A Pandemia
Em quarentena as rotinas precisam ser adaptadas, por este motivo, nós profissionais da Educação Especial, preocupados com a demanda que os pais devem estar enfrentando em casa e ainda com as necessidades especificas das crianças/adolescentes e adultos com deficiência, estamos aqui para lhes oferecer um espaço com atividades diversificadas, informações que auxiliem os pais e as crianças a superarem o atual momento.
É importante que a família converse diariamente com seu filho explicando através de figura, vídeos, filmes, dramatização o porquê não pode sair e quais cuidados devem ser tomados para não ficar doente.
Sabemos que todos necessitam de rotina para se organizarem, iniciaremos por aqui:
- Faça com seu filho a rotina do dia: acordar, alimentar-se, horários da higiene, atividade escolar, intervalo, brincadeiras, relaxar;
- Explore a criatividade, utilizando o que tem em casa, disposição dos moveis, desenhos de tapetes, materiais recicláveis, revistas, jornais, grãos, fantoches de meias entre outros,
- Estimule o movimento: desafios, danças, mimica, dramatização, percepção corporal, flexibilidade, entre outros
- Estimule a comunicação: pode ser através do corpo, das mãos, dos gestos, da fala, de símbolos entre outros;
Lembrem-se ações simples são capazes de fazer a diferença no cotidiano da casa.
· Estimule os sentidos: pegar, cheirar, sentir, ouvir, falar, ver.
· Estimule a socialização: trocas de brinquedos, brincar juntos, ajudar um ao outro, palavras mágicas, “obrigada, por favor, desculpa, entre outros<
· Estimule atividades de Vida Diária: Higiene pessoal, alimentação, tarefas doméstica, independência, autonomia (com ajuda, pequena ajuda, sem ajuda).
· Estimule a organização: de brinquedos de utensílios domésticos, das gavetas entre outros.
Lembrando que todas as atividades devem ser permeadas por carinho, atenção, foco, respeito as dificuldades, elogios, limites claros e objetivos, explicações utilizando pistas visuais, auditivas, sensitivas e principalmente fazendo para que a criança observe e repita, não esqueça você será o modelo.
É importante que você conheça ou descubra as preferências de seu filho e as utilize para manter o interesse motivação para executar o que é proposto.
Utilize de diversos materiais com cores, sons, texturas, tamanhos, formas diferente.
Importante a Tecnologia também é uma grande ferramenta – vídeos, filmes, jogos interativos entre outros farão sucesso.
Teolinda no combate ao vírus
Teolinda e os cuidados com a higiene e o bem estar
Terapeuta Ocupacional
1ª Parte- Autonomia da Pessoa com Deficiência Intelectual na alimentação
2ª Parte
3ª Parte
4ª Parte
5ª Parte
CIER - ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Registro semanal das
aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas
de forma não presencial mediada
2021
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA
VÍDEOS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA
VÍDEOS
Registro semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada
CLIQUE NO LINK ACIMA
EQUIPE TÉCNICA
A escola de Educação Especial do CIER Romildo Pardini como um espaço educacional tem sido desafiada a articular o conhecimento escolar às demandas sociais que ocorrem na sociedade.
Sendo assim, se torna necessário que a escola proporcione informações que gerem conhecimento e que sejam capazes de desenvolver a consciência social de proteção á vida e ás pessoas de maneira saudável e harmoniosa.
Deste modo, todos os profissionais do ambiente escolar podem contribuir diretamente no processo ensino-aprendizagem, partilhando, trocando conhecimentos e experiências que alcancem as crianças e suas famílias.
A intencionalidade em proporcionar informações, visa levar a todos uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Para tanto, a Equipe Técnica da escola especial do CIER Romildo Pardini partilha aprendizagens de forma significativa, que certamente serão importantes para a vida social e familiar.
Vamos aprender juntos?
NOSSA TEOLINDA
Teolinda e dicas de auto cuidado na quarentena
Dançando com a Teolinda
TEOLINDA NO DIA DO DESAFIO
TEOLINDA E O KIT FAZ FELIZ
TEOLINDA E OS SENTIDOS
REFLEXÕES DE TEOLINDA
TEOLINDA E O KIT ORGANIZA
Terapeuta Ocupacional
Angela Rodrigues Magalhães Rocha
CREFITO: 2927
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
QUADRO DE ROTINAS
Terapeuta Ocupacional
Ana Paula de Castro
CREFITO 3/4688
FONOAUDIOLOGIA
FONOAUDIÓLOGA
CLÁUDIA ADRIANA BRITO GONÇALVES
CRFa 17181
EDUCAÇÃO FÍSICA
Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar: CIER
|
Professor (a): Ana Maria de Souza
|
Especialidade: Educação Física
|
Faixa etária ou ano: não específico
|
Data: 13 / 04 / /2020 à 17 / 04 / /2020.
|
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO – ESPECIALISTAS EDUCAÇÃO FÍSICA
Registro semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
ATIVIDADE:
CAÇA AO TESOURO
Adaptada de: https://www.efdeportes.com/efd173/educacao-fisica-escolar-sugestoes.htm
|
O que envolve essa atividade
Segue o exemplo de uma atividade utilizada na iniciação da modalidade Corrida de Orientação aplicada em comemoração à Páscoa.
Tema: Páscoa
Material: papel, um baú ou uma caixa para simbolizar um baú, ovos de chocolate ou algo de interesse ou que a família ou a criança goste (a intenção é despertar curiosidade).
Formação:
oUma pessoa será responsável por “esconder” o “baú do tesouro” e deverá elaborar algumas pistas para auxiliar os outros participantes a encontrarem o baú. Chamaremos aqui essa pessoa de ORIENTADOR.
oOs participantes ou equipe deverão ter um “mapa” onde deverá constar números de 1 a 8, por exemplo; correspondentes a sequência das pistas. Importante não pular os números. Sugerimos de três a oito números que serão os lugares com as pistas.
oDentro do ambiente colocar os números que irão estabelecer os pontos de pistas sobre a seqüência a ser seguida e dicas de onde encontrar o próximo ponto. Exemplo: no ponto inicial tem a seguinte pista: siga na direção da sala e procure pelo número dois atrás do móvel onde as pessoas se sentam...!
oEm cada local com o número deverá ser colocada uma mensagem/pista.
·Execução
oA equipe parte do ponto inicial em direção ao 2° ponto e assim sucessivamente;
oPara se chegar ao ponto subseqüente é necessário que se leia as orientações escritas em cada ponto.
·Regras
oO orientador lê as instruções deixadas em cada local para os participantes;
oUtilizando as referências das instruções, os participantes decidem a direção que deverão seguir;
oSe o próximo ponto atingido não for o número subseqüente, os participantes deverão voltar ao ponto anterior e ler novamente as instruções.
·Adaptações das regras conforme o objetivo da aula
oCapacidade Física - Velocidade: vencem os participantes que realizarem o percurso, corretamente, em
oCooperação: Participantes em duplas (dupla par e dupla ímpar) ou equipes.
oObjetivo: Noções básicas de direções, interpretação de texto, raciocínio lógico, interação com os familiares.
|
Forma de registro
Os familiares podem registrar por escrito ou por vídeo com relatos de como fizeram a atividade, pontos de dificuldade, acertos, coisas engraçadas, enfim, como a família interagiu com a atividade.
|
ARTE
CANTINHO DA HISTÓRIA
O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA- POESIA DE MANOEL BARROS
CONTADORA: SOLANGE CACHIMIRO BIAZZIO
ERA UMA VEZ UM GATO XADRES DE BIA VILLELA
CONTADORA: SOLANGE CACHIMIRO BIAZZIO
PROGRAMA DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
2021
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA
vídeos
2020
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
CLIQUE NO LINK
AGOSTO
CLIQUE NO LINK
JULHO
CLIQUE NO LINK
JUNHO
CLICAR NO LINK
MAIO
ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO DE 2020
LINK SUGERIDO:https://youtu.be/-eN8ILB9s0k
LINK SUGERIDO: https://youtu.be/ABJVwcYcvW0
LINK SUGERIDO: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO DE 2020
LINK SUGERIDO:https://youtu.be/-eN8ILB9s0k
LINK SUGERIDO:
LINK SUGERIDO: https://www.youtube.com/watch?v=mjh7JYFpiHc
MARÇO/ABRIL
ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 30 /03 À 03 DE ABRIL DE 2020
ATIVIDADE NÍVEL ALFABÉTICO
LINK SUGERIDO:
ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 06 A 09 DE ABRIL DE 2020
ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO
LINK SUGERIDO:
LINKS SUGERIDOS: https://www.youtube.com/watch?v=3yMNJboOHPw
ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 13 À 17 DE ABRIL DE 2020
ATIVIDADES NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO
ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO ALFABÉTICO
LINK SUGERIDO:
LINK SUGERIDO:
ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 21 À 24 DE ABRIL DE 2020
ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO
LINK SUGERIDO:
LINK SUGERIDO: https://www.youtube.com/watch?v=jXO4iQZ4NTY
SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020
ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO
ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO ALFABÉTICO
ATIVIDADE NÍVEL ALFABÉTICO
LINKS SUGERIDOS: