Bem-vindos a 2021,

Em 2020 todos fomos desafiados a aprender de maneira diferente. A suspensão das aulas presenciais fez o uso das tecnologias parte fundamental do processo de aprendizagem, enquanto as famílias se tornaram a ponte entre as propostas da escola e a construção de conhecimento dos alunos.

Esse tempo, tão diferente para cada aluno, possibilitou novas descobertas, habilidades e formas de aprender, mostrando também o impacto positivo do trabalho dos professores em conjunto com as famílias.

Diante da continuidade do período de pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, através da “Educação na Rede”, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental/Integral.
Convidamos os pais e toda a comunidade escolar para contribuir com o espaço ao fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que a participação das famílias é fundamental para que nossos alunos façam novas descobertas, aprendam e fortaleçam relações.

EMEB INTERLAGOS

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar: EMEB Interlagos
Professor (a): Tatiana Henriques Pimentel
Especialidade: Educação Física Escolar
Faixa etária ou ano: 1º ao 5º ano
Data: 13/04/2020  à  17/04/2020.

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO – ESPECIALISTAS EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Registro semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

Atividade: Dama

Objetivo: Criar e socializar estratégias para ganhar o jogo. Trabalhar concentração, imaginação e sequência lógica de pensamento.
O que envolve essa atividade
Recursos: Serão necessárias 24 tampinhas de garrafa (com preferência às de plástico PET), papelão, régua, canetinha ou guache.
Como jogar
Confecção do tabuleiro - Tendo as tampinhas em mãos, vamos então criar o tabuleiro. Para o tabuleiro, vamos utilizar papelão que pode ser de uma caixa velha de sapatos ou qualquer outra que em geral vem os produtos que adquirimos. Pode até ser a parte interna de uma caixa de cerais ou biscoitos. Então com uma régua vamos traçar 7 linhas e 7 colunas. E agora é só pintarmos o interior do cada quadrado.
Embora no jogo de damas siga-se um padrão de cores (brancas e pretas) neste jogo pode adaptar as cores que você tiver, desde que sejam duas cores diferentes.
Aprendendo a jogar Damas: Para os alunos dos 1º e 2º anos iniciamos com um jogo adaptado: neste primeiro momento o número de peças serão reduzidas para 8, o tabuleiros utilizado será o tradicional, cada dupla  poderá apenas “andar” mover a peça para frente com o objetivo de chegar do outro lado no qual o amigo estava com as peças, que as mesmas  ficariam apenas nos “quadrados” casas coloridas , a movimentação da peça seria visualizada através de um V que ora poderia andar para o lado direito e ora para a esquerda e que quando ficassem um de frente para o outro e estivesse espaço para pular, passava-se por cima e capturava a peça do colega.
Iniciando as regras oficiais: O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. As peças capturadas devem ser retiradas do tabuleiro.
O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez e o jogo acontece somente nas casas escuras.
Promoção: Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama. A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria). A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama. Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.
Empate: Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada. Finais de: 2 damas contra 2 damas; 2 damas contra uma; 2 damas contra uma dama e uma pedra; uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances. Observação se houver muita dificuldade de compreensão, num primeiro momento pode-se combinar com as crianças que apenas as Damas capturam para trás e as pedras não, para melhor entendimento.
Dica: Para identificar a Dama, você pode colocar duas tampinhas, uma em cima da outra ou até mesmo um pedacinho de papel colorido, somente para identificação.

Forma de registro
O aluno deverá fazer um registro da atividade proposta – foto, registro escrito, confecção de jogo ou brinquedo para leva-lo à escola no retorno das aulas.






Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar: Emeb Interlagos
Professor (a): Bruna Ricato
Especialidade: Educação Física
Faixa etária ou ano: 1°ano ao 5° ano - Ensino Fundamental I
Data: 13/04/2020  à 17/04/2020.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO – ESPECIALISTAS EDUCAÇÃO FÍSICA
             Registro semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
Atividade: Caça ao tesouro sensorial.
Para a brincadeira de hoje, você não vai precisar de nenhum material especial, apenas o que já existe no ambiente. Primeiro faça uma lista mental dos objetos do quarto ou sala. Portanto, a primeira parte da Caça ao Tesouro Sensorial foi procurar itens que tivessem as seguintes características:
. mole
. liso
. duro
. áspero
. macio
Na segunda parte, esconda esses objetos escolhidos, tente dar dicas a seu filho, de onde poderia estar esses objetos e deixe-o procurar. O jogo pode ficar muito mais desafiador para as crianças maiores, se determinar um tempo para a procura do objeto, utilizando um cronômetro.

Referência bibliográfica: Livro 245 jogos lúdicos (Machado/Nunes)
O que envolve essa atividade
-              Incentivar o brincar em família;
-              Desenvolver as percepções sensoriais;
-              Estimular a agilidade, atenção, concentração, raciocínio lógico, socialização, cooperação e estratégia.

Forma de registro
Descreva o trajeto que sua família escondeu os objetos a serem procurados, através de relato escrito, uma foto ou um vídeo.


========================================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 06/04/2020 À 10/04/2020
TEMA DA AULA: EASTER EGG = Ovo de Páscoa
Indicação de vídeo: Peppa Pig's Chocolate Egg Hunt (caça aos ovos de chocolate da peppa pig)
Indicação de brincadeira: Caça aos ovos de Páscoa (Easter Egg Hunt)

Forma de registro por parte do aluno:
Passo 1 - Na Páscoa (EASTER), as crianças de vários países falantes de língua inglesa, costumam caçar ovos (EGGS) que foram escondidos pelos pais em jardins.
Pensando nessa tradição, Vamos brincar de caça aos ovos? peça a um adulto que quando for utilizar ovos para fazer alguma receita na cozinha, reserve a casca do ovo de galinha, para pintarmos(lembre o adulto que ao invés de quebrá-lo, ele deve fazer apenas um pequeno furo para tirar a gema e a clara, mantendo a casca inteira). Com as cascas dos ovos já lavadas e secas, enfeite esse ovo com caneta hidrocor ou guache, esconda pela casa e junto com a sua família, realizem uma caça aos ovos
Passo 2 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado e com a ajuda de um adulto.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 1º ANO______
TEMA DA AULA: EASTER EGG = Ovo de Páscoa

VOCABULARY:  EASTER: Páscoa                EGG: Ovo          RABBIT: Coelho
PASSO 3 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.

Passo 4 - Para finalizar, desenhe um ovo de Páscoa e enfeite deixando-o bem bonito.


Sugestão: Em um site de reprodução de vídeos, procure o vídeo “Peppa Pig's Chocolate Egg Hunt” que ilustra como a brincadeira da Caça aos ovos (EGGS) acontece. O vídeo está em inglês, tente identificar as palavras que estudamos na aula de hoje e outras que você já tenha ouvido anteriormente.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA!



========================================================================
Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 13/04/2020 À 17/04/2020

TEMA DA AULA: COLORS AND PARTS OF THE FACE = CORES E PARTES DO CORPO

INDICAÇÃO DE VÍDEO: ONE LITTLE FINGER – SUPER SIMPLE SONGS(MÚSICAS SUPER SIMPLES – UM DEDO MINDINHO)

INDICAÇÃO DE BRINCADEIRA:IMITAR OS PERSONAGENS DO VÍDEO “ONE LITTLE FINGER” (UM DEDO MINDINHO).

FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO:
NESTA ATIVIDADE RELEMBRAREMOS AS CORES, JÁ ESTUDADAS ANTERIORMENTE EM SALA DE AULA ASSOCIADAS ÀS PARTES DO ROSTO.

PASSO 1 – EM UMA FOLHA SEPARADA OU CADERNO, FAÇA O CABEÇALHO (CONFORME MODELO), COPIE O VOCABULÁRIO APRESENTADO.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 1º ANO______


TEMA DA AULA: COLORS AND PARTS OF THE FACE = CORES E PARTES DO ROSTO


VOCABULARY = VOCABULÁRIO:      RED NOSE: NARIZ VERMELHO   PINK HAIR: CABELO ROSA   BLUE EYES: OLHOS AZUIS
ORANGE MOUTH: BOCA LARANJA   GREEN EARS: ORELHAS VERDES

PASSO 2 - COM A AJUDA DE UM ADULTO, DIGITE AS PALAVRAS EM UM SITE DE PESQUISA, OUÇA A PRONÚNCIA E REPITA.

PASSO 3 – DESENHE O ROSTO DE UM PALHAÇO CONTENDO TODOS OS ITENS QUE ESTÃO NO VOCABULÁRIO ACIMA: (NOSE= NARIZ, HAIR = CABELO, EYES = OLHOS, MOUTH = BOCA E EARS = ORELHAS).

CASO PRECISE DE AJUDA, VOCÊ PODE OLHAR UMA IMAGEM NA INTERNET OU ACESSAR O VÍDEO 2 INDICADO NESSA ATIVIDADE.

PASSO 3 – PINTE TODOS OS ITENS DE ACORDO COM AS CORES DESCRITAS: RED NOSE: NARIZ VERMELHO, PINK HAIR: CABELO ROSA, BLUE EYES: OLHOS AZUIS, ORANGE MOUTH: BOCA LARANJA E GREEN EARS: ORELHAS VERDES.

SUGESTÃO 1: A BRINCADEIRA É UMA MANEIRA DIVERTIDA DE FIXAR O VOCABULÁRIO.
EM UM SITE DE REPRODUÇÃO DE VÍDEOS, PROCURE O VÍDEO: “ONE LITTLE FINGER – SUPER SIMPLE SONGS”, O OBJETIVO É IMITAR OS PERSONAGENS OUVINDO E CANTANDO A MÚSICA, TENTE IDENTIFICAR AS PALAVRAS QUE ESTUDAMOS NA AULA DE HOJE E OUTRAS QUE VOCÊ JÁ TENHA OUVIDO ANTERIORMENTE.

Sugestão 2:INDICAÇÃO DE VÍDEO: HOW TO DRAW A CLOWN FOR KIDS (COMO DESENHAR UM PALHAÇO PARA CRIANÇAS).


NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”



===========================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA = parts of the body (partes do corpo)
Indicação de vídeo: song: head, shoulders, knees and toes (MÚSICA: CABEÇA, OMBRO JOELHO E dedos dos PÉs)
Indicação de brincadeira: CaNTAR A MÚSICA E APONTAR AS PARTES DO CORPO CITADAS NA MÚSICA
SUGESTÃO: OS PAIS OU RESPONSÁVEIS E ADULTOS DA CASA, PODEM BRINCAR JUNTO COM AS CRIANÇAS.
Caso
Forma de registro por parte do aluno:
Passo 1 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado e com a ajuda de um adulto.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 1º ANO______


TEMA DA AULA: PARTS OF DE BODY = PARTES DO CORPO

VOCABULARY: HEAD(CABEÇA)     SHOULDERS(OMBROS)     KNEES(JOELHOS)      TOES(DEDOS DOS PÉS)

Passo 2 –RECORTe DE REVISTAS, LIVROS VELHOS, ETC., UM CORPO HUMANO E ORALMENTE REPiTa AS PArTES DO CORPO. caso não encontre em revistas, você pode desenhar o corpo humano CONTENDO TODOS OS ITENS QUE ESTÃO NO VOCABULÁRIO (HEAD:CABEÇA, SHOULDERS:OMBROS, KNEES:JOELHOS, TOES:DEDOS DOS PÉS).

PASSO 3 - ESCREVa AS PARTES DO CORPO AO LADO DE CADA PARTE DA FIGURA DESENHADA OU RETIRADA DE ALGUM A REVISTA OU LIVRO.

PASSO 3 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.

Sugestão:Em um site de reprodução de vídeos, procure A MÚSICA (EM INGLÊS): HEAD, SHOULDERS, KNEES AND TOES (CABEÇA, OMBRO, JOELHO E DEDOS DOS PÉS e binque junto com sua família apontando e repetindo cada parte do corpo citada no vídeo.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.!


========================================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE13/04/2020 À 17/04/2020

TEMA DA AULA: EASTER ( PÁSCOA)

INDICAÇÃO DE VÍDEO: EASTER BUNNY SONG FOR KIDS ( MÚSICA DO COELHINHO DA PÁSCOA PARA CRIANÇAS)
INDICAÇÃO DE MÚSICA: EASTER BUNNY BOP ( O SOM DO COELHINHO DA PÁSCOA)
INDICAÇÃO DE BRINCADEIRA: HIDE AND SEEK ( ESCONDE E PROCURA). FAÇA DESENHOS DE OVOS DE PÁSCOA , RECORTE E ESCONDA PELA CASA, DEPOIS TODOS DEVERÃO PROCURAR PELOS OVOS ESCONDIDOS . ENVOLVA TODA A FAMÍLIA NESSA BRINCADEIRA.

DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO
NESTA ATIVIDADE TRABALHAREMOS EASTER ( PÁSCOA)

PASSO 1 : EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO SEGUINDO O MODELO A SEGUIR. ( ESCREVA O DIA EM QUE ESTÁ REALIZANDO ESTA ATIVIDADE).

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 2º ANO______

PASSO 2: ESCREVA O TEMA DA AULA : EASTER ( PÁSCOA)

PASSO 3 : DIGITE ESSAS PALAVRAS DO VOCABULÁRIO EM UM SITE DE PESQUISA , OUÇA A PRONÚNCIA DE CADA PALAVRA E REPITA EM SEGUIDA :
EASTER: PÁSCOA        EASTER EGGS: OVOS DE PÁSCOA       BUNNY: COELHINHO 
RED: VERMELHO           BLUE: AZUL  GREEN: VERDE                YELLOW: AMARELO

PASSO 4 : LOGO ABAIXO AO CABEÇALHO, DESENHE 4 OVOS DE PÁSCOA , VOCÊ DEVE COLORIR CADA UM DE UMA COR : RED, BLUE, GREEN, YELLOW.

PASSO 5 : EM UMA OUTRA FOLHA, FAÇA UM CARTÃO COM O TEMA PÁSCOA PARA ENTREGAR À ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA . FAÇA UM DESENHO BEM BONITO E ESCREVA : “ HAPPY EASTER” ( FELIZ PÁSCOA) .

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”





===========================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 13/04/2020 À 17/04/2020

TEMA DA AULA:  WEATHER( CLIMA)

INDICAÇÃO DE VÍDEO: WEATHER SONG FOR KIDS
INDICAÇÃO DE MÚSICA: WEATHER SONG FOR KIDS

DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO
NESTA ATIVIDADE TRABALHAREMOS : WEATHER ( CLIMA)
PASSO 1 : EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO SEGUINDO O MODELO A SEGUIR. ( ESCREVA O DIA EM QUE ESTÁ REALIZANDO ESTA ATIVIDADE).
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 2º ANO______
PASSO 2: ESCREVA O TEMA DA AULA : WEATHER (CLIMA)

PASSO 3 : DIGITE ESSAS PALAVRAS EM UM SITE DE PESQUISA , OUÇA A PRONÚNCIA DE CADA PALAVRA E REPITA EM SEGUIDA:
SUNNY: ENSOLARADO             CLOUDY: NUBLADO           RAINY:CHUVOSO

PASSO 4 : LOGO ABAIXO AO CABEÇALHO, FAÇA UM TRÊS DESENHOS BEM BONITOS, UM PARA REPRESENTAR O DIA SUNNY( ENSOLARADO), OUTRO PARA REPRESENTAR O DIA CLOUDY(NUBLADO), E O ÚLTIMO PARA REPRESENTAR O DIA RAINY(CHUVOSO).

PASSO 5: EM SEGUIDA, COPIE A PERGUNTA: “HOW'S THE WEATHER TODAY?” (COMO ESTÁ O CLIMA HOJE?)
E RESPONDA: “TODAY IS:  _______________________              “ (HOJE ESTÁ: _______________________)
RESPONDA DE ACORDO COM O CLIMA QUE ESTIVER FAZENDO NO DIA EM QUE FARÁ A ATIVIDADE.

SUGESTÃO: EM UMA FOLHA DESENHE OS CLIMAS, DESENHE UM DIA SUNNY( ENSOLARADO), UM DIA CLOUDY( NUBLADO) E UM DIA RAINY( CHUVOSO), ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES NA FRENTE DE CADA DESENHO E DEPOIS RECORTE O DESENHO E O NOME CORRESPONDENTE. VOCÊ PODE BRINCAR COMO DOMINÓ OU COMO JOGO DA MEMÓRIA.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”



========================================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020

TEMA DA AULA: SEASONS (ESTAÇÕES DO ANO)

INDICAÇÃO DE VÍDEO: SEASONS FOR KIDS(ESTAÇÕES DO ANO PARA CRIANÇAS)
INDICAÇÃO DE MÚSICA: SEASONS SONG (MÚSICA DAS ESTAÇÕES DO ANO)

DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO
NESTA ATIVIDADE TRABALHAREMOS SEASONS (ESTAÇÕES DO ANO)
PASSO 1: EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO SEGUINDO O MODELO A SEGUIR. (ESCREVA O DIA EM QUE ESTÁ REALIZANDO ESTA ATIVIDADE).

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 2º ANO______

PASSO 2: ESCREVA O TEMA DA AULA: SEASONS (ESTAÇÕES DO ANO)

PASSO 3: DIGITE ESTAS PALAVRAS DO VOCABULÁRIO EM UM SITE DE PESQUISA, OUÇA A PRONÚNCIA DE CADA PALAVRA E REPITA EM SEGUIDA:
SUMMER: VERÃO           FALL: OUTONO            SPRING: PRIMAVERA          WINTER: INVERNO

PASSO 4: LOGO ABAIXO AO CABEÇALHO, FAÇA DESENHOS QUE REPRESENTEM CADA UMA DAS ESTAÇÕES DO ANO, EM SEGUIDA PINTE-OS. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NOME DAS ESTAÇÕES EM INGLÊS AO LADO DE CADA DESENHO.  SUMMER (VERÃO) É A ESTAÇÃO DO CALOR, ONDE O SOL BRILHO FORTE E INTENSO. FALL(OUTONO) É A ESTAÇÃO QUE AS FOLHAS DAS ÁRVORES FICAM EM TONS DE LARANJA E MARROM E CAEM. SPRING (PRIMAVERA) É A ESTAÇÃO QUE FLORES SE ABREM. WINTER(INVERNO) É A ESTAÇÃO DO FRIO, EM ALGUNS LUGARES CHEGA ATÉ NEVAR .

INDICAÇÃO DE JOGOS: EM UMA FOLHA DESENHE UM TRONCO DE ÁRVORE SOMENTE COM OS GALHOS. EM UMA OUTRA FOLHA DESENHE FOLHAS EM VÁRIOS TONS DE (VERDE), ORANGE(LARANJA) E BROWN(MARROM), DESENHE FLORES, FRUTAS, FLOCOS DE NEVE E UM SOL NA COR YELLOW(AMARELO), MONTE A SUA ÁRVORE DE ACORDO COM CADA ESTAÇÃO.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”




===========================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 06/04/2020 À 10/04/2020
TEMA DA AULA: EASTER = Páscoa
Indicação de brincadeira: Caça aos ovos de Páscoa (Easter Egg Hunt)
Indicação de MÚSICA: mÚSICA DE PÁSCOA PARA CRIANÇAS (eASTER sONG FOR CHILDREN)

Forma de registro por parte do aluno:
Na Páscoa (EASTER), as crianças de vários países falantes de língua inglesa, costumam caçar ovos (EGGS) que foram escondidos pelos pais em jardins.
Passo 1 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 3º ANO______

TEMA DA AULA: EASTER EGG = Ovo de Páscoa

VOCABULARY (VOCABULÁRIO): EASTER: (Páscoa), EASTER EGG: (Ovo DE PÁSCOA), JESUS: (JESUS), BASKET (CESTINHA), EGG (OVO), BUNNY (COELHINHO).
PASSO 2 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.
Passo 3- PeNsando na tradição, apresentada na introdução, desenhe em uma folha uma cesta grande de pascoa PARA COLAgem dOS OVOS.
passo 4- EM OUTRA FOLHA, desenhe os ovos de páscoa para COLORIR E RECORTAR. UMA SUGESTÃO É PEDIR PARA ALGUM MEMBRO DA FAMÍLIA ESCONDa OS OVOS DE PÁSCOA, PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM PROCURAR.
 pASSO 5- aCHAR OS OVOS E COLAR NA CESTINHA.
Passo 6 - Para finalizar, COLE A CESTINHA COM OS OVOS embaixo do vacábulario.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA!


========================================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 13/04/2020 À 17/04/2020
TEMA DA AULA: school supplies = materiais escolares
Indicação de vídeo: school supplies (materiais escolares)
Indicação de MÚSICA: school supplies song (música material escolar)
indicação de jogos: memory game (jogo da memória)

Forma de registro por parte do aluno:
Passo 1 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 3º ANO______

TEMA DA AULA: school supplies = materiais escolares
VOCABULARY (VOCABULÁRIO): PENCIL (LÁPIS); ERASER (BORRACHA); NOTEBOOK (CADERNO); SHARPENER (APONTADOR); COLORED PENCIL (LÁPIS DE COR); BOOK (LIVRO); BACKPACK (MOCHILA); SCISSORS (TESOURA); RULER (RÉGUA).
PASSO 2 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.
pASSO 3- em uma folha fazer 20 (vinte) retângulos, desenhar de um lado o material escolar e do outro escrever o nome dele em inglês. 
pASSO 4- pintar os desenhos, recortar os retângulos para montar o jogo. colocar todos os desenhos e nomes virados para baixo e tentar fazer os pares. ganha quem mais conseguir fazer os pares.
Passo 5 - Para finalizar, depois de brincar com a família cole o jogo embaixo do vocabulário.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA!

========================================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA: earth day = dia da terra
Indicação de vídeo: earth day for kids (Dia da terra para crianças)
Indicação de brincadeira: montar um mascote

Forma de registro por parte do aluno:
Passo 1 - Em uma folha separada ou caderno, faça o cabeçalho (conforme o modelo abaixo), copie o vocabulário apresentado.
HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 3º ANO______


TEMA DA AULA: earth day = dia da terra

VOCABULARY (VOCABULÁRIO): earth day (dia da terra), recycle (reciclar), Reduce (reduzir), reuse (reutilizar).
PASSO 2 - digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.
Passo 3 – assista ao vídeo sobre o dia da terra e faça uma breve pesquisa sobre o tema.
Passo 4 - Para finalizar, desenhe e pinte seu mascote do dia da terra embaixo do vocabulário estudado. (Se preferir pode procurar mascotes no site de busca, para ter uma ideia de como fazer o seu).
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA!


===========================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
4° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 06/04/2020 À 10/04/2020
TEMA DA AULA: EASTER = PÁSCOA

INDICAÇÃO DE VÍDEO: EASTER EGGS COLORS – EASTER SONGS FOR CHILDREN (AS CORES DOS OVOS DE PÁSCOA – MÚSICAS SOBRE PÁSCOA PARA CRIANÇAS)

LEIA O TEXTO ABAIXO:
PÁSCOA É UMA CELEBRAÇÃO DO CALENDÁRIO RELIGIOSO CRISTÃO EM MEMÓRIA À CRUCIFICAÇÃO E À RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO E É COMEMORADA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO.



PASSO 1 – REGISTRE A ATIVIDADE EM UMA FOLHA SEPARADA OU CADERNO, FAÇA O CABEÇALHO (CONFORME O MODELO ABAIXO), EM SEGUIDA COPIE O VOCABULÁRIO APRESENTADO.
 HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 4º ANO______

TEMA DA AULA: EASTER = PÁSCOA

VOCABULARY = VOCABULÁRIO
ENGLISH
PORTUGUESE
EASTER
PÁSCOA
BUNNY
COELHINHO
CHOCOLATES
CHOCOLATES
EGGS
OVOS
BLUE
AZUL
RED
VERMELHO
YELLOW
AMARELO
BROWN
MARROM
GREEN
VERDE
ORANGE
LARANJA
PURPLE
ROXO
PINK
ROSA
PASSO 2 – PROCURE POR UM SITE DE TRADUÇÃO. BASTA QUE SEJA DIGITADA A PALAVRA “TRADUTOR” NA CAIXA DE PESQUISA.

PASSO 3 – ESCREVA CADA UMA DAS PALAVRA DO VOCABULÁRIO, EM INGLÊS,  NA CAIXA  ONDE SE DEVE DIGITAR A PALAVRA A SER TRADUZIDA. CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA, CLIQUE NO ÍCONE ícone volume, até, som, áudio E REPITA AQUILO QUE VOCÊ OUVE. AO FINAL DE CADA PESQUISA PERGUNTE SE SUA PRONÚNCIA ESTÁ IGUAL A DO TRADUTOR. SE FOR NECESSÁRIO REPITA QUANTAS VEZES QUISER. VOCÊ DEVE FAZER ISSO COM TODAS A LISTA DE PALAVRAS DO VOCABULÁRIO.

PASSO 4 – NESSA AULA IREMOS FAZER UM ORIGAMI EM FORMA DE COELHO REPRESENTANDO A COMEMORAÇÃO. O ORIGAMI É A ARTE DA DOBRADURA DE PAPEL. ESSA ARTE MILENAR CONSISTE NA CRIAÇÃO DE OBJETOS E FORMAS A PARTIR DE UM PEDAÇO DE PAPEL QUADRADO, SEM CORTÁ-LO, ONDE AS FACES PODEM SER DE CORES DIFERENTES. VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

PASSO 5 – PEGUE UMA FOLHA SULFITE E RECORTE UM QUADRADO E SIGA AS ORIENTAÇÕES PARA FORMAR O SEU EASTER BUNNY. SEJA CRIATIVO E O DECORE COMO QUISER.
OBS: PRESTE ATENÇÃO, ONDE AS LINHAS ESTIVEREM PONTILHADAS SIGNIFICA QUE VOCÊ DEVE FAZER A DOBRADURA.



PASSO 6 – EM UM SITE DE REPRODUÇÃO DE VÍDEOS, PROCURE O VÍDEO “EASTER EGGS COLORS – EASTER SONGS FOR CHILDREN”. O VÍDEO ESTÁ EM INGLÊS, TENTE IDENTIFICAR AS PALAVRAS QUE ESTUDAMOS NA AULA DE HOJE E OUTRAS QUE VOCÊ JÁ TENHA OUVIDO ANTERIORMENTE.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”

             


===========================================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
4° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 13/04/2020 À 1704/2020
TEMA DA AULA: SCHOOL ROOMS = SALAS DA ESCOLA

INDICAÇÃO DE VÍDEO: PARTS OF THE SCHOOL (PARTES DA ESCOLA).

PASSO 1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
NAS ESCOLAS EXISTEM LUGARES CERTOS PARA CADA ATIVIDADE QUE FAZEMOS. ESTES LUGARES SERVEM TAMBÉM PARA ENCONTRARMOS AS PESSOAS. POR EXEMPLO: ONDE FICAM A DIRETORA E A COORDENADORA?
- ISSO MESMO, NA DIRETORIA!
NESTA SEMANA, APRENDEREMOS OS NOMES DAS SALA DA ESCOLA EM INGLÊS
PASSO 2 – REGISTRE A ATIVIDADE EM UMA FOLHA SEPARADA OU CADERNO, FAÇA O CABEÇALHO (CONFORME O MODELO ABAIXO), EM SEGUIDA COPIE O VOCABULÁRIO APRESENTADO.
 HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 4º ANO______

TEMA DA AULA: SCHOOL ROOMS

VOCABULARY = VOCABULÁRIO
ENGLISH
PORTUGUESE
LIBRARY
BIBLIOTECA
TEACHERS’ ROOM
SALA DOS PROFESSORES
BOYS’ROOM / GIRLS’ROOM
BANHEIRO DE MENINOS / BANHEIRO DE MENINAS
PLAYGROUND
PARQUINHHO
CANTEEN
CANTINA
CLASSROOM
SALA DE AULA
MEALS AREA
REFEITÓRIO
COURT
QUADRA
COMPUTER ROOM
SALA DE COMPUTADOR
PRINCIPAL
DIRETOR
PASSO 3 – OUÇA O ÁUDIO QUE FOI ENVIADO PARA VOCÊ: A PRIMEIRA OUÇA UMA MAIS VEZES, NA SEGUNDA, OUÇA E REPITA A PALAVRA QUE OUVIR UM OU MAIS VEZES. TENTE IMITAR AS FALAS DO ÁUDIO.

PASSO 4 – ESCOLHA UMA PESSOA DA FAMÍLIA E PEÇA PARA ELA TE OUVIR PRATICAR O ÁUDIO.

PASSO 5 – NESSA AULA IREMOS LEMBRAR ALGUMAS PALAVRAS QUE JÁ APRENDEMOS E PÔR EM PRÁTICA. PARA ISSO, VAI SER PRECISO DE RÉGUA, LÁPIS E UMA FOLHA DE SULFITE OU DE CADERNO:

PASSO 6 – RECORDE COMO É SUA ESCOLA, ONDE FICAM AS SALAS, O REFEITÓRIO, A QUADRA, ETC. EM SEGUIDA, DESENHE NA FOLHA A PLANTA DE SUA ESCOLA, DESTACANDO OS NOMES DOS LUGARES DA ESCOLA. PARA ISSO, DEVE-SE CONSULTAR O VOCABULÁRIO ESTUDADO.   
OBS: SE PREFERIR PODE COLORIR SUA ATIVIDADE.

 
PASSO 7 – EM UM SITE DE REPRODUÇÃO DE VÍDEOS, PROCURE O VÍDEO “PARTS OF THE SCHOOL”. O VÍDEO ESTÁ EM INGLÊS, TENTE IDENTIFICAR AS PALAVRAS QUE ESTUDAMOS NA AULA DE HOJE E OUTRAS QUE VOCÊ JÁ TENHA OUVIDO ANTERIORMENTE.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”



=====================================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
4° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.

ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020
TEMA DA AULA: EARTH DAY = DIA DA TERRA

INDICAÇÃO DE VÍDEO: RECYCLING PLASTIC, GLASS AND PAPER FOR KIDS =
(RECICLAGEM DE PLÁSTICO, VIDRO E PAPEL PARA CRIANÇAS).
PASSO 1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
O DIA DA TERRA OU DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA É COMEMORADO EM 22 DE ABRIL EM TODO O MUNDO. A DATA REPRESENTA A LUTA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, DE MODO A PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANETA, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
PASSO 2 – REGISTRE A ATIVIDADE EM UMA FOLHA SEPARADA OU CADERNO, FAÇA O CABEÇALHO (CONFORME O MODELO ABAIXO).

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 4º ANO______

TEMA DA AULA: EARTH DAY = DIA DA TERRA
PASSO 3: LOGO ABAIXO DO CABEÇALHO, COPIE O VOCABULÁRIO APRESENTADO.

VOCABULARY = VOCABULÁRIO
ENGLISH
PORTUGUESE
ANIMAL
ANIMAL
CONSERVE
CONSERVAR
EARTH
PLANETA TERRA
ECOLOGY
ECOLOGIA
ENVIRONMENT
MEIO AMBIENTE
GROWTH
CRESCER
PLANT
PLANTAR
RECYCLE
RECICLAR
REDUCE
REDUZIR
REUSE
REUTILIZAR
SOIL
SOLO
WATER
ÁGUA
PASSO 4  – PROCURE POR UM SITE DE TRADUÇÃO. BASTA QUE SEJA DIGITADA A PALAVRA “TRADUTOR” NA CAIXA DE PESQUISA.

PASSO 5 – ESCREVA CADA UMA DAS PALAVRA DO VOCABULÁRIO, EM INGLÊS,  NA CAIXA  ONDE SE DEVE DIGITAR A PALAVRA A SER TRADUZIDA. CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA, CLIQUE NO ÍCONE ícone volume, até, som, áudio E REPITA AQUILO QUE VOCÊ OUVE. AO FINAL DE CADA PESQUISA PERGUNTE SE SUA PRONÚNCIA ESTÁ IGUAL A DO TRADUTOR. SE FOR NECESSÁRIO REPITA QUANTAS VEZES QUISER. VOCÊ DEVE FAZER ISSO COM TODAS A LISTA DE PALAVRAS DO VOCABULÁRIO.

PASSO 6 – CONTINUE ESCREVENDO NO CADERNO OU NA FOLHA AS QUESTÕES E SUAS DEVIDAS RESPOSTAS.
OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODE USAR O VERSO DA FOLHA SE FOR NECESSÁRIO.

1)    - EM QUE DATA SE COMEMORA O EARTH DAY?
_________________________________________________________

2)    – PARA QUE SERVE A COMEMORAÇÃO O EARTH DAY?
_________________________________________________________

PASSO 7 – DESENHE A TABELA NO CADERNO OU FOLHA E EM SEGUIDA CLASSIFIQUE-AS NAS COLUNAS VERB (VERBO) OU NOUN (SUBSTANTIVO) .

VERB
NOUN






















 
SUGESTÃO: EM UM SITE DE REPRODUÇÃO DE VÍDEOS, PROCURE O VÍDEO “RECYCLING PLASTIC, GLASS AND PAPER FOR KIDS”. O VÍDEO ESTÁ EM INGLÊS, TENTE IDENTIFICAR AS PALAVRAS QUE ESTUDAMOS NA AULA DE HOJE E OUTRAS QUE VOCÊ JÁ TENHA OUVIDO ANTERIORMENTE.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”



=====================================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE13/04/2020 À 17/04/2020

TEMA DA AULA:   MONTHS OF THE YEAR   (MESES DO ANO)
INDICAÇÃO DE VÍDEO: THE MONTH CHANT – SUPER SIMPLE SONG – (CANTIGA DOS MESES DO ANO)


DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO:

NESTA  ATIVIDADE TRABALHAREMOS OS MESES DO ANO.

PASSO 1 - EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO CONFORME O MODELO:

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 5º ANO______

PASSO 2 -  ESCREVA O TEMA DA AULA  “MONTHS OF THE YEAR – MESES DO ANO”.

JANUARY- JANEIRO
FEBRUARY- FEVEREIRO
MARCH- MARÇO
APRIL- ABRIL
MAY- MAIO
JUNE- JUNHO
JULY- JULHO
AUGUST- AGOSTO
SEPTEMBER- SETEMBRO
OCTOBER- OUTUBRO
NOVEMBER- NOVEMBRO
DECEMBER- DEZEMBRO

PASSO 3 – digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.

PASSO 4 - APÓS O TRABALHO DE PRONÚNCIA, REGISTRE NO CADERNO CADA MÊS DO ANO EM INGLÊS. EM SEGUIDA, ESCREVA O NOME DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA. NA FRENTE DO MÊS DE ANIVERSÁRIO.

NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.!



===========================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 20/04/2020 À 24/04/2020

TEMA DA AULA: DAYS OF THE WEEK – DIAS DA SEMANA
INDICAÇÃO DE VÍDEO: DAYS OF THE WEEK -  ADAMS FAMILY (PARODY) – FUN SONGS FOR BIG KIDS, PRESCHOOLERS AND TODDLERS (DIAS DA SEMANA – PARÓDIA DA FAMILIA ADAMS´- MUSICAS DIVERTIDAS PARA CIRANÇAS GRANDES, PRE-ESCOLA  E BEBÊS).



DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO:
NESSA  ATIVIDADE TRABALHAREMOS OS DIAS DASEMANA.
PASSO 1 - EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO CONFORME O MODELO:

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 5º ANO______

PASSO 2 -  ESCREVA O TEMA DA AULA:  “DAYS OF THE WEEK (DIAS DA SEMANA).
SUNDAY- DOMINGO
MONDAY- SEGUNDA-FEIRA
TUESDAY- TERÇA-FEIRA
WEDNESDAY- QUARTA-FEIRA
THURSDAY- QUINTA-FEIRA
FRIDAY- SEXTA-FEIRA
SATURDAY- SÁBADO


PASSO 3 –digite essas palavras DO VOCABULÁRIO em um site de pesquisa, ouça a pronúncia e repita.

PASSO 4 - APÓS O TRABALHO DE PRONÚNCIA, REGISTRE NO CADERNO CADA DIA DA SEMANA ESCREVENDO NA FRENTE  O QUE ELE GOSTA DE FAZER EM CADA UM DELES.


NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”


===========================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
ESPECIALIDADE: LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS SÃO APLICADAS POR TODOS OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA.
5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
REGISTRO QUINZENAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO Nº 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 27/04/2020 À 01/05/2020

TEMA DA AULA:  ADJECTIVES (ADJETIVOS)


DESCRIÇÃO DO QUE ENVOLVE ESSA ATIVIDADE E FORMA DE REGISTRO POR PARTE DO ALUNO:

NESSA  ATIVIDADE TRABALHAREMOS A ESCRITADA DE PALAVRAS COM O TEMA ADJETIVOS E  APRENDEREMOS COMO PODEMOS DESCREVER AS PESSOAS (FISICAMENTE).

PASSO 1 - EM UMA FOLHA FAÇA O CABEÇALHO CONFORME O MODELO:

HORTOLÂNDIA, _______ DE ___________________________________________ DE 2020.
EMEF: _____________________________________________________________________
NAME: ________________________________________________________ 5º ANO______

PASSO 2 -  ESCREVA O TEMA DA AULA  “ADJECTIVES - ADJETIVOS”.

PASSO 3 – EM SEGUIDA, ESCREVA NO CADERNO OS SEGUINTES ADJETIVOS
BEAUTIFUL- LINDA
HADSOME- LINDO
TALL- ALTO
SHORT- BAIXO
SMALL- PEQUENO
BIG- GRANDE
BRUNETTE- MORENO (A)
BLOND- LOIRO (A)
BLUE EYES- OLHOS AZUIS
GREEN EYES- OLHOS VERDES
BROWN EYES- OLHOS CASTANHOS
BLOND HAIR- CABELO LOIRO
BLACK HAIR- CABELO PRETO
RED HAIR- RUIVO
STRAINGHT – LISO (CABELO)
CURLY- ENROLADO (CABELO)


PASSO 4 - DESCREVA FISICAMENTE A SI MESMO E MAIS DUAS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA.

PASSO 5 - GUARDE SUA ATIVIDADE. NO RETORNO DAS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.
NÃO ESQUEÇA DE MANTER SUA ATIVIDADE BEM GUARDADA. NO RETORNO ÀS AULAS, ELA DEVE SER ENTREGUE AO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DE SUA ESCOLA.”


===========================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar:
Professor (a):
Especialidade: ARTE
Faixa etária ou ano: 1º ao 5º ano
Data:___06__/_04___/2020  à  _10___/__04 __/2020.

ORIENTAÇÕS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
Atividade:
(nome do livro, jogo, brincadeira ou site – no caso do site pode-se colocar o nome do vídeo ou jogo e o endereço)

O que envolve essa atividade
(descrever o conteúdo da atividade, o que a atividade trabalha. Por exemplo: ao sugerir uma leitura, é preciso dizer qual o objetivo dessa leitura. Ao sugerir um jogo, seja com materiais concretos ou online, é preciso descrever os conteúdos abordados. O mesmo deve ser feito com recursos multimídias).
Vamos fazer a dobradura do cachorrro e o gato? Utilize papel sulfite ou outro papel que conseguir substituir. Comece fazendo um quadrado, na medida que desejar e siga a orientação do passo a passo. Depois pinte completando a dobradura, use lápis de cor, canetinha ou giz de cera.


