Bem-vindos a 2021,

Em 2020 todos fomos desafiados a aprender de maneira diferente. A suspensão das aulas presenciais fez o uso das tecnologias parte fundamental do processo de aprendizagem, enquanto as famílias se tornaram a ponte entre as propostas da escola e a construção de conhecimento dos alunos.

Esse tempo, tão diferente para cada aluno, possibilitou novas descobertas, habilidades e formas de aprender, mostrando também o impacto positivo do trabalho dos professores em conjunto com as famílias.

Diante da continuidade do período de pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, através da “Educação na Rede”, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental/Integral.
Convidamos os pais e toda a comunidade escolar para contribuir com o espaço ao fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que a participação das famílias é fundamental para que nossos alunos façam novas descobertas, aprendam e fortaleçam relações.

EMEF PROFª JANILDE FLORES GABY DO VALE


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar: EMEF Janilde Flores Gaby do Vale
Professor (a): Christiano Frejuello Limoli
Especialidade: Educação Física
Faixa etária ou ano: 1º ao 5º
Data: 13/04/2020 à 17/04/2020.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO – ESPECIALISTAS EDUCAÇÃO FÍSICA
Registro semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
Atividade: Malabarismo com bolas (tênis, meia, areia ou pedaços de pano).

Sugestão para visualização (https://www.youtube.com/watch?v=6K9EZFKRGUw)

O que envolve essa atividade:
Estimular e desenvolver a concentração, coordenação motora e lateralidade.
Obs: Cada criança deverá desenvolver a atividade de acordo com a sua habilidade motora, não sendo obrigatório chegar até o último passo.
1) Uma bolinha
Para começar pegue apenas uma bolinha.
Segure esta bolinha com sua mão boa, jogue-a para cima e pegue novamente com a mesma mão, jogue-a na altura dos olhos, fique jogando e pegando novamente seguidamente, sentindo seu peso, memorizando seu peso.
Repita este exercício até que a altura da bolinha no ar (altura dos olhos) esteja sempre a mesma e você já tenha memorizado suficientemente o seu peso, então faça a mesma coisa com a outra mão.
Só então vá para o próximo passo.
2) Uma bolinha, duas mãos.
Agora jogue a bolinha da mão boa para a outra mão, e então devolva a jogada para a mão boa.
A bolinha deve subir e descrever um arco em direção a outra mão, passando pela altura dos olhos.
Repita o processo continuamente, jogando a única bolinha de uma mão para a outra seguidamente, até ter certeza de que a altura delas está correta, então vamos para o próximo passo.
3) Duas bolinhas, duas mãos.
Bem, agora pegue a segunda bolinha. segure uma bolinha em cada mão e comece o lançamento pela bolinha da mão boa, jogue-a conforme já aprendeu, fazendo um semi-circulo no ar para cair na outra mão. Detalhe especial: assim que esta bolinha atingir a altura máxima (altura dos seus olhos) jogue a bolinha da outra mão, da forma que já vinha aprendendo. E tende agarrar a bolinha que já está no ar com esta mão, depois tente agarrar a segunda bolinha lançada com a mão boa.
Ficou claro? Quando a primeira bolinha chegar no alto, lance a segunda, e depois tente segurar as duas, no começo é um pouco difícil segurar, mas se contente em pelo menos lançar as duas bolinhas no tempo certo (uma primeiro, depois a outra).
Este lançamento das duas bolinhas descreve um "X" no ar, por isso o nome do movimento.
Com o tempo de treino você começará a conseguir agarrar as duas bolinhas.
Quando estiver craque em agarrar e lançar as duas bolinhas então vá para o próximo e último passo.
4) Três bolinhas, duas mãos.
Agora que já está fera no malabares com as duas bolinhas, pegue a terceira bolinha, segure duas bolinhas na mão boa e um bolinha na outra mão.
Comece o lançamento, da forma que já vinha treinando, pela mão boa. Lance uma bolinha e quando esta chegar a altura certa, lance a bolinha da outra mão. Seguindo o exercício lance a terceira bolinha assim que a segunda chegar a altura certa.
O ponto aqui é você conseguir agarrar a bolinha e lançar a próxima.
Tal como no passo 3, no começo faça o possível para pelo menos conseguir lançar as três bolinhas no tempo certo, e com o tempo de dedicação você começa a capturar as outras e lançar, sempre lançando seguidamente, e capturando as outras, pronto, você já faz malabares de três bolas!


Forma de registro
O registro deverá ser feito da forma mais viável para o aluno e sua família (foto, vídeo ou registo escrito da atividade proposta)