sexta-feira, 17 de abril de 2020

Educação Especial CIER


     A Pandemia 
     Em quarentena as rotinas precisam ser adaptadas, por este motivo, nós profissionais da Educação Especial, preocupados com a demanda que os pais devem estar enfrentando em casa e ainda com as necessidades especificas das crianças/adolescentes e adultos com deficiência, estamos aqui para lhes oferecer um espaço com atividades diversificadas, informações que auxiliem os pais e as crianças a superarem o atual momento.
     É importante que a família converse diariamente com seu filho explicando através de figura, vídeos, filmes, dramatização o porquê não pode sair e quais cuidados devem ser tomados para não ficar doente.
Sabemos que todos necessitam de rotina para se organizarem, iniciaremos por aqui: 
  •      Faça com seu filho a rotina do dia: acordar, alimentar-se, horários da higiene, atividade escolar, intervalo, brincadeiras, relaxar;
  •      Explore a criatividade, utilizando o que tem em casa, disposição dos moveis, desenhos de tapetes, materiais recicláveis, revistas, jornais, grãos, fantoches de meias entre outros,
  •     Estimule o movimento: desafios, danças, mimica, dramatização, percepção corporal, flexibilidade, entre outros
  •   Estimule a comunicação: pode ser através do corpo, das mãos, dos gestos, da fala, de símbolos entre outros;
Lembrem-se ações simples são capazes de fazer a diferença no cotidiano da casa.
·       Estimule os sentidos: pegar, cheirar, sentir, ouvir, falar, ver.
·     Estimule a socialização: trocas de brinquedos, brincar juntos, ajudar um ao outro, palavras mágicas, “obrigada, por favor, desculpa, entre outros<
·  Estimule atividades de Vida Diária: Higiene pessoal, alimentação, tarefas doméstica, independência, autonomia (com ajuda, pequena ajuda, sem ajuda).
·       Estimule a organização: de brinquedos de utensílios domésticos, das gavetas entre outros.
Lembrando que todas as atividades devem ser permeadas por carinho, atenção, foco, respeito as dificuldades, elogios, limites claros e objetivos, explicações utilizando pistas visuais, auditivas, sensitivas e principalmente fazendo para que a criança observe e repita, não esqueça você será o modelo.
É importante que você conheça ou descubra as preferências de seu filho e as utilize para manter o interesse motivação para executar o que é proposto.
Utilize de diversos materiais com cores, sons, texturas, tamanhos, formas diferente.
Importante a Tecnologia também é uma grande ferramenta – vídeos, filmes, jogos interativos entre outros farão sucesso.









CIER - ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Registro semanal  das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada







2021



CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VÍDEOS

 







  

















CLIQUE NA IMAGEM ACIMA



CLIQUE NA IMAGEM ACIMA



VÍDEOS












                              


Registro semanal  das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada











CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VÍDEOS












CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VÍDEOS










CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VÍDEOS













CLIQUE NO LINK ACIMA


EQUIPE TÉCNICA

A escola de Educação Especial do CIER Romildo Pardini como um espaço educacional tem sido desafiada a articular o conhecimento escolar às demandas sociais que ocorrem na sociedade.
Sendo assim, se torna necessário que a escola proporcione informações que gerem conhecimento e que sejam capazes de desenvolver a consciência social de proteção á vida e ás pessoas de maneira saudável e harmoniosa.
Deste modo, todos os profissionais do ambiente escolar podem contribuir diretamente no processo ensino-aprendizagem, partilhando, trocando conhecimentos e experiências que alcancem as crianças e suas famílias.
A intencionalidade em proporcionar informações, visa levar a todos uma aprendizagem  significativa e contextualizada.
Para tanto, a Equipe Técnica da escola especial do CIER Romildo Pardini partilha aprendizagens de forma significativa, que certamente serão importantes para a vida social e familiar.
Vamos aprender juntos? 

 NOSSA TEOLINDA





Teolinda e dicas de auto cuidado na quarentena

                                                     Teolinda no combate ao vírus

                                         Teolinda e os cuidados  com a higiene e o bem estar


                    Dançando com a Teolinda



TEOLINDA NO DIA DO DESAFIO


TEOLINDA E O KIT FAZ FELIZ


TEOLINDA E OS SENTIDOS


REFLEXÕES DE TEOLINDA


TEOLINDA E O KIT ORGANIZA

Terapeuta Ocupacional
Angela Rodrigues Magalhães Rocha
CREFITO: 2927


COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
QUADRO DE ROTINAS



Terapeuta Ocupacional
Ana Paula de Castro
CREFITO 3/4688

FONOAUDIOLOGIA


1ª Parte- Autonomia da Pessoa com Deficiência Intelectual na alimentação


2ª Parte


3ª Parte


4ª Parte


5ª Parte


FONOAUDIÓLOGA
 CLÁUDIA ADRIANA BRITO GONÇALVES 
CRFa 17181



EDUCAÇÃO FÍSICA



Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Unidade Escolar: CIER
Professor (a): Ana Maria de Souza
Especialidade: Educação Física
Faixa etária ou ano: não específico
Data: 13 / 04 / /2020  à  17 / 04 / /2020.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO – ESPECIALISTAS EDUCAÇÃO FÍSICA
Registro semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada.
ATIVIDADE:
CAÇA AO TESOURO
Adaptada de: https://www.efdeportes.com/efd173/educacao-fisica-escolar-sugestoes.htm
O que envolve essa atividade
Segue o exemplo de uma atividade utilizada na iniciação da modalidade Corrida de Orientação aplicada em comemoração à Páscoa.
Tema: Páscoa
Material:  papel, um baú ou uma caixa para simbolizar um baú, ovos de chocolate ou algo de interesse ou que a família ou a criança goste (a intenção é despertar curiosidade).
Formação:
oUma pessoa será responsável por “esconder” o “baú do tesouro” e deverá elaborar algumas pistas para auxiliar os outros participantes a encontrarem o baú. Chamaremos aqui essa pessoa de ORIENTADOR.
oOs participantes ou equipe deverão ter um “mapa” onde deverá constar números de 1 a 8, por exemplo; correspondentes a sequência das pistas. Importante não pular os números. Sugerimos de três a oito números que serão os lugares com as pistas.
oDentro do ambiente colocar os números que irão estabelecer os pontos de pistas sobre a seqüência a ser seguida e dicas de onde encontrar o próximo ponto. Exemplo: no ponto inicial tem a seguinte pista: siga na direção da sala e procure pelo número dois atrás do móvel onde as pessoas se sentam...!
oEm cada local com o número deverá ser colocada uma mensagem/pista.
·Execução
oA equipe parte do ponto inicial em direção ao 2° ponto e assim sucessivamente;
oPara se chegar ao ponto subseqüente é necessário que se leia as orientações escritas em cada ponto.
·Regras
oO orientador lê as instruções deixadas em cada local para os participantes;
oUtilizando as referências das instruções, os participantes decidem a direção que deverão seguir;
oSe o próximo ponto atingido não for o número subseqüente, os participantes deverão voltar ao ponto anterior e ler novamente as instruções.
·Adaptações das regras conforme o objetivo da aula
oCapacidade Física - Velocidade: vencem os participantes que realizarem o percurso, corretamente, em 
oCooperação: Participantes em duplas (dupla par e dupla ímpar) ou equipes.
oObjetivo: Noções básicas de direções, interpretação de texto, raciocínio lógico, interação com os familiares.

Forma de registro
Os familiares podem registrar por escrito ou por vídeo com relatos de como fizeram a atividade, pontos de dificuldade, acertos, coisas engraçadas, enfim, como a família interagiu com a atividade.



ARTE















CANTINHO DA HISTÓRIA



O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA- POESIA DE MANOEL BARROS
CONTADORA: SOLANGE CACHIMIRO BIAZZIO


ERA UMA VEZ UM GATO XADRES DE BIA VILLELA
CONTADORA: SOLANGE CACHIMIRO BIAZZIO


PROGRAMA DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

        

Registro semanal  das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial mediada




2021


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

vídeos







2020


DEZEMBRO





NOVEMBRO






OUTUBRO







SETEMBRO



 CLIQUE NO LINK






AGOSTO

                                       CLIQUE NO LINK





                                         SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO



JULHO

CLIQUE NO LINK





JUNHO


CLICAR NO LINK




MAIO

ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO DE 2020



   LINK SUGERIDO: https://youtu.be/ABJVwcYcvW0










ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO DE 2020


LINK SUGERIDO:  





MARÇO/ABRIL




ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 30 /03 À 03 DE ABRIL  DE 2020




ATIVIDADE NÍVEL ALFABÉTICO

LINK SUGERIDO: 


ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 06 A 09 DE ABRIL DE 2020



ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO



LINK SUGERIDO: 
                                 

ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 13 À 17 DE ABRIL  DE 2020


ATIVIDADES  NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO

ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO ALFABÉTICO


LINK SUGERIDO: 

LINK SUGERIDO: 


ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA DE 21 À 24 DE ABRIL  DE 2020

ATIVIDADE  NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO



LINK SUGERIDO: 




SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL DE 2020



ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO


ATIVIDADE NÍVEL SILÁBICO ALFABÉTICO

ATIVIDADE  NÍVEL ALFABÉTICO






LINKS SUGERIDOS: