR.
|
ATIVIDADE 2
-
CONTE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO PARA O ALUNO;
-
PEDIR PARA O ALUNO DESENHAR O FINAL DA HISTÓRIA, PODENDO FAZER UM FINAL DIFERENTE E MUDAR A COR DO
CAPUZ DA CHAPEUZINHO.
|
ATIVIDADE 3
- CANTAR A MÚSICA : O SAPO NÃO LAVA O PÉ
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ
PORQUE NÃO QUER!!!
MAS QUE CHULÉ TÁ SAINDO
DO SEU PÉ!!!
- FALAR
SOBRE HIGIENE COM O ALUNO;
-
PEDIR PARA DESENHAR 4 HÁBITOS DE HIGIENE PARA EVITAR O CORONA VÍRUS.
|
SEMANA 20 A 24 DE ABRIL
1º ANO
|
||||||||||||||||||||||||
E.M.E.F
PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
HOJE
É ______________________________________
PROFESSORA:_________________________________
NOME
COMPLETO:_______________________________
|
||||||||||||||||||||||||
PORTUGUÊS
1- COPIE
NO CADERNO A ESTROFE ABAIXO:
O
G ESTÁ NO GATO,
NA
GAIVOTA E NA GIRAFA,
NO
GELO E NA GEMADA,
NA
GAIOLA E NA GARRAFA.
2- ESCREVA
AS PALAVRAS INICIADAS COM AS SÍLABAS INDICADAS ABAIXO:
_________________ ____________________ __________________ _____________
____________________ _________________ _________________
3- FORME
10 PALAVRAS COM AS SÍLABAS ABAIXO:
|
||||||||||||||||||||||||
MATEMÁTICA
COMPARAÇÃO
DE NÚMEROS COM A RETA NUMÉRICA.
REALIZAR
A ATIVIDADE COM CAPRICHO EM SEU CADERNO.
OBSERVE
E DESENHE EM SEU CADERNO A RETA NUMÉRICA ABAIXO.
RESPONDA EM SEU CADERNO:
ATIVIDADE 1
1- DE ACORDO COM A
RETA NUMÉRICA, QUAL NÚMERO VEM DEPOIS DO 5?
2- CIRCULE NA RETA NUMÉRICA
QUE VOCÊ DESENHOU O NÚMERO 8.
3- PINTE DE AZUL
O NÚMERO QUE ESTÁ À ESQUERDA DO 10?
4- PINTE DE VERDE O NÚMERO QUE ESTÁ À DIREITA DO 2.
ATIVIDADE
2
LOCALIZE OS NÚMEROS
NA RETA NUMÉRICA, E COMPLETE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO COM MAIOR OU MENOR.
1- 7 É ______________________DO
QUE 2.
2- 8 É
______________________DO QUE 10.
3- 1 É
______________________DO QUE 5.
4- 3
É______________________DO QUE 4.
|
||||||||||||||||||||||||
HISTÓRIA
ATIVIDADE
RELACIONADA AO LIVRO DIDÁTICO: BURITI MAIS HISTÓRIA.
REALIZAR
ATIVIDADE NO CADERNO.
LEITURA:
TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA.
EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE REPRESENTAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. UMA
DELAS É O DESENHO DE UMA ÁRVORE, EM QUE NO TRONCO FICAM AS PESSOAS MAIS
VELHAS E NOS GALHOS FICAM OS MAIS NOVOS.
ÁRVORE GENEALÓGICA É O NOME DADO Á REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DE UMA
FAMÍLIA POR MEIO DE DESENHO DE UMA ÁRVORE.
Referência bibliográfica: Livro
Buriti mais História 1 ano (página 47) - Organizadora: Editora Moderna -
Editora responsável: Regina, Lucimara de Souza Vasconcelos - 1 edição- São Paulo,
2017.
VEJA
O DESENHO DA ÁRVORE GENEALÓGICA QUE ANA FEZ DE SUA FAMÍLIA.
FONTE DA
FOTO: LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS HISTÓRIA 1ºANO.
ATIVIDADE.
MONTE
EM SEU CADERNO A ÁRVORE GENEALÓGICA DE SUA FAMÍLIA.
DESENHE
UMA ÁRVORE, ESCREVA OS NOMES DOS SEU FAMILIARES, AVÓS PATERNOS, AVÓS
MATERNOS, MÃE, PAI, IRMÃOS E O SEU NOME. DEPOIS PINTE A ÁRVORE BEM BONITA.
|
||||||||||||||||||||||||
GEOGRAFIA
ATIVIDADE
REFERENTE AO LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS GEOGRAFIA.
LEITURA:
A
CASA É O LUGAR EM QUE CONVIVEMOS COM NOSSA FAMÍLIA E NOSSOS AMIGOS. NELA, NÓS
BRINCAMOS, FAZEMOS AS REFEIÇÕES, DORMIMOS E DESCANSAMOS.
