Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar: EMEF Janilde Flores Gaby do
Vale
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Professor (a): Christiano Frejuello Limoli
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Especialidade: Educação Física
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Faixa etária ou ano: 1º ao 5º
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Data: 13/04/2020
à 17/04/2020.
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ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO –
ESPECIALISTAS EDUCAÇÃO FÍSICA
Registro semanal das aulas suspensas nos termos
do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial
mediada.
Atividade: Malabarismo com bolas (tênis, meia, areia ou pedaços de pano).
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O que envolve essa atividade:
Estimular e desenvolver a concentração, coordenação motora e
lateralidade.
Obs: Cada criança deverá desenvolver a
atividade de acordo com a sua habilidade motora, não sendo obrigatório chegar
até o último passo.
1)
Uma bolinha
Para
começar pegue apenas uma bolinha.
Segure
esta bolinha com sua mão boa, jogue-a para cima e pegue novamente com a mesma
mão, jogue-a na altura dos olhos, fique jogando e pegando novamente
seguidamente, sentindo seu peso, memorizando seu peso.
Repita
este exercício até que a altura da bolinha no ar (altura dos olhos) esteja
sempre a mesma e você já tenha memorizado suficientemente o seu peso, então
faça a mesma coisa com a outra mão.
Só
então vá para o próximo passo.
2)
Uma bolinha, duas mãos.
Agora
jogue a bolinha da mão boa para a outra mão, e então devolva a jogada para a
mão boa.
A
bolinha deve subir e descrever um arco em direção a outra mão, passando pela
altura dos olhos.
Repita
o processo continuamente, jogando a única bolinha de uma mão para a outra
seguidamente, até ter certeza de que a altura delas está correta, então vamos
para o próximo passo.
3)
Duas bolinhas, duas mãos.
Bem,
agora pegue a segunda bolinha. segure uma bolinha em cada mão e comece o
lançamento pela bolinha da mão boa, jogue-a conforme já aprendeu, fazendo um
semi-circulo no ar para cair na outra mão. Detalhe especial: assim
que esta bolinha atingir a altura máxima (altura dos seus olhos) jogue a
bolinha da outra mão, da forma que já vinha aprendendo. E tende agarrar a
bolinha que já está no ar com esta mão, depois tente agarrar a segunda
bolinha lançada com a mão boa.
Ficou
claro? Quando a primeira bolinha chegar no alto, lance a segunda, e depois
tente segurar as duas, no começo é um pouco difícil segurar, mas se contente
em pelo menos lançar as duas bolinhas no tempo certo (uma primeiro, depois a
outra).
Este
lançamento das duas bolinhas descreve um "X" no ar, por isso o nome
do movimento.
Com
o tempo de treino você começará a conseguir agarrar as duas bolinhas.
Quando
estiver craque em agarrar e lançar as duas bolinhas então vá para o próximo e
último passo.
4)
Três bolinhas, duas mãos.
Agora
que já está fera no malabares com as duas bolinhas, pegue a terceira bolinha,
segure duas bolinhas na mão boa e um bolinha na outra mão.
Comece
o lançamento, da forma que já vinha treinando, pela mão boa. Lance uma bolinha
e quando esta chegar a altura certa, lance a bolinha da outra mão. Seguindo o
exercício lance a terceira bolinha assim que a segunda chegar a altura certa.
O
ponto aqui é você conseguir agarrar a bolinha e lançar a próxima.
Tal
como no passo 3, no começo faça o possível para pelo menos conseguir lançar
as três bolinhas no tempo certo, e com o tempo de dedicação você começa a
capturar as outras e lançar, sempre lançando seguidamente, e capturando as
outras, pronto, você já faz malabares de três bolas!
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Forma de registro
O registro deverá ser feito da forma mais viável para
o aluno e sua família (foto, vídeo ou registo escrito da atividade proposta)
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