Forma de registro
(orientar aqui como o aluno deve fazer o registro da atividade proposta – foto, registro escrito, confecção de jogo ou brinquedo para leva-lo à escola no retorno das aulas)
O registro será feito através das dobraduras confeccionadas pelo aluno, que posteriormente deverá ser entregue ao professor no retorno das aulas presenciais.


===========================================================


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar:
Professor (a):
Especialidade: ARTE
Faixa etária ou ano: 1º ao 5º ano
Data:___13_/_04_/2020  à  _17_/__04 _/2020.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
Atividade:
(nome do livro, jogo, brincadeira ou site – no caso do site pode-se colocar o nome do vídeo ou jogo e o endereço)



Mosaico de Papel ou grãos
O que envolve essa atividade
(descrever o conteúdo da atividade, o que a atividade trabalha. Por exemplo: ao sugerir uma leitura, é preciso dizer qual o objetivo dessa leitura. Ao sugerir um jogo, seja com materiais concretos ou online, é preciso descrever os conteúdos abordados. O mesmo deve ser feito com recursos multimídias).
Os alunos irão elaborar, um desenho com o tema que preferirem sobre o papel. A seguir, oriente-os a rasgar e picar folhas de revistas velhas em pedaços bem pequenos e coloridos, separando-os, a seguir, por cores e tons iguais. Depois, eles devem passar a cola sobre o desenho e preencher os espaços em cima do desenho com o papel picado.
Sugestões:
Para crianças menores, a atividade pode ser uma forma de desenvolver as habilidades manuais e noção de espaço.
Recursos: retalhos de papel coloridos (color7, revistas, reciclados, etc.) grãos de feijão, arroz, pipoca, tesoura e cola.
Forma de registro
(orientar aqui como o aluno deve fazer o registro da atividade proposta – foto, registro escrito, confecção de jogo ou brinquedo para leva-lo à escola no retorno das aulas)
O registro será feito através do mosaico confeccionado pelo aluno, que posteriormente deverá ser entregue ao professor no retorno das aulas presenciais.


===========================================================

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar:
Professor (a):
Especialidade: ARTE
Faixa etária ou ano: 1º ao 5º ano
Data:__20_/_04_/2020  à  _24_/_04 _/2020.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO
Registro quinzenal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
Atividade:
(nome do livro, jogo, brincadeira ou site – no caso do site pode-se colocar o nome do vídeo ou jogo e o endereço)



Paisagem sonora
O que envolve essa atividade
(descrever o conteúdo da atividade, o que a atividade trabalha. Por exemplo: ao sugerir uma leitura, é preciso dizer qual o objetivo dessa leitura. Ao sugerir um jogo, seja com materiais concretos ou online, é preciso descrever os conteúdos abordados. O mesmo deve ser feito com recursos multimídias).
Todo o meio em que vivemos é cheio de sons e sensações diferentes, é cheio de paisagens sonoras que às vezes não prestamos a atenção, mas como a trilha sonora de um filme o deixa mais especial, esses sons também tornam nossos dias mais legais e ricos.
Pensando nisso o s alunos deverão ficar em silencio no ambiente em que pretendem fazer a atividade, posteriormente se atentar a todos os sons que o cerca (exemplo: sons de carro, animais, pessoas falando). 
 A partir dessa observação os alunos irão elaborar, um desenho com todos os sons que ouvirão no ambiente em que estão, procurando imaginar  como são os objetos, animais ou pessoas que produziram aqueles sons; suas cores, formas e como eles se encaixam dentro do ambiente da atividade.
Recursos: Papel e lápis de cor
Forma de registro
(orientar aqui como o aluno deve fazer o registro da atividade proposta – foto, registro escrito, confecção de jogo ou brinquedo para leva-lo à escola no retorno das aulas)
O registro será feito através do desenho confeccionado pelo aluno, que posteriormente deverá ser entregue ao professor no retorno das aulas presenciais.

===========================================================


Matemática

Atividades

1 - Material Dourado Online
Para acessar o jogo, CLIQUE AQUI

2 – Atividades para fazer no caderno.
Faixa etária ou ano
3º ao 5º ano










O que envolve essa atividade

1 - Ao acessar o jogo, os alunos deverão compor o número que for solicitado, utilizando as peças do material dourado. Vamos relembrar o valor de cada peça:


2 – Para fazer no caderno:
ü  Decomponha os números abaixo, siga o modelo:
529 = 5 centenas, 2 dezenas e 9 unidades
Agora faça você. Copie no caderno.
324 – 107 – 79 – 281 – 493

ü  Preencha o quadro de valor posicional. Copie no caderno.
Número
Centena
Dezena
Unidade
306



122



404



63



503




ü  Copie as perguntas no caderno e responda:
1 – No número 122, o algarismo 2 tem valores diferentes. Por quê?
2 – O que representa o algarismo zero no número 503? É preciso registrá-lo? Por quê?

Forma de registro

As atividades deverão ser feitas no caderno e levadas quando retornar as aulas.


===========================================================



Atividades


Jogo da adição.
Para jogar, CLIQUE AQUI
Para preencher com a cor, basta clicar em cima da cor correspondente ao número e depois clicar na adição.

Faixa etária ou ano
1º ou 2º ano


O que envolve essa atividade

O jogo tem por objetivo trabalhar a adição. Para isso o aluno poderá utilizar cálculo mental ou algum material concreto que ele tenha a mão, como por exemplo: tampa de garrafa pet, palito de dente, palito de sorvete, grãos de feijão ou milho ou outro material que tenha em casa.


Forma de registro

Após o jogo, o aluno deverá, com a ajuda de um adulto, escrever no caderno o que ele aprendeu com o jogo e se gostou de jogar. Não esquecer de colocar a data e o nome do jogo.


================================================================================