A
CASA É UM ABRIGO, POIS NOS PROTEGE DA CHUVA, DO FRIO E DO CALOR.
Referência bibliográfica: Livro Buriti mais
Geografia 1° ano ( página 44) - Organizadora: Editora Moderna- Editora
responsável: Roussef, Lina Jonas 1° edição- São Paulo, 2017.
ATIVIDADES.
1
- DESENHE EM SEU CADERNO COMO É A SUA MORADIA.
2
- APÓS DESENHAR ESCREVA OS NOMES DOS CÔMODOS.
3
-ESCREVA OS NOMES DE ALGUNS MATERIAIS QUE FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE
SUA MORADIA.
4
- UTILIZANDO UMA FOLHA, FAÇA UMA DOBRADURA FORMANDO UMA CASA E PINTE BEM
BONITO. SIGA O EXEMPLO:
EXEMPLO DE COMO FAZER DOBRADURA DE CASA.
|
20 A 24/04
2º ANO
|
|
E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE
ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
NOME
COMPLETO:______________________________
|
|
PORTUGUÊS
OLÁ QUERIDO
ALUNO!
· COPIE EM SEU CADERNO A CANTIGA
ABAIXO COMPLETANDO OS ESPAÇOS
QUE FALTAM UTILIZANDO AS PALAVRAS DO
QUADRO A SEGUIR:
TÍTULO: SAPO CURURU
SAPO ___________________
NA BEIRA DO RIO QUANDO O SAPO CANTA, Ô MANINHA
É PORQUE TEM ________________.
A MULHER DO________________
DEVE ESTAR LÁ DENTRO FAZENDO RENDINHA, Ô MANINHA
PARA O _________________.
·
AGORA EM SEU CADERNO CRIE UMA
FRASE PARA CADA PALAVRA A SEGUIR:
SAPO -
_______________________________________________
_______________________________________________
RIO -
_______________________________________________
_______________________________________________
MULHER - _______________________________________________
|
|
MATEMÁTICA
1.
CALENDÁRIO DO MÊS
DE ABRIL
PESQUISE O CALENDÁRIO DO MÊS DE ABRIL,
REGISTRE-O NO CADERNO RESPONDA:
1)
QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE ABRIL?
2)
QUANTOS DOMINGOS TEM NO MÊS DE ABRIL?
3)
O DIA 25 DE ABRIL EM QUAL DIA DA
SEMANA CAIRÁ?
2.
AGRUPAMENTO DE 10
EM 10
COMO JÁ
VIMOS, UMA DEZENA É FORMADA POR 10 UNIDADES E É REPRESENTADO DA SEGUINTE
FORMA:
O DESAFIO É:
·
PEGUE
UMA PORÇÃO DE FEIJÃO E COLOQUE SOBRE UMA MESA.
·
CONTE E
SEPARE DE 10 EM 10. AS QUE SOBRAREM, DEIXE DO LADO.
·
AGORA
VAMOS REGISTRAR NO CADERNO: CADA CONJUNTO COM 10 SEMENTES DE FEIJÃO, DESENHE
1 BARRINHA (AQUELA QUE CORRESPONDE A UMA DEZENA). AS SOBRAS, DESENHE
CUBINHOS.
·
FEITO
ISSO, DESCUBRA QUANTAS SEMENTES VOCÊ PEGOU APENAS CONTANDO O NÚMERO DE
DEZENAS E DE UNIDADES.
OBSERVAÇÃO: REPITA ESTA
ATIVIDADE 4 VEZES PEGANDO PORÇÕES DIFERENTES E REGISTRE NO CADERNO.
|
|
CIÊNCIAS
COM A AJUDA DE UM ADULTO, MEÇA SUA SOMBRA,
ÀS 8 HORAS, AO MEIO DIA E ÀS 15 HORAS.
ANOTE AS INFORMAÇÕES COM O HORÁRIO E
TAMANHO DA SUA SOMBRA NO CADERNO.
|
|
HISTÓRIA
DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA NO
PERÍODO DA MANHÃ, UMA ATIVIDADE NO PERÍODO DA TARDE E OUTRA A NOITE.
|
|
GEOGRAFIA
FAÇA UMA LISTA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE
VOCÊ E SUA FAMÍLIA USAM DIARIAMENTE.
|
20 A 24/04
3º ANO
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE
ARAÚJO
HORTOLÂNDIA,
________ DE ABRIL DE 2020.
NOME
COMPLETO:_______________________________
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PORTUGUÊS
TRABALHANDO
COM NOTÍCIA DE JORNAL
LEIA
A NOTÍCIA ABAIXO COM ATENÇÃO.
Golfinho
leva turistas à praia em Caraguatatuba
Um golfinho nariz-de-garrafa é uma das atrações do verão em
Caraguatatuba. O golfinho, que recebeu o apelido de “Tião”, mede 2,60M e tem
200KG. Ele tem levado dezenas de turistas às praias Martin de Sá e Prainha diariamente.
Ele é macho, cinza e tem cerca de 15 anos. O assédio dos turistas fez o IBAMA
criar um plantão nas duas praias para evitar que os banhistas perturbem o
animal.
(Folha de São
Paulo, Caderno Folhinha, 13/11/94)
Ø
RESPONDA NO CADERNO!
1.
Sobre o que nos fala esse texto?
_________________________
2.
Dê as informações sobre o golfinho.
a) Apelido: ______________________
b) Peso: ________________________
c) Comprimento: __________________
d) Cor: _________________________
e) Idade: ________________________
3. Que tipo de texto é esse? _____________________
Você sabe o que é
golfinho?
·
Os golfinhos são mamíferos encontrados em todos os
oceanos do mundo e em alguns rios.
LEIA
O TEXTO, COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
GÊNERO TEXTUAL: NARRAÇÃO/FÁBULA.
UM TEXTO NARRATIVO É CARACTERIZADO POR
CONTAR UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS.
EM
UMA PRODUÇÃO NARRATIVA É NECESSÁRIO UMA INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO DA
HISTÓRIA E O DESFECHO FINAL.
RESPONDA:
1)
FÁBULAS SÃO TIPOS DE TEXTO NARRATIVOS. ESCREVA O NOME DE ALGUMAS FÁBULAS
CONHECIDAS POR VOCÊ:
2)
ORGANIZE EM TABELAS O TÍTULO DA FÁBULA E OS PERSONAGENS:
3)
ESCREVA A MORAL DAS FÁBULAS:
4) ESCOLHA UMA
DELAS E FAÇA UMA BONITA ILUSTRAÇÃO:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MATEMÁTICA
COPIE AS QUESTÕES
NO CADERNO E RESPONDA:
1-Ordene
os números, escrevendo-os na ordem decrescente (do maior para o menor):
2-Agora,
vamos fazer o contrário: Ordene os números na ordem crescente (do menor para o maior):
3-Descubra
e complete a sequência numérica, faça em seu caderno:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CIÊNCIAS
ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
Ø
Leia o texto com
atenção. Copie as questões e responda em seu caderno
Todos os animais precisam de uma
alimentação adequada, pois é de onde retiram a energia necessária para manter
o organismo funcionando corretamente. De acordo com seus hábitos
alimentares os animais podem ser classificados em onívoros, carnívoros e herbívoros.
·
Onívoros:
comem plantas e outros animais. É o caso dos cachorros, dos gambás, das
galinhas, e dos seres humanos.
·
Carnívoros:
comem apenas outros animais, como o leão, o louva-a-deus, a piranha, a
joaninha e a lagartixa.
·
Herbívoros:
comem apenas plantas. É o caso das abelhas, das borboletas, dos cavalos,
coelhos e dos peixes-boi.
Atividade
1.
De acordo com a classificação da alimentação dos animais, escreva nos espaços
abaixo, nomes de três animais
herbívoros, três onívoros e três carnívoros.
a)
Herbívoros: ____________,
_____________, _____________.
b)
Onívoros: ______________,
_____________, _____________.
c)
Carnívoros: ____________, ______________,______________.
2. Complete as frases abaixo de
acordo com que fiquem corretas:
a) A
energia dos animais vem da _________________________.
b) Os
animais _________________________só comem vegetais.
c) Os
animais que só comem outros animais são conhecidos como __________________________.
d) Os
animais que se alimentam de vegetais e carne são conhecidos como
__________________________.
3.Você acha que o
ser humano é herbívoro, onívoro ou carnívoro?
Explique.
§ Faça uma pesquisa
dos animais a seguir. Faça o que se pede em seu caderno.
§ Complete as fichas
dos animais abaixo com informações sobre suas características.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HISTÓRIA
Atividade
para ensinar a diferença de rua e bairro.
O
que é rua?
A
rua é uma via por onde circulam pessoas, veículos, motos e bicicletas. As
ruas possuem histórias e nomes. Cada uma recebe um nome e cada casa e prédio
recebe um número, para que seja possível a localização e a identificação.
A
sua rua pertence a um bairro.
Mas
o que seria o bairro então?
É
simples, o bairro é um conjunto de ruas, de praças e de moradias. Cada casa
possui um número, que serve para ajudar na nossa localização, por exemplo,
para o envio de carta, ou qualquer correspondência.
Há
também o CEP, que é um número criado pela Empresa Brasileira de Correios para
facilitar a separação e entrega de correspondência.
Atividade
1-
Em seu caderno, com a ajuda de seus pais, desenho um
envelope de carta e escreva o endereço, como a figura abaixo. A frente do
envelope é o destinatário, que é para onde a carta será enviada. Atrás é o
remetente, onde se escreve o endereço de quem está enviando a carta, no caso
você. Querido aluno(a) você irá escrever os dois endereços.
Exemplo:
2– Faça como
o Marcelo da imagem abaixo!!! Observe seu bairro, desenhe as principais
características que ele tem; como igrejas, escolas, praças, casas, prédios e
parques. Use a sua criatividade, registre o desenho no caderno e pinte. Bom
trabalho!!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57108
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GEOGRAFIA
O ESPAÇO RURAL
(COPIE O TEXTO E AS PERGUNTAS NO CADERNO E
RESPONDA)
NA PAISAGEM DO CAMPO OU ÁREA
RURAL, HÁ POUCAS CONSTRUÇÕES, AS CASAS FICAM AFASTADAS UMAS DAS OUTRAS,
CERCADAS POR PLANTAÇÕES, PASTOS OU MATAS. TAMBÉM HÁ POUCAS RUAS E A MAIORIA É
DE TERRA. HÁ POUCAS LOJAS, FÁBRICAS E HOSPITAIS.
POR ESSAS CARACTERÍSTICAS, DIZEMOS
QUE O CAMPO É UM ESPAÇO COM POUCA CONCENTRAÇÃO DE CONSTRUÇÕES, DE PESSOAS, DE
VEÍCULOS E PORTANTO, UM ESPAÇO DE ATIVIDADES LIGADAS A NATUREZA.
Referência
bibliográfica: Buriti Mais Geografia 3° ano, pg 36, Organizadora: Editora
Moderna. Editora responsável: Lina
Youssef Jomaa. 1° edição, São Paulo 2017
1) ESCREVA
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO RURAL:
2) POR
SE TRATAR DE UM ESPAÇO COM ATIVIDADES RELACIONADAS A NATUREZA, ESCREVA
ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES :
3)
REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO UMA ÁREA RURAL:
|
20 A 24/04
4º ANO
|
||
E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE
ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
|
||
PORTUGUÊS
Leia a reportagem e responda as
questões a seguir:
Link da reportagem: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/05/17/voluntarios-transformam-tecidos-usados-em-roupas-para-criancas-carentes-do-brasil-e-da-africa.ghtml
1.Qual
o assunto dessa reportagem?
2. Como o projeto começou? 3. Quem pode participar do projeto? Por quê? 4. O nome do projeto é “Pontos com Amor” a quais pontos esse nome faz referência? 5. Quais são os critérios para escolher os lugares de doação? 6. Como a voluntária Maria Rita começou a participar do projeto? 7. O que inspira e motiva Tainan a ser voluntário no projeto? 8. Que gênero textual é esse? 9. Como a reportagem está organizada? 10. Para que serve uma reportagem? 11. Onde encontramos reportagens? 12. Quando e onde essa reportagem foi publicada? 13. Qual a sua opinião sobre a reportagem lida? |
||
MATEMÁTICA
COPIE
AS SITUAÇÕES PROBLEMAS NO CADERNO E RESOLVA:
1. Papai comprou 3 quilos de feijão, 10 quilos de arroz, 1
Kg de sal, 1Kg de farinha de trigo. Quantos quilos de alimentos ele comprou?
2. Em uma caixa havia
68 morangos. 23 estragaram. Quantos morangos sobraram na caixa?
3. Em uma creche havia
91 pratos para servir as refeições. Numa semana quebraram 14 pratos. Quantos
pratos sobraram?
4. Um feirante comprou
2 dúzias de laranjas, 3 dúzias de bananas, 2 dezenas de abacaxis, 1 dezena de
abacates e 14 melancias. Quantas frutas ele comprou?
5. Gabriela tem 6
caixas com 42 bombons em cada uma. Quantos bombons há no total?
6.
Gabriela quer dividir os bombons com 9 amigos. Quantos
bombons cada amigo irá ganhar?
7.
Em uma cidade do Nordeste a temperatura máxima de
quarta-feira foi de 36 graus. E a de quinta da mesma semana foi de 29 graus.
Qual a diferença entre as duas temperaturas?
Copie
e resolva as operações no caderno e tire a prova real:
a)
3114- 560=
b)
5055- 694=
c)
4584- 158=
d)
5123- 989=
e)
2524- 176=
f)
103 x 8=
g)
485 x 9=
h)
169 x 3=
i)
561 x 9=
j)
847 x 5=
k)
365 x 2=
|
||
CIÊNCIAS
Escreva no caderno
Os fungos e os protozoários
Os fungos
Fungos são seres vivos que podem ser
formados de uma única célula, como as leveduras, ou por várias células, como
os cogumelos e os bolores.
As vezes os fungos podem ser confundidos
com plantas porque eles não se locomovem, e alguns até podem lembrar partes
de plantas. Porém, ao contrário das plantas, eles não produzem seu próprio
alimento.
Os fungos são importantes para o ser
humano, alguns são utilizados na alimentação, como o champignon e o shimeji.
Alguns fungos são usados na produção de
antibióticos, que são remédios que matam bactérias que causam doenças em
outros seres vivos.
Referência
bibliográfica: Livro Buriti mais Ciências 1 ano (página 26) - Organizadora:
Editora Moderna - Editora responsável:
Ana Carolina de Almeida Yamamoto - 1 edição- São Paulo, 2017
Atividade:
1.
Pesquise imagens de fungos, recorte e cole
no caderno ou desenhe:
Os Protozoários:
Os
protozoários são seres microscópicos unicelulares. Na maioria dos casos, não
produzem seu próprio alimento e alimentam se de seres vivos ou de restos
deles.
Eles
tem diferentes estruturas de locomoção, como cílios, flagelos e projeções do
corpo.
Protozoários
podem ser de vida livre e habitar o mar, a água doce ou o solo úmido. Alguns
vivem dentro de outros seres vivos. Por exemplo, dentro do intestino de
cupins e bois há protozoários que os ajudam na digestão de alguns tipos de
alimento.
Referência
bibliográfica: Livro Buriti mais Ciências 1 ano (página 26) - Organizadora:
Editora Moderna - Editora responsável:
Ana Carolina de Almeida Yamamoto - 1 edição- São Paulo, 2017
Atividade:
1.
Pesquise os protozoários paramécio, tripanossomo e
ameba, desenhe no caderno e escreva o conceito de cada um (onde vivem,
tamanhos, cores, características e etc).
2.
Pesquise os benefícios e malefícios dos protozoários
para seres humanos e para os animais. Escreva sua pesquisa no caderno e
ilustre.
|
||
HISTÓRIA
Agricultura
e a ocupação do espaço
Durante muitos anos, os
grupos humanos se deslocavam em busca de alimentos, mas isso começou a mudar
quando alguns grupos humanos aprenderam a plantar seu alimento e teve início
a prática da agricultura.
Por meio da observação do
ambiente, descobriram que as sementes que caiam no chão, após algum tempo,
cresciam novamente e geravam novos alimentos. Eles perceberam que os
alimentos que eram mais próximos aos rios eram mais ricos em frutos e na
diversidade de vegetais. Além de vários animais procurarem os rios para beber
água, facilitando o processo da caça.
Para dar conta de
alimentar o grupo, foram criados alguns instrumentos como facas, machados,
foices de pedra polida. Além disso, foi preciso armazenar a produção agrícola
e as sementes. Com isso os seres humanos começaram aprimorar as técnicas de
cozimento de barro, que deram origem as cerâmicas, onde armazenavam sólidos e
líquidos, eles também produziam instrumentos para abrir valas no chão,
(pequenos buracos) onde colocavam sementes. Esse domínio tecnológico levou à
domesticação das plantas e alguns alimentos passaram a ser cultivados. As técnicas
de cultivo aumentaram a produção de
alimentos, com isso os seres humanos não precisavam mais deixar a terra onde
habitavam, se fixando e ocupando assim diversas regiões do planeta.
Muitas dessas técnicas
antigas ainda hoje são utilizadas pelos agricultores, mesmo com as inovações
tecnológicas, como a antiga técnica de arar a terra, importante para o
cultivo dos nossos alimentos.
Referência
bibliográfica: livro Buriti mais história 4ºano, (página 30) - Organizadora
Editora Moderna – Editora responsável: Regina, Lucimara de Souza Vasconcelos-
1ª edição- São Paulo, 2017.
Responda
no caderno:
1. Como
os primeiros grupos humanos aprenderam a prática da agricultura?
2. Qual
é a importância da agricultura para nossa vida?
3. Cite
alguns produtos que você conhece que vem da prática agrícola?
4.
Pesquise alguma prática agrícola
realizada na sua região e comente sobre ela:
|
||
GEOGRAFIA
Escreva
no caderno:
Estados
e Capitais:
Atualmente
o Brasil é dividido em 27 unidades federativas. Cada estado brasileiro é uma unidade
federativa, isto é, uma parte do Brasil.
O
Distrito Federal onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também
é uma unidade federativa. Por isso, podemos dizer que o território brasileiro
é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
Referência bibliográfica: Livro buriti mais
Geografia (pag. 22) Editora responsável Lina Youssef Jomaa1 edição são Paulo
2017
No
caderno faça uma tabela, escrevendo os estados de um lado e sua respectiva
capital na frente.
|
||
20 A 24/04
5º ANO
|
E.M.E.F PROFª LILIAN CRISTIANE MARTINS DE
ARAÚJO
HORTOLÂNDIA, ________ DE ABRIL DE 2020.
|
PORTUGUÊS
Atividade 1
Pesquise
uma receita se baseando em uma alimentação saudável e registre em seu
caderno.
Atividade 2
Leia:
PONTUAÇÃO
EXCLAMAÇÃO " ! "
Usado para indicar
espanto, admiração, surpresa.
EXEMPLO: - Chega !
VÍRGULA " ,"
Usado quando se dá
uma pequena pausa, separando palavras e frases.
EXEMPLO: Era um
garoto alto,
magro,
de 8 anos.
PONTO INTERROGAÇÃO
" ? "
Usado quando a frase
inicia uma pergunta.
Exemplo: Você viu o
meu lápis?
PONTO FINAL "."
Indica o final da
frase.
Exemplo: Maria saiu.
TRAVESSÃO
"— "
Usado para indicar
o inicio de uma fala de personagem.
Exemplo: —O que é
isso, mãe?
PONTO- E-VIRGULA " ; "
Indica uma pausa
maior do que a virgula.
Exemplo: A esposa
saiu mais tarde de casa; ficou arrumando o quarto.
Exemplo: Os rios
estão poluídos;
e os peixes estão mortos.
DOIS-PONTOS ":"
Anuncia uma
citação, uma enumeração ou um esclarecimento.
Exemplo: Descarte disse: " Penso, logo
existo"
Leia
o jogral
Jogral da Pontuação
Sou
um pinguinho legal,
Dou
fim a um pensamento.
Meu
nome é ponto final.
Estão
me chamando... um momento.
Sou
muito curioso.
Tudo,
tudo, quero saber.
Por
isso sempre apareço,
No fim
de perguntas, querem ver?
Admiração,
medo e espanto.
Alegria,
dor e surpresa.
Sou o
ponto de exclamação.
E na
frase fico uma beleza !
Se
alguém me perguntar:
Quem
é você, seu Zezinho?
Eu
sou os dois pontos:
Mostro
que a fala está a caminho.
Sou
um tracinho pequeno,
Usado
sempre em diálogos.
Indicar
a falar de alguém
É
bom, e eu não me calo.
Graça Batuci
Copie
as questões no caderno e responda-as:
1. Retire do texto
uma frase interrogativa, exclamativa e afirmativa.
2. Em qual estrofe do jogral fala sobre o uso
dos dois pontos?
3. Em que situação
usamos o travessão?
MATEMÁTICA
1) Copie os
problemas no caderno e depois resolva cada um deles. Não esqueça de colocar a
conta e a resposta.
a) Se um copo tem
capacidade de 200 ml, quantos copos serão preciso para encher uma garrafa de
2 litros?
b) Em sua festa de
aniversário Mariana pegou uma Coca-Cola de 3 litros e encheu vários copos de
200 ml. Quantos copos ela conseguiu encher?
c) Uma garrafinha de
Yakut tem 80 ml, Ana quer encher sua garrafa para levar em um passeio.
Sabendo que a garrafa de Ana tem 1 litro, quantas garrafinhas de Yakut Ana
vai precisar para encher?
d) Priscila pesquisou
uma receita de slime simples para uma pessoa:
150
ml de água boricada;
Cola
branca;
1
colher de bicarbonato de sódio;
Corante
alimentício.
Se
ela for comprar um ingrediente para fazer slime para 15 pessoas quantos ela
vai precisar de cada ingrediente?
e) Gustavo tem um
vasilhame com medida de capacidade de 5 litros e outro com medida de
capacidade de 3 litros. Ele tem caixinhas de suco de 200 ml, quantas
caixinhas serão preciso para encher os dois vasilhames?
|
CIÊNCIAS
Leia
o texto com atenção e resolva as atividades no caderno:
Cuidar da
alimentação
Para que uma alimentação seja completa e
saudável, ela deve conter alimentos variados e todos os nutrientes de que
necessitamos, nas quantidades adequadas a cada pessoa.
A
quantidade de energia que um alimento fornece, ou seja, seu valor energético,
é medida em quilocalorias(kcal). Por exemplo, uma banana de 100 gramas tem
cerca de 90 kcal; 100 gramas de chocolate ao leite, cerca de 535 kcal.
A
quantidade de calorias de que cada pessoa precisa para realizar as atividades
diárias varia de acordo com sexo, idade, altura, atividade física e peso.
Assim, a quantidade e o tipo de alimento que deve compor as refeições
diariamente variam de pessoa para pessoa.
Há outros hábitos
que devemos cultivar para cuidar de nossa alimentação:
· Dê preferência a
alimentos in natura ou minimamente processados: frutas, verduras, ovos, carne
e legumes;
· Óleos, gorduras de
origem animal, sal e açúcar devem ser usados em pequenas quantidades;
· Evite o consumo de
alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerantes e sorvetes;
· Comer em ambientes
apropriados, limpos e tranquilos;
· A água é
indispensável;
· Faça suas refeições
em horários semelhantes, todos os dias, coma devagar, mastigando bem os
alimentos.
Referência bibliográfica: livro Buriti Mais
Ciências 5º ano,(páginas 102 a 105) – Organizadora Editora Moderna; editora
responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto – 1. Ed. – São Paulo, 2017
Após ler as
informações do texto, elabore um cardápio
equilibrado (cardápio é uma lista de alimentos que compõem uma refeição)
e registre no caderno, para as duas situações:
Situação 1: Felipe tem 16
anos, vai para a escola na parte da manhã e passa a tarde jogando internet.
Atualmente, ele está com sobrepeso. Com base nessas informações, elabore um
cardápio equilibrado para o almoço de Felipe.
Situação 2: Marcos tem 15
anos, vai para a escola na parte da manhã e a tarde treina nos times de vôlei
e basquete da escola. Com base nessas informações, elabore um cardápio
equilibrado para o almoço de Marcos.
|
HISTÓRIA
Faça uma pesquisa sobre a Gripe H1N1(origem, transmissão,
sintomas, prevenção e outras informações que achar importantes). Não esqueça
de escrever a pesquisa no caderno.
|
GEOGRAFIA
Leia
o texto e responda as questões.
Desigualdade
social
A desigualdade social e a pobreza são
problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza
existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um
fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
No Brasil esse problema afeta grande
parte dos brasileiros, embora nos últimos anos, as estatísticas apontam para
sua diminuição. Na avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
(IPEA), demonstram a diminuição da pobreza. O poder de compra e qualidade de
vida vem aumentando nas camadas mais humildes do nosso território.
Decorrente, essencialmente, da má
distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são
observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição,
marginalização, violência, analfabetismo e outros.
Referência
bibliográfica: Livro buriti mais Geografia (pg. 28) Editora responsável Lina
Youssef Jomaa1 edição são Paulo 2017
1- De acordo com o
texto onde são observadas as consequências de desigualdades Social no Brasil?
2- Pesquise, o que são
países desenvolvidos e países subdesenvolvidos:
3- Na sua opinião, o
que o governo pode fazer para diminuir a desigualdade social?
4- A desigualdade
social pode ser percebida, por exemplo, quando observamos que algumas pessoas
têm acesso a alimentação adequada, a moradia digna, boa educação, lazer e
atendimento à saúde de qualidade, enquanto outras pessoas não têm. Sendo
assim, podemos afirmar que esse problema social gera: (assinale a alternativa
correta )
A-
Boas condições de vida para todos.
B-
Distribuição de renda e boas condições de vida para
todos.
C-
Saneamento básico, moradia digna e saúde de qualidade.
D-
Condições de vida não favoráveis a todos.
5- O que cada cidadão
(pessoa) pode fazer para melhorar sua qualidade de vida?
6- O que você entende
por desigualdade social?
|
ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
|
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO
APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE
HORTOLÂNDIA.
|
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
|
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das
aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas
de forma não presencial mediada.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA
NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA = parts of the body (partes do corpo)
Indicação de vídeo: song: head, shoulders, knees and toes (MÚSICA:
CABEÇA, OMBRO JOELHO E dedos dos PÉs)
Indicação de brincadeira: CaNTAR A
MÚSICA E APONTAR AS PARTES DO CORPO CITADAS NA MÚSICA
SUGESTÃO: OS PAIS
OU RESPONSÁVEIS E ADULTOS DA CASA, PODEM BRINCAR JUNTO COM AS CRIANÇAS.
|
Caso
Forma de registro por parte do
aluno:
Passo 1 -
Em uma
folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie
o vocabulário apresentado e com a ajuda de um adulto.
HORTOLÂNDIA, _______ DE
______________________________________ DE 2020.
EMEF:
__________________________________________________________________
NAME:
____________________________________________________ 1º ANO______
TEMA DA
AULA: PARTS OF DE BODY = PARTES DO CORPO
VOCABULARY: HEAD(CABEÇA) SHOULDERS(OMBROS) KNEES(JOELHOS)
TOES(DEDOS DOS PÉS)
Passo 2 –RECORTe DE REVISTAS, LIVROS
VELHOS, ETC., UM CORPO HUMANO E ORALMENTE REPiTa AS PArTES DO CORPO. caso não
encontre em revistas, você pode desenhar o corpo humano CONTENDO TODOS OS
ITENS QUE ESTÃO NO VOCABULÁRIO (HEAD:CABEÇA, SHOULDERS: OMBROS, KNEES: JOELHOS,
TOES:DEDOS DOS PÉS).
PASSO 3 - ESCREVa AS PARTES DO CORPO AO LADO DE CADA PARTE DA
FIGURA DESENHADA OU RETIRADA DE ALGUM A REVISTA OU LIVRO.
PASSO 3 - digite
essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e
repita.
Sugestão:Em um site de
reprodução de vídeos, procure A MÚSICA (EM INGLÊS): HEAD, SHOULDERS, KNEES
AND TOES (CABEÇA, OMBRO, JOELHO E DEDOS DOS PÉS e binque junto com
sua família apontando e repetindo cada parte do corpo citada no vídeo.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO
RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA
ESCOLA.!
|
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
|
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO
APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE
HORTOLÂNDIA.
|
2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
|
ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO
QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM
ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ESPECIALIDADE:
LÍNGUA
INGLESA
|
PROFESSOR: AS
ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA
INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
|
3º
ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
|
Registro quinzenal das
aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas
de forma não presencial mediada.
ATIVIDADE PARA SER
DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA
AULA: earth day = dia da terra
Indicação de vídeo: earth day for kids
(Dia da terra para crianças)
Indicação de
brincadeira: montar um mascote
|
Forma de registro por
parte do aluno:
Passo 1 - Em uma folha separada
ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário
apresentado.
HORTOLÂNDIA,
_______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF:
_____________________________________________________________________
NAME:
________________________________________________________ 3º ANO______
TEMA DA
AULA: earth day = dia da terra
VOCABULARY (VOCABULÁRIO):
earth day (dia da terra), recycle (reciclar), Reduce
(reduzir), reuse (reutilizar).
PASSO 2 - digite essas palavras
DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.
Passo 3 – assista ao vídeo sobre o dia da terra e faça uma
breve pesquisa sobre o tema.
Passo 4 - Para finalizar,
desenhe e pinte seu mascote do dia da terra embaixo do vocabulário estudado.
(Se preferir pode procurar mascotes no site de busca, para ter uma ideia de
como fazer o seu).
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM
GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA
INGLESA DE SUA ESCOLA!
|
ESPECIALIDADE:
LÍNGUA INGLESA
|
PROFESSOR: AS
ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA
INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
|
4°
ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
|
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO
QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM
ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA
SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA: EARTH DAY = DIA DA
TERRA
INDICAÇÃO DE VÍDEO: RECYCLING PLASTIC, GLASS AND PAPER FOR KIDS =
(RECICLAGEM DE PLÁSTICO, VIDRO E PAPEL PARA CRIANÇAS).
PASSO
1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
O DIA DA TERRA OU DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA É COMEMORADO EM 22 DE
ABRIL EM TODO O MUNDO. A DATA REPRESENTA A LUTA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE,
DE MODO A PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANETA, A PARTIR DO
DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
PASSO
2 – REGISTRE A ATIVIDADE EM UMA FOLHA SEPARADA OU CADERNO, FAÇA O CABEÇALHO
(CONFORME O MODELO ABAIXO).
HORTOLÂNDIA, _______ DE
___________________________________________ DE 2020.
EMEF:
_____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 4º
ANO______
TEMA DA AULA: EARTH DAY = DIA DA
TERRA
PASSO 3: LOGO
ABAIXO DO CABEÇALHO, COPIE O VOCABULÁRIO APRESENTADO.
VOCABULARY = VOCABULÁRIO
PASSO
4 – PROCURE POR UM SITE DE TRADUÇÃO.
BASTA QUE SEJA DIGITADA A PALAVRA “TRADUTOR” NA CAIXA DE PESQUISA.
PASSO
5 – ESCREVA CADA UMA DAS PALAVRA DO VOCABULÁRIO, EM INGLÊS, NA CAIXA
ONDE SE DEVE DIGITAR A PALAVRA A SER TRADUZIDA. CHAME ALGUÉM DA SUA
FAMÍLIA, CLIQUE NO ÍCONE E REPITA AQUILO QUE VOCÊ OUVE. AO FINAL DE
CADA PESQUISA PERGUNTE SE SUA PRONÚNCIA ESTÁ IGUAL A DO TRADUTOR. SE FOR
NECESSÁRIO REPITA QUANTAS VEZES QUISER. VOCÊ DEVE FAZER ISSO COM TODAS A
LISTA DE PALAVRAS DO VOCABULÁRIO.
PASSO
6 – CONTINUE ESCREVENDO NO CADERNO OU NA FOLHA AS QUESTÕES E SUAS DEVIDAS
RESPOSTAS.
OBSERVAÇÃO:
VOCÊ PODE USAR O VERSO
DA FOLHA SE FOR NECESSÁRIO.
1)
-
EM QUE DATA SE COMEMORA O EARTH DAY?
_________________________________________________________
2)
–
PARA QUE SERVE A COMEMORAÇÃO O EARTH
DAY?
_________________________________________________________
PASSO
7 – DESENHE A TABELA NO CADERNO OU FOLHA E EM SEGUIDA CLASSIFIQUE-AS NAS
COLUNAS VERB (VERBO) OU NOUN
(SUBSTANTIVO) .
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
SUGESTÃO: EM UM SITE DE
REPRODUÇÃO DE VÍDEOS, PROCURE O VÍDEO “RECYCLING PLASTIC, GLASS AND PAPER FOR
KIDS”. O VÍDEO ESTÁ EM INGLÊS, TENTE IDENTIFICAR AS PALAVRAS QUE ESTUDAMOS NA
AULA DE HOJE E OUTRAS QUE VOCÊ JÁ TENHA OUVIDO ANTERIORMENTE.
“NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA
ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO
PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”
|
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA |
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO
APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE
HORTOLÂNDIA.
|
5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
|